TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Operacional

Por:   •  28/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  467 Palavras (2 Páginas)  •  591 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

Conceitos de decisão e o enfoque gerencial da pesquisa operacional

Por definição, a pesquisa operacional consiste em um conjunto de técnicas e métodos aplicados por equipes multidisciplinares para determinar a melhor utilização de recursos limitados e para programação otimizada das operações de uma empresa. As características mais importantes são: o enfoque sistêmico e a experimentação. O primeiro é caracterizado por uma abordagem aberta para reconhecer os vários aspectos envolvidos num problema gerencial. O último envolve testes e avaliações de uma decisão antes de ser efetivamente implementada. Nesse processo, um curso de ação é escolhido por uma pessoa como o meio mais efetivo a sua disposição para alcançar os objetivos procurados.

O processo de decisão é sequencial, complexo, possui valores subjetivos e é desenvolvido em ambiente institucional com regras mais ou menos definidas. Suas etapas abrangem o diagnóstico dos sintomas, na identificação do problema e por fim, no processo decisório.

As decisões podem ser de nível estratégico e grau de estruturação. Quanto mais importantes e mais abrangentes forem seus resultados para a empresa, mais estratégica é a decisão. Quanto mais fácil o acompanhamento e repetição com os mesmos resultados, por outras pessoas, mais estrutura é a decisão.

A qualidade de uma decisão é definida quando de forma eficaz e efetiva garante a realização dos objetivos preestabelecidos, para os quais foram alocados meios e recursos. A mesma pode ser avaliada através da satisfação dos interesses envolvidos, adaptação dos meios necessários aos objetivos previstos e de acordo com a consistência do curso de ação.

O processo de decisão pode seguir algumas regras como a heurística, que se subdivide em: heurística da disponibilidade, heurística da representatividade e heurística da ancoragem e ajuste. Na primeira, as pessoas tendem a dar maior valor às informações e eventos que apresentam maior número de ocorrências, que tenham causado mais emoção ou que tenham ocorrido mais recentemente. Na segunda, durante o processo de decisão sobre outras pessoas, coisas ou eventos, as pessoas se baseiam muito em particularidades que enquadram o objeto em julgamento em grupos estereotipados, criados por sua experiência anterior. Na terceira, durante a previsão de um estado futuro de um evento, as pessoas se utilizam sempre de valores passados e fazem os ajustes que julgam necessários. Muitas vezes essa “âncora” é criada pela forma como o problema é apresentado (técnica muito utilizada pelos bons palestrantes).

A pesquisa operacional tem dois enfoques: o clássico e o gerencial. O primeiro busca uma solução ótima e a segunda faz uso de modelos para a identificação do problema certo e avaliação da decisão. As fases de estudo da pesquisa operacional são: definição do problema, construção do modelo a ser aplicado na tomada de decisão, solução do modelo, validação do modelo, implementação dos resultados e avaliação final. Essas etapas tornam-se importantes para a adequação das decisões às reais necessidades do sistema e aceitação pelos envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (53.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com