TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Operacional e sua Aplicação no Varejo

Por:   •  23/3/2021  •  Resenha  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 8

Pesquisa Operacional e sua Aplicação no Varejo

Roger R. Crane Sócio de "Touche, Ross, Bailey & Smart" e Chefe da "Division of Management Sciences", New York, U.S.A.

O artigo inicia sobre uma breve discussão sobre a definição de Pesquisa Operacional, que diz que não há uma definição usualmente aceita. Pesquisa operacional é pesquisa de operações, uma pesquisa científica aplicada à operação de uma organização. A pesquisa científica é utilizada em princípios, métodos e técnicas científicas. As operações envolvem variedades de atividades. Um exemplo sobre as operações é o comércio varejista que são as vendas para os consumidores, que tem objetivo de vender diretamente para os consumidores finais. Estas e outras atividades podem ser objeto de pesquisa operacional.

A Pesquisa Operacional surgiu na Inglaterra no início da segunda guerra mundial. Pesquisadores civis realizaram tarefas paras as forças armadas, no campo eletrônico e utilizaram o radar para a comunicação. Após a guerra, foram procurados outros campos de aplicação, que resultou em procura de soluções cientificas para problemas de homens de negócio. A Pesquisa Operacional faz parte das atividades das empresas e do governo dos Estados Unidos, que é considerada por muitos autores uma especialidade administrativa.

Os estudos de pesquisa operacional seguem uma sequência de execução uniforme. Os passos são mais desenvolvidos do que o outro, dependendo do objetivo de estudo. Possui quatro fases fundamentais que são a) análise da situação atual, para responder o porquê, e como tem sido feito. b) síntese, desenvolvimento de teoria ou modelo. c) Teste do modelo, que é aplicado em diversas condições reais. d) Aplicação dos resultados da pesquisa à operação analisada.

Quando a empresa propõe a conduzir um estudo de Pesquisa Operacional, inicialmente define o problema. A definição pode ter alteração no andamento do trabalho. O segundo passo da análise é a determinação dos fatores que afetam o problema. O Exemplo é o da escolha de um armazém de um, ou mais andares. O principal a ser considerado é o custo de transporte e o tempo à ser executado. Isso é chamado de análise qualitativa.

É necessário estimar os fatores e fazer a análise para medir os efeitos do objetivo operação. Os fatores que são determinados e medidos, competem ao cientista fazer o isolamento de fatores e comentar de forma resumida sobre as inter-relações. Este é o início da construção do modelo de operação. As teorias são expressas em símbolos, fórmulas matemáticas e enunciados. Estes modelos são compostos como ferramentas essenciais, são utilizados para formulação de observações à ação administrativa, e são determinados no desenvolvimento de sistemas administrativos eficientes.

O controle de estoque é um exemplo de problema administrativo. O problema é na determinação do lote econômico de compra, que é o volume da encomenda, que resulta em no menor custo do estoque. O segundo exemplo é determinar o lote econômico de compras em uma loja de varejo. A teoria é desenvolvida às relações entre volume com menor custo de encomendas e quantidades como vendas, reposição e custo de estoques.

A distinção entre o método científico para a solução de um problema, consiste em que o método científico presta ao próximo passo da pesquisa, que é o controle. Os administradores fazem a análise e desenvolve teorias sobre como as operações dos negócios são executados. Essa tarefa a maioria não executa, é preciso dedicar o seu tempo para fazer a análise. A aplicação dos resultados tem um fator essencial na pesquisa operacional. A aplicação desses resultados se resume em uma simples determinação de ordem administrativa.

Um novo sistema deve ser implementado antes que possa eliminar partes do sistema existente que o novo deverá substituir. Nenhum estudo de pesquisa operacional é considerado bem-sucedido, sem os resultados serem realmente aplicados. Uma equipe de cientistas é fundamental para que certos problemas complexos possam ser utilizados. A aplicação dos resultados na pesquisa operacional, requer uma equipe qualificada.

Por exemplo, uma instalação de um sistema de controle de estoques em pesquisa operacional, os peritos em PO podem se beneficiar atraindo especialistas em administração para cooperar a sua equipe. Os conhecimentos e as experiências de um contador e cientistas aumentarão o sucesso do sistema.

Existem duas maneiras de aplicações da pesquisa cientifica em estudos de atividades empresariais. A utilização de máquinas, pode ser selecionada com cuidado, descrita e testada, para introduzir melhorias na operação já existente. O procedimento pode ser feito mais de uma vez, para todas as áreas até que a totalidade das operações da organização seja estudada. Essa forma do procedimento pode ser demorada, mas é útil para a organização. A segunda forma de aplicação da organização é fazer a análise das funções de decisões da direção. Raras as vezes pode esperar medições dos fatores sejam realizadas com exatidão o impacto de cada uma das alterações do processo de decisão na empresa. Este processo torna frequentemente difícil para o responsável para fazer a análise.  Na área de produção o controle de fabricação e de estoques tem sido um estudo de objeto de estudos. Na fabricação o material é movimentado de um local para o outro. É também armazenado e transformado por homens e máquinas. Estes movimentos são registrados, medidos e analisados. Nesse caso uma descrição matemática desse processo pode ser desenvolvida, com esse processo faz-se uma comparação e a melhoria deles. A descrição matemática, as despesas de uma pesquisa foram relacionadas aos benefícios. Uma avaliação foi feita sobre as vendas dos produtos que poderiam ser lançados no mercado. Na contabilidade a determinação de preços e bens estocados pelo método chamado LIFO, que significa última entrada em estoque será a primeira saída de estoque.  

O Comércio de varejo se presta para aplicações de pesquisa operacional. As primeiras aplicações do método científico no varejo foram conduzidas por HORACE LEVINSON, antes da segunda guerra mundial e foi descrita no livro de MC CLOSKY e TREFETHEN.

A pesquisa operacional pode ser aplicada no varejo.

1. A distribuição do planejamento total de compras entre os vários departamentos de uma loja;

2. A distribuição da verba total de propaganda entre os departamentos;

3. A distribuição do orçamento total de propaganda entre os diversos meios disponíveis;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com