TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A REMUNERAÇÃO MODERNA

Trabalho Universitário: A REMUNERAÇÃO MODERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 3

Hoje as empresas tem diversas formas de remunerar o colaborador, com o avanço dos séculos, vem também as diversas formas de incentivar e motivar o trabalhador.

Uma forma usada atualmente é o Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PPLR).

A forma de determinar a remuneração pelo Sindicato ou pela média no mercado já esta ultrapassada, a chamada Remuneração Estratégica vem sendo bastante usada pelas empresas nesse novo século, sendo bem dividida entre remuneração funcional, remuneração indireta, remuneração por habilidades e competências.

A Participação nos Lucros e Resultados vem sendo bastante usada pelas grandes empresas, uma forma de motivar e tornar o colaborador mais comprometido, fazendo com que as empresas tenham seus pedidos atendidos com eficácia.

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA

A remuneração estratégica deve criar um elo entre funcionário-empresa, uma nova realidade das organizações.

O funcionário deve se sentir valorizado para assim contribuir para o bom planejamento para o futuro, se adequando as característica da empresa.

3 TIPOS DE REMUNERAÇÃO ESTRATEGICA

3.1 REMUNERAÇÃO FUNCIONAL

É a mais usada nas empresas novas e com crescimento rápido, devido a sua ‘falta de organização’ ela é bem vista para igualar o salario entre os colaboradores, causando assim uma sensação de igualdade entre os profissionais.

A Remuneração Funcional é composta de avaliação de cargos, descrição de cargos, politica e pesquisa de salários.

3.2 REMUNERAÇÃO INDIRETA

A remuneração indireta é bastante conhecida como benefícios e incentivos para seus colaboradores, é uma forma de atrair e manter as pessoas na organização, são benefícios como convênios médicos, seguros de vida.

A forma de complementação vai muito da organização, algumas solicitam viagens, computadores, eletromesticos.

O grande desafio das empresas é flexibilizar os benefícios, dando assim, a opção de escolher o que mais se adapta ao funcionário e sua família.

3.3 REMUNERAÇÃO POR HABILIDADE

Esse tipo de remuneração não visa somente o tempo de trabalho em determinada área e sim suas habilidades, incentivando assim o aperfeiçoamento e dedicação do funcionário, fazendo com que ele por si próprio busque se aperfeiçoar e aprimorar suas habilidades, reduzindo assim a rotatividade.

A gestão de recursos humanos passa a ter papel essencial nesse tipo de remuneração, pois devera supervisionar e estabelecer as devidas certificações para que ocorra o aumento.

3.4 REMUNERAÇÃO POR COMPETENCIA

A remuneração por competência cresceu por diversos fatores, com o crescimento do setor de serviço, aumento de profissionais qualificados e a diminuição da estrutura da hierarquia rígida, diante dessas mudanças as empresas estão analisando os conhecimentos, comportamentos e atitudes que os profissionais devem possuir para enfrentar essa nova realidade.

As empresas que querem possuir a remuneração por competência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com