TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Experimental

Por:   •  30/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Federal de Lavras

Departamento de Química

[pic 1]

Disciplina: Química experimental (GQI161)

Coordenador: Katia Júlia de Almeida

Semestre letivo: 2022/1

Informações gerais

Todas as turmas da disciplina fazem a mesma prática em cada semana. Portanto, não é possível repor uma aula perdida em outra semana do calendário. No caso de o aluno perder ou não poder assistir à aula na sua turma por motivo excepcional (descrito na resolução CEPE043), ele poderá realizar a mesma prática, na mesma semana, em uma outra turma da disciplina (Tabela 1), desde que com o consentimento do professor da outra turma (Tabela 2) – sem desrespeitar a capacidade das turmas permitidas pelo comitê COVID no laboratório P3.

Caso seja possível, será necessário que o aluno faça uma declaração de próprio punho dizendo a turma em que ele fez a prática, pedindo ao professor responsável para assinar a declaração. O seu relatório simplificado deverá ser preenchido com os dados da aula assistida e deverá ser mostrado para o seu professor na aula seguinte. Nesse caso, entretanto, ele poderá fazer o relatório do grupo com sua turma utilizando os dados obtidos pelo grupo da sua turma.

Tabela 1: Dias, horários e turmas da disciplina GQI161, nos quais cada prática é realizada.

 Horários

S

T

Q

Q

S

8:00 – 9:40

22A

3A

10:00 – 11:40

22B

13:00 – 14:40

30A

30C

30H

30E

30G

15:00 – 16:40

30B

30D

30F

Tabela 2: Docentes e respectivas turmas de GQI161 (2022/1).                              

Professor

Turma(s)

Mario

22B

Kátia

30A,  30B

Pricila

22A,30C, 30D,30H

Denise

3A,30E,30F,30G

A seguir encontra-se descrito o processo de avaliação de relatório adotado neste semestre (2022/1).

Pré-relatórios e relatórios reduzidos

Para esse semestre, a cada prática será necessário entregar um pré-relatório/relatório reduzido. Como teremos um total de 9 práticas ao longo do semestre, deverão ser entregues 9 pré-relatórios/relatórios reduzidos, sendo que as seguintes condições/observações devem ser consideradas:

i) Há uma folha única de pré-relatório/relatório reduzido para cada prática, que deverá ser impressa em folha A4 (apenas frente), destinando o verso dela para resolver as questões de discussão do relatório ou outras anotações pertinentes requeridas pelo professor. Não é impedido ao aluno anexar outras folhas ao relatório reduzido, mas isso deve ser evitado.

ii) A folha de cada relatório reduzido se divide em duas partes:

  1. A parte 1 é o pré-relatório, que consiste em INTRODUÇÃO E OBJETIVOS. Cada aluno deverá chegar ao início de cada aula com esta parte do relatório preenchida. Cabe sobre essas sessões as seguintes observações:
  1.  A introdução deve ser curta e não pode ser uma cópia, mas um texto de autoria própria do estudante baseado na discussão em sala de aula e em referências pesquisadas.
  2. Os objetivos compreendem a parte do relatório em que devem ser apresentados os objetivos gerais e específicos do experimento, ou seja, o que se deseja alcançar com a realização do experimento.
  1. A segunda parte consiste dos PROCEDIMENTOS, RESULTADOS (desenvolvimentos dos cálculos, resultados obtidos) e QUESTÕES PARA DISCUSSÃO, sendo iniciada durante a prática e terminada em casa, devendo ser apresentada na aula seguinte juntamente com o questionário da apostila. Cabe sobre essas sessões as seguintes observações:
  1. Em cada prática o estudante deverá executar o procedimento detalhado da aula descrito na apostila do curso, com as mudanças indicadas pelo professor ao início da aula. O procedimento modificado, caso ocorra, é que deverá ser descrito.
  2.  Todos os cálculos devem ser indicados, incluindo as medidas realizadas e os respectivos erros e/ou cálculos de propagação de erros de acordo com as regras apresentadas na prática 2.
  3. Os dados obtidos ou calculados deverão ser adicionados em espaços próprios no corpo do relatório reduzido. Usualmente existem tabelas a serem preenchidas com os dados. Caso seja necessário, gráficos deverão ser preparados e apresentados em folha A4 juntamente com o relatório.

iii) Os questionários presentes na apostila não precisam ser entregues.

iv) Cada aluno da equipe deverá fazer e apresentar seus próprios pré-relatórios/relatórios reduzidos. O professor dará visto no início de cada aula, sendo o visto do pré-relatório dado no início da aula de realização da prática e o visto do relatório reduzido no início da aula seguinte. O aluno que não fizer o pré-relatório perderá 15% no relatório do grupo e aquele que não apresentar o relatório reduzido, terá a nota igual a 0 no relatório de grupo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.4 Kb)   pdf (288.6 Kb)   docx (631.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com