TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pirâmide Abaixo Se Refere à Estrutura De Uma Sociedade Que Foi Marcante E Fundamental Para O Surgimento Do C

Trabalho Escolar: A Pirâmide Abaixo Se Refere à Estrutura De Uma Sociedade Que Foi Marcante E Fundamental Para O Surgimento Do C. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  1.427 Palavras (6 Páginas)  •  794 Visualizações

Página 1 de 6

Danuzia Martins Quixaba

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I

Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana Moreira Goes

2013/2

Produção textual avaliativa pertinente ao Estágio CurricularObrigatório I

CARACTERIZAÇÃO SÓCIO INSTITUCIONAL

Caracterização sócio institucional

O presente estágio foi realizado na prefeitura municipal do Cabo de Santo Agostinho no centro comunitário da Charnequinha que fica lotada na secretaria de programas sociais localizada na praça ministro André Cavalcante no centro desta cidade, de CEP 54500-000 onde foi fundada em 01/02/1993. e composta por 346 funcionários tendo como seu representante o sr° Ronaldo Francisco dos Santos.

Os usuários são, de acordo com as necessidades do local, crianças, adolescentes, jovens, adultos, gestantes, portadores de necessidades especiais e idosos. A secretaria conta hoje com vários tipos de apoio que agem de forma articulada contando com o apoio de um coordenador, assistente social, psicólogo, estagiários e auxiliares administrativos. Entre as ações desenvolvidas pelo Cras estão visitas domiciliares, palestras, formação de grupos de convivência e de reflexão, encaminhamento e acompanhamento às famílias e campanhas socioeducativas.

Aqui nesta instituição e muito interessante como os direitos e deveres do usuário são respeitados, As políticas sociais e os direitos estão presentes como uma importante mediação para construção de uma nova sociabilidade. Trata-se de uma profissão de nível superior, que exige de seus profissionais formação teórica técnica ética e política, sendo elas um conjunto de ações estatais e privadas para atender as necessidades sociais, com o Estatuto de Política Pública e da ação focal e pontual a dimensão da universalização

Esta secretaria possui um espaço amplo, bem dividido e acolhedor, facilitando assim o atendimento individualizado aos usuários. em sua área de abrangência e atuação tem por finalidade e missão ampliar a capacidade de proteção e de prevenção aos usuários que se encontram em situação de risco e vulnerabilidade social, bem como o fortalecimento e o apoio aos vínculos sociais e comunitários pelos profissionais da equipe multidisciplinar que cuidam da proteção assistência básica a pessoa humana. Vale ressaltar que o trabalho social desenvolvido, foi criado com o intuito de ajudar as pessoas residentes em sua área de abrangência, evitando dessa maneira as desigualdades sociais, quando essas pessoas podem ser atendidas na própria instituição. O trabalho desenvolvido pelo observa e respeita as diversidades culturais e sociais dos grupos familiares envolvidos no processo de atendimento e visitas domiciliares aos seus usuários e quando se faz necessário, encaminha-os aos profissionais e demais serviços públicos municipais existentes para avaliação e atendimento especializado. Além de promover o protagonismo da família, procura-se o engajamento dos demais sujeitos da comunidade num projeto articulado a favor da inclusão social.

A instituição tem como objetivo averiguar a situação socioeconômica de indivíduos e famílias, com o intuito de informar por meio de relatórios as autoridades competentes, encaminhar a rede socioassistencial para a inclusão dos mesmos em Programas Sociais a fim de promover vínculos familiares e social garantindo os aspectos físicos, psíquicos, afetivos, intelectual, moral, espiritual e social em condições de liberdade e dignidade e tudo mais pertinentes ao desenvolvimento saudável do ser humano.

Atender individualmente e em grupos as famílias, detectada a necessidade é feito encaminhamento a rede socioassistencial, e também o acompanhamento social, visita social a fim de observar as condições socioeconômicas, higiene e dignidade dos indivíduos.

A perspectiva é manter e garantir os direitos que é previstos na Constituição Federal de 1988, Considerando a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), Lei Nº. 8.742/93 Art.1º A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas da mesma.

O centro comunitário da Charnequinha está assim dividido:

➢ Recepção

➢ Sala para Assistente Social

➢ Sala para Psicólogo

➢ Sala para realização de eventos

➢ Sala de reuniões

➢ Sala para coordenador

➢ Banheiros

➢ Copa

Todos os programas e projetos existentes no centro comunitário da Charnequinha têm por finalidade amparar a demanda mais vulnerável da instituição, dando para seus usuários oportunidade a uma vida digna na sociedade onde estão inseridos; promover o acompanhamento socioassistencial de famílias em um determinado território; potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo; desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco social.

O centro comunitário da Charnequinha trabalha articulado com a Política Nacional de Assistência Social

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com