TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Operacional

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Processos de Fabricação Mecânica I

Curso: Engenharia de Produção

Professor: Acacio Filho

Nome do aluno: Aline Hübner

Data: 31.03.2019

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Assista ao vídeo “Telecurso 2000- Tratamento Térmico 01. Introdução”. Disponível em: < http://www.youtube.com/watch?v=dBjwz15UVDU>. Acesso em: 22 mar. 2012.

(também disponível na midiateca). (4,0 pontos)

Baseado no vídeo:

  1. Descreva, genericamente, as principais etapas do tratamento térmico.
  2. Quais os fatores que influenciam nas mudanças das propriedades mecânicas dos materiais, quando tratadas termicamente?

  1. Pesquise também em outras fontes sobre os principais objetivos do tratamento térmico em aços de alto teor de carbono ou com elementos de liga e explique-os em um texto de até 20 linhas, citando as fontes utilizadas para a pesquisa.

A) Colocar a peça no forno com a temperatura adequada, coloca-se no chão para resfriar até a temperatura ambiente, temperatura de aquecimento, composição do material e velocidade de resfriamento, serão os fatores que irão de terminar como será o aço após o tratamento.

B) Ele aquece e resfria a peça para que atinja as propriedades físicas, elasticidades, resistência física, tração, dureza.

O tratamento térmico tem por objetivo tratar a peça para que ela tenha uma durabilidade maior para o qual ela será utilizada, esse tratamento fará com que as propriedades desta peça estejam equilibradas. Para os de baixo e médio carbono, eles normalmente são laminados e forjados, porém para os de alto carbono temos a tempera o revenimento e o Recozimento.

Recozimento: Onde o aço é aquecido e em seguida arrefecido lentamente para suavizar o material e controlar as propriedades magnéticas.

Revenimento: Tem como finalidade aumentar a ductibilidade e a resistência ao choque dos aços que já passaram pela tempera, obtendo propriedades mecânicas especificas para os aços que já foram previamente endurecidos, aliviando as tensões de resfriamento e aumentando a estabilidade das dimensões deste aço.

Tempera: Aumenta a dureza dos materiais, a sua resistência e seu escoamento.

Passando pela fase de aquecimento onde a peça é colocada em um forno com uma temperatura recomendada por volta de 800º, onde após o seu atingimento ela é mantida por um certo tempo até uniformizar a temperatura da peça.  Após é resfriada em água, óleo ou jato de ar.

Tendo como efeito o aumento da dureza deste aço, apesar de o tornar um pouco mais quebradiço, e por isso ele passa pelo revenimento, devido a este tipo de tratamento provocar deficiência em tenacidade, tensão, ductibilidade e deformação.

Fonte: INDA e SENAI

2. Descreva, baseado em pesquisa em fontes complementares ao livro didático, o equipamento de forjar chamado de martelo de forjamento, citando as fontes utilizadas em sua pesquisa (procure, também, vídeos). (3,0 pontos)

É um processo mecânico para dar forma aos metais através do martelamento, prensagem, fazendo com que o material assuma o contorno da ferramenta conformadora, como uma estampa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (324.6 Kb)   docx (381.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com