TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO EXPERIMENTAL - MICROSCOPIA

Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO EXPERIMENTAL - MICROSCOPIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  1.294 Visualizações

Página 1 de 6

Objetivos

• Utilizar um microscópio composto para observar uma preparação definitiva

• Tirar conclusões sobre as caraterísticas da imagem em microscopia ótica.

Introdução

O microscópio é um aparelho que produz uma imagem ampliada e de grande precisão de um objeto em estudo.

O Microscópio Ótico Composto (ou MOC) é constituído por uma parte ótica e uma parte mecânica. A parte ótica é constituída pelo sistema de iluminação que contém a lâmpada ou espelho (ilumina o campo do microscópio), o condensador (concentra os raios emitidos pela fonte luminosa, fazendo-os incidir na preparação) e o diafragma (regula a intensidade do campo visual do microscópio), e pelo sistema de ampliação onde fazem parte as objetivas (sistema de lentes que ampliam a imagem do objeto a ser observado) e as oculares (sistema de lentes que ampliam a imagem fornecida pela objetiva, situada na parte superior do tubo). A parte mecânica incorpora o pé ou base (suporte do microscópio), o braço ou coluna (peça fixa à base que suporta outras partes do microscópio), a platina (peça paralela à base, onde se coloca a preparação, que apresenta no centro uma abertura chamada janela da platina por onde passam os raios de luz), o tubo ou canhão (peça que possui na extremidade inferior o revólver e na superior a ocular), o revólver (peça giratória que suporta as objetivas), o parafuso macrométrico (possibilita movimentos verticais de grande amplitude) e o parafuso micrométrico (possibilita movimentos verticais de pequena amplitude).

Através das objetivas e da ocular sabemos a quantidade de vezes que estamos a aumentar a amostra em estudo através da fórmula: Ampliação Total = Ampliação ocular x Ampliação objetiva.

No entanto, as caraterísticas mais importantes para uma boa observação através de um microscópio são o poder de definição (que permite a formação de imagens com contornos bem definidos) e o poder de resolução (capacidade de se distinguir dois pontos que se encontram muito próximos).

O limite de resolução do olho humano é aproximadamente de 0,1mm. Concluímos que para que dois objetos sejam visualizados separadamente têm que se encontrar separados por uma distância de 0,1mm. Se a distância for menos, observámo-los como se fossem um único objeto. Chegamos assim à necessidade da utilização do microscópio ótico composto para a observação de células, pois o seu limite de resolução é de 0,2µm.

Constituição e Funcionamento do Microscópio Ótico Composto

Protocolo experimental

Material

• Microscópio Ótico Composto

• Éter

• Preparação definitiva

• Pano

• Papel de limpeza

Procedimento

1. Certificou-se que a parte ótica do microscópio se encontrava limpa.

2. Colocamos a objetiva de menor ampliação em posição de observação.

3. Iluminamos o campo do microscópio, verificando se o diafragma se encontrava aberto e ligamos a fonte luminosa.

4. Colocamos a preparação na platina, centramo-la e prendemo-la com as pinças.

5. Ajustamos o condensador à janela da platina.

6. Utilizamos o parafuso macrométrico para aproximar a platina da objetiva, observando lateralmente.

7. Observamos através da ocular e obtivemos a primeira imagem.

8. Regulamos a abertura do diafragma.

9. Corrigimos a focagem com o parafuso micrométrico até obtermos uma imagem nítida.

10. Colocamos a objetiva de ampliação imediatamente superior e ajustamos novamente a imagem com o parafuso micrométrico

Resultados

Na primeira observação, depois de aproximarmos a platina das objetivas com o auxílio do parafuso macrométrico, não nos era claro o que estávamos a observar.

Com a ajuda do parafuso micrométrico regulamos a focagem permitindo-nos obter uma melhor imagem do objeto.

Verificamos que ao regular a abertura do diafragma a nossa imagem adquiria tons diferentes que nos permitiam observar mais detalhes.

De seguida colocamos a objetiva de ampliação imediatamente superior e voltamos a ajustar a imagem com o parafuso micrométrico e obtivemos novamente uma imagem bem focada e mais ampliada que a anterior.

Discussão

O parafuso macrométrico possibilita movimentos verticais de grande amplitude e permite uma focagem rápida dos objetos. No entanto para que a observação tenha sucesso precisamos de utilizar o parafuso micrométrico que possibilita movimentos verticais de pequena amplitude e que permite otimizar a focagem, observar o material em diferentes planos e determinar a profundidade do campo.

Com o diafragma regulamos a intensidade do campo visual do microscópio.

Quando mudamos de objetiva a imagem fica mais ampliada (no caso do procedimento que utilizamos). Verificamos assim que a ampliação varia de objetiva para objetiva.

Conclusão

Através da experiência realizada observamos que a imagem que obtivemos através do microscópio ótico composto altera-se através de vários elementos do mesmo: os parafusos micrométrico e macrométrico que focam a imagem, o diafragma que regula a intensidade do campo visual do microscópio e as objetivas que são um sistema de lentes que amplia a imagem do objeto a ser ampliado de acordo com o seu poder de ampliação.

Características da imagem em microscopia ótica

Protocolo experimental

Materiais

• Microscópio Ótico

• Conta-Gotas

• Lâmina

• Papel de filtro

• Lamela

• Papel de limpeza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com