TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Poluição atmosférica

Por:   •  6/11/2017  •  Abstract  •  349 Palavras (2 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O ar que está presente em nossa atmosfera é essencial à vida e aos diversos processos naturais da Terra que sustentam seres vivos e até mesmo o clima do planeta, e é, logicamente, de extrema importância para qualquer forma de vida.

A atividade do Homem, desde a descoberta do fogo até os dias atuais, causa a poluição atmosférica, sendo preciso que cada atividade humana seja bem analisada e planejada a fim de não prejudicar a qualidade do ar que respiramos e os processos a partir dos quais são controlados pelo ar. Nos últimos séculos, principalmente depois da revolução industrial,  a poluição atmosférica chegou ao seu ápice, pois começou-se a produção de motores a combustão, com a queima de combustíveis fósseis, industrias siderúrgicas, crescimento das cidades, dentre outros processos, que foram surgindo e poluindo cada vez mais e sem o controle dos danos causados à atmosfera.

A poluição atmosférica já é estudada e existem formas de neutralizá-la ou, pelo menos, minimizá-la e controla-la. Algumas formas de fazer isso são: através da redução de desperdícios, a conservação de recursos naturais, a redução ou eliminação de substâncias tóxicas, e consequentemente, a redução de poluentes lançados para o ar, solo e águas.

*INTRODUÇÃO*

A poluição atmosférica é a alteração e degradação do ar causada pela presença de substâncias poluentes nele, substâncias estas que, dependendo de sua concentração, alteram a qualidade do ar podendo torná-lo impróprio, nocivo ou ofensivo à nossa saúde e a do meio ambiente. No último século até os dias atuais, percebemos claramente como tem se dado de forma assustadora o crescimento da emissão de gases na atmosfera, sendo estes de origem artificial, ou seja, provenientes da atividade antrópica, destacando-se os processos nos quais os combustíveis fósseis como o carvão, petróleo e seus derivados são queimados para produzir energia, resultando na emissão de gases poluentes como o dióxido de carbono, por exemplo. Com a amplitude que esse tipo de poluição vem ganhando e suas consequências, passou-se a buscar minimizar os impactos causados ao ar pela ação humana a fim de não desequilibrar a quantidade dos gases essenciais à vida na atmosfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (50.1 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com