TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química da Madeira

Por:   •  15/9/2019  •  Artigo  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade em sala

Engenharia Florestal xxxi

Alunos:

Amabili Rangel

Gabriela Sehn

Gabriele Couto

Pedro Nogueira

Nildaiane Sales

Tema: Lignina

  • Estrutura

A lignina como a celulose, também é um polímero mas difere desta porque é predominantemente um composto aromático, e porque é altamente irregular em sua constituição e estrutura molecular.

As ligninas presentes nas paredes celulares das plantas estão sempre associadas com as polioses (hemicelulose), não só́ através da interação física como também de ligações covalentes.

Em sua composição química estão presentes apenas carbono, hidrogênio e oxigênio.

  • Principais tipos de ligação em lignina de coníferas e folhosas

As duas se ligam por ligação éter.[pic 1]

  • Principais grupos funcionais

Os principais grupos funcionais presentes na macromolécula da lignina são: hidroxílicos alifáticos e aromáticos, éteres, carbonilas e metoxilas, além de unidades de siringila, guaiacila e p-hidroxifenila.

  1. Grupos metoxílicos (OCH3)

É o principal grupo funcional da lignina. Cerca de 90% dos grupos metoxílicos da madeira são da lignina. A lignina das coníferas apresenta entorno de 16% de (OCH3) e das folhosas cerca de 22%.

  1. Grupo dos hidroxílicos (OH)

Esse grupo que ocorre na lignina, representa cerca de 10% de seu peso tanto para coníferas quanto para folhosas. São de natureza fenólica ou alcoólica.

  1. Outros grupos funcionais

Na lignina além desses outros dois grupos funcionais já citados ocorrem outro como o grupo dos carboxílicos (COOH) entorno de 0,05 p/ unidade de fenil-propano e grupos carbonilos (CO) 0,1 a 0,2 / unidade de fenil-propanos

  • Massa molecular

A massa molecular da lignina está na faixa de 1000 a 1200, varia de acordo com a intensidade de degradação química, o grau de polimerização (número de polímeros) é entre 5 a 60 a unidade formadora da lignina é o fenil-propano que possui massa molar igual a 184, além dele é na molécula de lignina também existe carbono, oxigênio e hidrogênio unidos em ligação éter.

[pic 2]

   

  • Transição vitria

Fusão cristalina = temperatura em que o polímero cristalino se funde.

Transição vitria = Quando um polímero amorfo atinge temperatura entre 135 ° a 190 ° e começa a amolecer, abaixo dessa temperatura o polímero apresenta característica de vidro ‘’pegajoso, adesivo’’. O ponto de transição vitria da lignina varia conforme a origem e método de isolamento.  Por exemplo: quanto maior foi a variação da massa molecular a temperatura deve ser mais alta para o amolecimento.

  • Ligações lignina – polissacarídeos

A lignina está ocasionalmente ligada aos polissacarídeos, principalmente através de unidades da arabinose, xilose e galactose. São ligados por interação física e ligações covalentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (293.8 Kb)   docx (149.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com