TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perda de Carga

Por:   •  18/6/2016  •  Artigo  •  1.628 Palavras (7 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE CAPIXABA DA SERRA – MULTIVIX

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CONTROLE E AUTOMAÇÃO 4º PERÍODO

EDUARDO DA SILVA

SAMARONE SIMON

VINICIUS JULIÃO

WILLIAM ALMEIDA

        

PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES E SEUS ACESSÓRIOS

SERRA

2016

EDUARDO DA SILVA

SAMARONE SIMON

VINICIUS JULIÃO

WILLIAM ALMEIDA

PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES E SEUS ACESSÓRIOS

Trabalho apresentado a Faculdade Capixaba da Serra – Multivix, ao curso de graduação em Engenharia de controle e automação direcionado à disciplina de Fenômenos de transporte 01/2016, como requisito principal a obtenção de nota parcial bimestral.

Professor Orientador: Lorena Bertranda.

SERRA

2016[pic 1]

PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES E SEUS ACESSÓRIOS

RESUMO

No ambiente industrial e até mesmo em sistemas de água e esgoto nas cidades, o transporte de fluidos é feito prioritariamente através de dutos e canais com diversas configurações de diâmetro e comprimento mas, quase nunca se consegue manter esses canais e dutos de forma retilínea e sem “obstáculos” esses obstáculos podem ser na forma de conexões, curvas e joelhos dos mais variados ângulos, válvulas de controle de processos e até alguns instrumentos de medições de vazão por exemplo uma placa de orifício. Todos esses obstáculos causam um problema chamado perda de carga que naturalmente já ocorre em todo tipo de tubulação e canal, porém é agravado quando se tem esses componentes nas linhas. A definição de perda de carga e seus cálculos serão apresentados neste trabalho.

Palavras-chaves: Perda de carga, tubulações;

ABSTRACT[pic 2]

In the industrial environment and even in water and sewage systems in cities, fluid transport is done primarily through ducts and channels with different diameter settings and length but almost never get to keep these channels and pipelines straight and without "obstacles" these obstacles may be in the form of fittings, bends and elbows of various angles, process control valves and even some instruments example by flow measurement an orifice plate. All these obstacles cause a problem called loss of charge of course already occurs in all kinds of pipe and canal, but is compounded when you have these components in the lines. The definition of load loss and their calculations are presented in this paper.

Key-words: Pressure loss, pipes;

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................05

DEFINIÇÃO DE PERDA DE CARGA......................................................................06

TIPOS DE PERDA DE CARGA.................................................................................07

PERDA DE CARGA DISTRIBUÍDA.........................................................................07

PERDA DE CARGA LOCALIZADA........................................................................09

EXPERIMENTO PRÁTICO.......................................................................................10

DEMAIS CÁLCULOS USADOS NA DEDUÇÃO....................................................12

CONCLUSÃO...............................................................................................................13

BIBLIOGRAFIA ..........................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fazer uma sucinta descrição do que é perda de carga num sistema de escoamento de fluidos. Esses sistemas podem ser através de dutos geralmente pressurizados por bombas, ou em sistemas escoados por gravidade. A condição ideal desses sistemas seriam dutos retilíneos com atrito 0 em relação ao fluido, mas na prática, esses sistemas têm atrito considerável e praticamente nunca são totalmente retilíneos. O impacto causado por curvas, conexões, válvulas e instrumentos de medição na perda de carga em um sistema de escoamento de fluidos, será tratado nesse trabalho.

Demonstraremos através de cálculos os efeitos de perda de carga e tabelas de ensaios de alguns fabricantes de tubos e conexões.

DEFINIÇÃO DE PERDA DE CARGA

        

        Perda de carga é a energia perdida por um fluido durante o escoamento. De uma forma bem simplificada, é a perda de pressão que um fluido tem ao longo de um duto pressurizado (onde a pressão interna da tubulação é maior que a atmosférica). O escoamento de um fluido ao longo de um duto sofre influência do atrito com a parede do tubo. As partículas que estão em contato com a parede tendem a adquirir a velocidade da parede do duto (0 m/s), que passa a influir nas demais partículas, e essa aderência a parede causa uma redução na pressão total do escoamento do fluido.

        A perda de carga de uma maneira geral, é influenciada pela rugosidade da tubulação, diâmetro e comprimento do tubo, propriedades do produto tais como viscosidade e massa específica e por fim, a velocidade do escoamento.  

1-TIPOS DE PERDA DE CARGA

1.1-PERDA DE CARGA DISTRIBUIDA

A perda de carga distribuída consiste na perda de pressão ao longo de uma tubulação causada basicamente em detrimento do contato do fluido com a parede do tubo que por sua vez, tem uma rugosidade diferente de zero e o fluido tem viscosidade diferente de zero também.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (729 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com