TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reatividade dos Metais .

Por:   •  22/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL - ARGAMASSA POLIMÉRICA

O que é?

Argamassa polimérica refere-se a uma classe que substitui a argamassa convencional cimentícia ou industrializada na construção civil, nas etapas de alvenaria e revestimentos.

Inicialmente as argamassas poliméricaseram aplicadas apenas em tijolos ou blocos de cerâmica, ecológicos ou de concreto, na execução de alvenarias de vedação. Entretanto, recentemente também tem sido utilizada para assentamento de pisos e azulejos durante o revestimento.

Uma das principais características da argamassa poliméricaé ser oferecida em estado pastoso e pronta para aplicação, sem necessidade de adição de água ou outros aditivos.

Argamassa utilizada Bloco utilizado Resistência à compressão Módulo de elasticidade

Argamassa cimentícia Bloco de concreto estrutural 11,00 MPa

23.320,00 MPa

Argamassa polimérica Bloco de concreto estrutural 12,79 MPa 21.987,00 MPa

Composição Química

A argamassa polimérica é produzida através da substituição do Cimento Portland pela adição de um polímero obtido através poliuretano.

O poliuretano é um polímero que compreende uma cadeia de unidades orgânicas unidas por ligações uretânicas. É amplamente usado em espumas rígidas e flexíveis, em selantes, fibras, vedações, tapetes, peças de plástico rígido e tintas.

O poliuretano possuídiversos sistemas de obtenção, mas para a argamassa polimérica é utilizada a reação que ocorre a partir da associação de Isocianatos+Poliol = Poliuretano.

Deficiências, patologiase limitações

Por deixar uma junta mais fina, a massa não pode acomodar diferenças muito grandes entre um bloco e outro, o que pode ocorrer quando se utilizam blocos de baixa qualidade e fora das normas brasileiras regulamentadoras. Isso pode resultaruma maior dificuldade de nivelamento durante a execução e queda de produtividade.

Ela também não é recomenda para obras onde não há uma estrutura de concreto, sendo a parede a única estrutura existente. Para tal feito será preciso que a argamassa passe pelos devidos ensaios técnicos e atenda e seja certificada para esse tipo de sistema construtivo.

Para aplicação de revestimentos tais como piso e azulejos, a planeza da superfície de ser essencial.

Vantagens

O rendimento varia em função do tipo de bloco, porém em média estima-se 1,5 kg/m². Comparada a argamassa cimentícia rende cerca de vinte vezes mais. Em relação aos revestimentos seu rendimento varia entre 1,0 kg/m² e 3,0 kg/m².

Uma bisnaga de 3,0 kgde argamassa polimérica substitui 60 kg de argamassa convencional.

O rendimento está relacionado também a fatores como produtividade na fase de alvenaria, maior controle de estoque e redução de custo logístico, redução de mão de obra e equipamentos visto que não é necessário o uso de betoneiras. Estudos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com