TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Proteção Catódica

Por:   •  8/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.664 Palavras (7 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 7

DEFINIÇÃO

Proteção catódica é uma técnica aplicada no combate à corrosão em instalações metálicas enterradas, submersas e em contato com eletrólitos. Em razão do crescimento da construção de oleodutos, gasodutos, tubulações que transportam derivados de petróleo e produtos químicos, adutoras, minerodutos, equipamentos industriais, plataformas, navios e embarcações, conhecer essa técnica tem se tornado imprescindível para a indústria.

A grande vantagem desse método é permitir que instalações que não podem ser constantemente inspecionadas permaneça sob controle de corrosão, pois com o seu uso, elas permanecem, por tempo indeterminado, completamente livres da corrosão, mesmo sem nenhum tipo de revestimento e sob condições do meio como o solo, a água ou outro eletrólito. Contudo, quando as superfícies são previamente revestidas, torna-se mais simples e econômico. Com isso, ela complementa a ação protetora dos revestimentos.

Seu mecanismo de funcionamento não é algo complexo, ainda que a aplicação exija experiência técnica. O processo de corrosão é caracterizado pelo surgimento de áreas anódicas e catódicas na superfície metálica, com ocorrência de fluxo das áreas anódicas para as catódicas através do eletrólito, no sentido convencional, e o retorno da corrente elétrica é realizado pelo contato metálico entre essas regiões.

ANÔDO DE SACRIFÍCIO

Nesse método, a diferença de potencial entre o metal e o anodo faz circular uma corrente elétrica através do eletrólito. Essa circulação muda o potencial do metal em relação ao eletrólito e elimina as pilhas de corrosão.

Os materiais utilizados são ligas de magnésio, zinco ou alumínio. Esses anodos têm qu satisfazer exigências, como: um bom rendimento teórico da corrente em função as massas consumidas; a corrente não pode diminuir com o tempo (películas passivantes); o rendimento prático da corrente não deve estar muito abaixo do teórico.

CORRENTE IMPRESSA

A força eletromotriz (fem) origina o fluxo de corrente de uma fonte geradora de corrente elétrica contínua usada para proteger a estrutura metálica. Anodos especiais com características e aplicações que dependem do eletrólito onde são utilizados, são usados para a dispersão da corrente elétrica no eletrólito.

O maior benefício dessa técnica está no fato de que a fonte geradora de energia poder ter a potência e a tensão de saída necessária, em razão da resistividade elétrica do eletrólito. Assim, pode-se concluir que o método se aplica à proteção de estruturas em contato com eletrólitos de baixa, média, alta e altíssima resistividade elétrica.

APLICAÇÕES

Proteção Catódica de Tubulações Enterradas

Para esses casos podem ser utilizados tanto o sistema galvânico quanto por corrente impressa, sendo este mais utilizado. Caso a tubulação que será protegida encontre-se influenciada por estradas de ferro eletrificadas, não se deve utilizar anodos galvânicos.

Para a proteção catódica galvânica costuma-se adotar orientações, como:

• utilizar anodos de magnésio ensacados em enchimento de gesso, bentonita e sulfato de sódio.

• instalar os anodos em camas ou leitos. Em certos casos, ligá-los individualmente à tubulação;

• em cada cama de anodo, instalar caixas de teste para medições das correntes drenadas, dos potenciais tubo/solo e do potencial do anodo em circuito aberto;

• instalar pontos de teste para as medicações periódicas dos potenciais tubo/solo ao longo da linha

• instalar juntas de isolamento elétrico nas extremidades da tubulação, caso seja necessário.

E para a proteção por corrente impressa:

• utilizar anodos de grafite, ferro-silício ou ferro-silício-cromo;

• os anodos são sempre instalados em leitos ou camas, ligamos ao positivo do retificador e envoltos com enchimento de coque metalúrgico moído;

• os retificadores são postos em locais escolhidos a critério, em razão das condições de distribuição de corrente, das disponibilidades de corrente alternada e da existência de locais adequados para a instalação das camas de anodos;

• instalar pontos de testes ao longo da linha;

• instalar juntas de isolamento elétrico nas extremidades da tubulação;

• instalar caixas de interligação elétrica com tubulações estranhas, caso seja necessário;

• instalar dispositivos de drenagem das correntes tubo/trilho se a tubulação estiver influenciada por correntes de interferência oriundas de estradas de ferro eletrificada.

Proteção Catódica de Tubulações Submersas

As características de cada obra que ditam o método a ser utilizado, contudo a preferência é por corrente impressa.

De forma geral, em sistemas galvânicos adota-se as medidas a seguir:

• utiliza-se anodos de zinco ou alumínio. Anodos de magnésio apenas são cogitados em tubulação lançada em água doce;

• anodos galvânicos normalmente são fixados aos tubos por meio de solda elétrica da alma de aço do anodo.

Em sistemas por corrente impressa:

• utilização de anodos de Fe-Si-Cr para as tubulações submersas no mar, com ou sem enchimento condutor e para água doce a utilização de anodos de Fe-Si ou grafite.

Proteção Catódica de Píeres de Atracação de Navios

Normalmente, as estruturas de aço são protegidas com o sistema de proteção por corrente impressa, quando não se dispões de eletricidade no local, utiliza-se anodos galvânicos. A proteção atua tanto nas partes que são cravadas no solo quanto nas partes que estão submersas. As partes que estão acima do nível da água até o concreto só podem ser protegidas com o auxílio de um revestimento adequado.

Proteção Catódica de Tanques de Armazenamento

Nestes casos, que na maioria das vezes, sofrem corrosão severa, a proteção mais recomendada é com anodos galvânicos para a parte interna, que está em contato com eletrólito, como os selos de água salgada existentes nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com