TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REDE DEVICENET

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

TURMA: 2013

ARYSSON RAMON DO CARMO OLIVEIRA

ELDER DE ABREU

JOHNY BORRALHO DE ARAUJO

JORGE PELAES DANTAS

MARCIO PEREIRA DOS SANTOS

REDE DEVICENET

Macapá-AP, 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

TURMA: 2013

ARYSSON RAMON DO CARMO OLIVEIRA

ELDER DE ABREU

JOHNY BORRALHO DE ARAUJO

JORGE PELAES DANTAS

MARCIO PEREIRA DOS SANTOS

REDE DEVICENET

Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina Redes de computadores, da Universidade Federal do Amapá, ministrada pela Prof Msc. José Henrique .

Macapá

2017

RESUMO

As redes industriais estão cada vez mais sendo implantadas em indústrias e em sistemas de automação e controle uma vez que possibilitam diversas melhorias a esses processos, tais como a diminuição de custos de implantação e manutenção, além de tornarem esses processos mais rápidos e eficientes. Além disso, outro fator importante para a disseminação de redes industriais é a crescente distribuição geográfica, que vem sendo acentuada nas novas instalações industriais. Neste trabalho, é feito um estudo sobre a rede industrial DeviceNet. As suas principais características, assim como questões de instalação, manutenção e interoperabilidade serão abordadas.

1. INTRODUÇÃO

Por vários anos, a automação industrial vem buscando substituir o velho padrão de corrente 4-20mA por um sistema de comunicação serial. As redes industriais têm como grande vantagem à redução significativa de cabos de controle e seus acessórios (bandejamento, leitos, eletrodutos, conectores, painéis, etc.) que interligam os elementos de campo ao sistema controlador (CLP).

A redução também é bastante significativa no projeto e na instalação, pois com o menor número de cabos, diminui-se o tempo de execução do projeto e os detalhes de encaminhamento dos cabos. Pelo lado da manutenção, se ganha à medida que o sistema fornece mais informações de status e diagnósticos, mas por outro lado requer-se mão-de-obra qualificada e treinada para compreender e utilizar os recursos disponíveis.

A Figura 1 ilustra a forma tradicional de interligação dos dispositivos de campo com o seu controlador, em comparação com os dispositivos ligados em rede e distribuídos no campo.

Figura 1: Forma Tradicional de Interligação dos Dispositivos de Campo com o seu Controlador × Dispositivos Ligados em Rede e Distribuídos no Campo

Neste trabalho, será feita uma abordagem sobre a rede industrial DeviceNet. Esse tipo de rede industrial é bastante importante e é cada vez mais utilizada em processos industriais. A rede DeviceNet consiste em uma evolução para a comunicação digital em instrumentação e controle de processos e vem sendo aplicada na indústria em substituição ao velho padrão de corrente 4-20mA.

2. CONCEITOS BÁSICOS

A rede DeviceNet é uma rede de baixo nível que possibilita comunicações pelo mesmo meio físico entre equipamentos de baixa complexidade, como sensores e atuadores, até os mais complexos como controladores lógicos programáveis (CLP’s) e microcomputadores.

A rede DeviceNet possui o protocolo aberto, tendo um número expressivo de fornecedores de equipamento que adotaram o protocolo. A Open DeviceNet Association, também conhecida como ODVA, é uma organização independente com o intuito de divulgar, padronizar e difundir a rede DeviceNet, visando o seu crescimento mundial.

A rede DeviceNet se baseia no protocolo CAN (Controller Area Network), desenvolvido pela BOSCH nos anos 80 originalmente para a indústria automobilística. O protocolo CAN define uma metodologia MAC (Controle de Acesso ao Meio) e fornece como segurança uma checagem CRC (Vistoria Redundante Cíclica), que detecta estruturas alteradas e erros detectados por outros mecanismos do protocolo.

A rede DeviceNet tem uma grande abundância de aplicações, por isso é utilizada em milhares de produtos fornecidos por vários fabricantes, desde sensores inteligentes até interfaces homem-máquina, suportando vários tipos de mensagens fazendo com que a rede trabalhe da maneira mais inteligente.

A figura abaixo mostra um esquema de aplicações da rede DeviceNet:

Figura 2 Aplicações da Rede DeviceNet (SEIXAS FILHO, 2004b).

3. CARACTERÍSTICAS DA REDE DEVICENET

3.1. Meio Físico

O meio físico da rede DeviceNet utiliza dois pares de fios, um deles para a comunicação e o outro para alimentação em corrente contínua dos equipamentos. Os sinais de comunicação utilizam uma técnica de tensão diferencial para reduzir o efeito de indução e ruídos eletromagnéticos. A alimentação da corrente contínua, por sua vez, é de 24 V, o que provê proteção aos instaladores contra acidentes.

A Figura 3 ilustra o meio físico da rede DeviceNet.

Figura 3: Meio Físico da Rede DeviceNet

3.2. Número de Estações Ativas

A rede DeviceNet pode ter 64 equipamentos ativos, que utilizam o barramento para se comunicar, endereçados de 0 a 63. Vale a pena ressaltar que este número significa 64 equipamentos com comunicação CAN ligados ao mesmo meio físico. Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com