TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Gestão de Obras

Por:   •  10/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.854 Palavras (28 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 28
  • Pergunta 1

0 em 1 pontos

Para elaborar a Estrutura Analítica de Projeto (EAP) do estudo de caso, foi feita a tabela de Tarefas e Duração. O próximo passo será a indicação da sequência dessas tarefas e da relação de dependência entre elas. A Duração foi dimensionada por um engenheiro de custos. Analise a tabela a seguir.
[pic 1]
Tabela 1 - Tarefas com duração, sem relação de dependência
Fonte: Elaborada pelo autor.
 
Considerando a tabela apresentada, elaborada em planilha eletrônica do Excel, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A duração de 7,75 dias, no item 2, não se altera se for definido que a demolição do contrapiso só deve ser iniciada após o término da demolição da alvenaria.
II. O prazo total da obra será atualizado após o lançamento de dependências.
III. A relação de dependência entre tarefas é definida após o lançamento das tarefas e não interfere no cronograma da obra.
IV. Pela tabela, pode-se verificar que os itens 4.3, 4.4 e 4.5 devem ter relação de dependência, pois o emboço é feito após o chapisco, e o reboco após o emboço, por ordem de tarefa construtiva e boa técnica.
V. A numeração à esquerda diz respeito ao WBS ou EAP (Estrutura Analítica de Projeto), processo importante na execução do planejamento da obra.
 
Está correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada:

[pic 2] 

I, II e IV, apenas.

Resposta Correta:

[pic 3] 

II, IV e V, apenas.

Feedback da resposta:

Sua resposta está incorreta. A afirmativa I está incorreta, pois a duração total do item 2 está condicionada ao subitem 2.3, de maior duração, e, se a tarefa 2.5 iniciar após o término desta, a duração do item 2 será alterada. A afirmativa II está correta, pois a relação de dependência corrige a ordem lógica de uma obra, em termos de prazo. A afirmativa III está incorreta, pois o lançamento de dependência entre as tarefas gera redimensionamento da duração total da obra. A afirmativa IV está correta, pois sempre é necessário utilizar a expertise de um profissional com relação à lógica construtiva, nesse caso, chapisco antes de emboço, e emboço antes de reboco. A afirmativa V está correta, pois, quando se estuda uma EAP, é definida uma lógica executiva de um projeto, e essa referência numérica é sempre referenciada no projeto, como divisões e subdivisões das tarefas.

  • Pergunta 2

1 em 1 pontos

As mudanças nas organizações criam estados futuros sobre a forma como atuamos agora. Considerando exemplos práticos, tais como mudança para uma nova sede, abertura de uma filial, implantação de uma nova estratégia comercial etc., analise a imagem a seguir.
[pic 4]
Figura 2 – Transição de um estado organizacional por meio de um projeto
Fonte:  PMI (2017, p. 6).
 
PMI – Project Management Institute. Guia PMBOK : um guia para o conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos. 6. ed. Pennsylvania: PMI, 2017 . Disponível em: https://dicasliderancagp.com.br/wp-content/uploads/2018/04/Guia-PMBOK-6%C2%AA-Edi%C3%A7%C3%A3o.pdf . Acesso em: 7 out. 2020.
 
Com base na figura apresentada, analise as afirmativas a seguir.
 
I. A figura tem como mensagem: projetos impulsionam mudanças nas organizações.
II. A figura mostra que um projeto se destina a mover uma organização de um estado para outro, para atingir um objetivo específico.
III. A figura mostra que alguns projetos podem envolver a criação de um estado de transição, em que várias etapas são planejadas ao longo de um 
continuum, para chegar ao estado futuro.
IV. A figura mostra que um projeto não impulsiona uma organização a um estado futuro.
 
Está correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada:

[pic 5] 

I, II e III, apenas.

Resposta Correta:

[pic 6] 

I, II e III, apenas.

Feedback da resposta:

Resposta correta. A alternativa está correta. A afirmativa I está correta, pois indica que um projeto é criado com um objetivo exclusivo, diante de um problema ou necessidade, portanto gera mudanças nas organizações. A afirmativa II está correta, conforme a imagem indica, a organização estava em um determinado status e, com a aplicação do projeto, seu status alterou-se. A afirmativa III está correta, pois se sabe que, para a entrega final de um projeto, muitas etapas devem ser cumpridas para, em uma data futura, o projeto ser finalizado.

  • Pergunta 3

1 em 1 pontos

De acordo com a imagem de um diagrama de rede, apresentada a seguir, pode-se identificar que algumas tarefas estão na tonalidade avermelhada, que define um caminho crítico. Essa sequência demanda atenção especial do profissional de planejamento com relação ao prazo do projeto. Analise a figura a seguir.
[pic 7]
 
Figura 6 – Diagrama de Rede (Network Diagram) – MS Project
Fonte: Elaborada pelo autor.
Nesse sentido, assinale a alternativa que indica a melhor definição para 
caminho crítico .

Resposta Selecionada:

[pic 8] 

É uma sequência de tarefas que não têm margem de atraso e que determina a data de término do projeto.

Resposta Correta:

[pic 9] 

É uma sequência de tarefas que não têm margem de atraso e que determina a data de término do projeto.

Feedback da resposta:

Resposta correta. A alternativa está correta, pois o caminho crítico é sequencial e representa a condição mais crítica em relação ao prazo da obra. As tarefas desse caminho são chamadas de tarefas críticas, em função do alto risco de que alterações na duração executiva delas poderão gerar alteração no cronograma e no planejamento do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)   pdf (216.2 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com