TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mexico, Guatemala, El Salvador , Costa Rica, Honduras, Nicaragua, Cuba E Panama

Trabalho Escolar: Mexico, Guatemala, El Salvador , Costa Rica, Honduras, Nicaragua, Cuba E Panama. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.618 Palavras (11 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 11

MEXICO

A luta pela independência do México, a partir de 1810, teve um caráter singular, na medida em que partiu de setores populares rurais. Nesse sentido, o projeto emancipacionista ia além da mera separação da metrópole: pretendia-se a realização de profundas reformas, incluindo o fim da escravidão, a igualdade de direitos e o fim dos privilégios das elites. Seus lideres foram Miguel Hidalgo, o padre Morelos e Vicente Guerrero.

Em 1821, a tentativa espanhola de recolonização teve aparente sucesso, com o triunfo do general Itúrbide. Este, entretanto, acabou por se aliar a Guerrero, segundo um acordo conhecido como Plano Iguala: proclamação da independência, igualdade de direitos entre criollos e espanhóis, supremacia da religião católica, respeito à propriedade e governo monárquico, sendo a coroa oferecida a Fernando VII da Espanha. Entretanto, Itúrbide assumiu o governo com o título de Agustín I, em 1822.

A monarquia mexicana teve curta duração, com a deposição de itúrbide e a proclamação da república de 1824, sendo eleito para os eu primeiro presidente o general Guadalupe Victoria. Entretanto, a instabilidade política marcava o país, não apenas em decorrência das lutas entre caudillos, mas também devido a conflitos externos. Entre os anos de 1846 e 1848, travou-se uma guerra com os Estados Unidos, da qual resultou a perda de vastos territórios para aquele país. E, em 1861, o México sofreu uma intervenção francesa.

O retorno a uma relativa normalidade só ocorreu durante o governo de Porfírio Diaz, entre 1876 e 1910. Esse período, conhecido como Porfiriato, foi caracterizado pela ditadura política e abertura do país para o capital estrangeiro. Tal situação provocou, de um lado, a modernização da infra-estrutura econômica do país, principalmente no setor ligado à exportação de gêneros agrícolas. As tensões políticas e sociais geradas no Porfiriato acabaram deflagrando a revolução mexicana. Em 1910, levantaram-se setores rurais e urbanos, incluindo a camada média e os camponeses, em luta contra Porfírio. Uma força se destacava: a dos liberais, chefiada por Francisco Madero, que pregava a criação de um sistema político baseado em eleições livres, incluindo o voto secreto e a possibilidade de alternância de partidos no poder. Porém ao iniciar a luta, os liberais desencadearam forças incontroláveis dos camponeses.Em defesa da reforma agrária destacaram-se os lideres populares Emiliano Zapata e Pancho Villa. Com o assassinato de Madero, que havia sido finalmente eleito presidente, em 1913, radicalizou-se as posições, estabelecendo-se uma ditadura militar pró-Estados Unidos, chefiada pelo general Victorio Huerta. Houve a promulgação da constituição de 1917, isso resultou numa reforma agrária que ampliou consideravelmente o numero de pequenas propriedades. Mas por outro lado não afetou os interesses já estabelecidos. Imagem

GUATEMALA

Era o centro da civilização maia, a qual foi massacrada após a conquista espanhola no século XVI. A região foi a sede da Capitania Geral da Guatemala em 1524. 

Sua independência da Espanha veio em 1821, e sua independência dos territórios vizinhos se deu em 1838. Uma revolta popular derrubou a revolução Liberal em 1871, que favorecia a expansão de empresas norte-americanas no país. 

Um golpe militar apoiado pelos EUA derrubou o presidente eleito em 1950. Na década de 1960 foi aprovada uma nova constituição, no entanto o exército retomou o poder na década seguinte. Em reação a quatro grupos guerrilheiros, surge o esquadrão da morte. 

Somente em 1996 é que foi assinado o acordo de paz entre governo e guerrilheiros. Durante os 36 anos de guerra civil, estima-se que cerca de 150 mil pessoas morreram e 50 mil desapareceram

L SALVADOR

Até a chegada dos espanhóis em 1524 à região de El Salvador era habitada pelos índios pipil. Quando se fixou a colônia, o território foi administrado como parte da capitania geral da Guatemala. 

Tornou-se independente da Espanha em 1821, ainda unida ao México. Somente em 1856 é que o país se tornou independente. Nos anos 60 o país vivenciou uma estabilidade política, após um período de ditadura e vários golpes de Estado. 

A imigração de 300 mil salvadorenhos para Honduras, gerou uma guerra entre os dois países, o conflito teve fim mais a violência não. O inicio da guerra civil se deu após a morte do defensor dos direitos humanos o arcebispo Oscar Romero, em março de 1980. 

No final da década de 1980, um quarto do território era dominado pelos guerrilheiros, e os esquadrões de morte agiam intensamente na cidade. Com o apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1992 foi assinado um acordo de paz. 

No termino da década de 1990 o governou instituiu a abertura da economia, o que atraiu muitos investimentos, no entanto o desemprego aumentou significativamente. Numa tentativa de estabilizar a economia, o governo implantou o dólar como segunda moeda circulante no país Imagem

COSTA RICA

Com a chegada de Cristóvão Colombo, as tribos indígenas que ali habitavam foram mortas, em 1502. O país se tornou independente da Espanha em 1821, e com isso acabou unindo-se com o México. 

De 1823 a 1838 integrou a Federação Centro-Americana, quando no ultimo ano de integração ela passou a ser República independente. Somente em 1889 é que houve a primeira eleição presidencial democrática do país. 

A anulação ocorrida nas eleições de 1948 resultou numa breve guerra civil, vencida pelas forças comandadas pelo socialista José Figuéres Ferrer, também conhecido como dom Pepe. 

Sob sua liderança, o país nacionalizou os bancos, aumentou os impostos sobre os lucros da empresa-norte americana United Fruit (Que controlava o setor da banana), e estabeleceu um eficiente sistema de previdência social. 

A estabilidade da Costa rica nos anos de 1970 e 1980 fez dela uma exceção entre as ditaduras e os conflitos que tomaram a América Central. Já nos anos de 1980 e 1996, o país passou a abrigar cerca de meio milhão de refugiados provenientes das nações vizinhas, os quais foram discriminados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com