TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Queda Livre

Por:   •  19/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como principal objetivo o estudo do movimento de um corpo em queda livre utilizando equipamentos adequados para tal experimento, além da determinação do valor da aceleração da gravidade local por meio de várias análises de seu deslocamento.

O movimento de queda livre é o movimento de corpos em uma única direção e com aceleração constante (a aceleração da gravidade g). Isso quando a distância da queda é pequena em relação ao raio da Terra, portanto podemos desprezar na diminuição da aceleração com a altura e a resistência do ar. O valor da aceleração da gravidade é g=9,8 m/s², isto na superfície da terra. Como g é módulo de uma grandeza vetorial (pois aceleração da gravidade possui também direção e sentido), seu valor é sempre positivo. Logo faremos alguns experimentos com equações e gráficos para demonstrar a aceleração de queda de um corpo .

2. REFERENCIAL TEORICO

No experimento, inicialmente teve-se a soma dos 4 tempos dividindo-se por 4, o resultado dessa somatória e divisão, foi usado para então prosseguir com o uso do movimento retilíneo uniformemente variado (MRUV), foi usado formulas adequadas ao movimento de queda livre de um corpo. Considerando o eixo h positiva de cima para baixo, a soma dos tempos, divisão e o deslocamento vertical no movimento de queda livre e dado pelas for formulas:

Tn = T1+T2+T3+T4 /4

h= ho + Vot + ½.gt²

v = Vo + g.t

v² = v²o + 2 g ∆H

Equação: onde temos os correspondentes a baixo.

h = Posição final

ho=Posição inicial

vo = velocidade inicial

t = tempo

g = aceleração da gravidade

3. MATERIAIS UTILIZADOS

- Régua

- Sensores fotoelétricos com suporte fixador (eletroímã)

- Cronometro digital

- Quatro sensores conectados ao cronometro

- Uma esfera metálica

- Saquinho para contenção da esfera metálica

- Cabos de ligação

4. PROCEDIMENTO

Para realizar esse experimento, primeiramente foram contados os tempos de queda do objeto. Para isso, havia um sensor, que foi conectado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com