TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Resolução de Exercícios de Sapatas

Por:   •  22/10/2018  •  Resenha  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Exercício 01: Defina fundações superficiais.

Define-se como fundação superficial aquela que a profundidade de assentamento seja menor ou igual a uma vez e meia a menor dimensão da base. Temos alguns autores que dizem que essa profundidade pode variar entre 2 vezes a base até 4 vezes.

A medida que se aumenta a profundidade, acontece uma mudança da forma da superfície de ruptura, voltando-se para o fuste. Com isso, começa a transferir cargas por atrito lateral o que não é ideal, já que são dimensionadas para transferência de carga pela área da base.

Exercício 02: Quais os principais tipos de fundações superficiais?

Temos como principais tipos de fundações superficiais as sapatas, blocos de fundação, tubulões curtos e radiers.

Exercício 03: Como se classifica sapatas quanto a forma, número de cargas, rigidez quanto ao ponto de aplicação da carga.

Tem-se as classificações das sapatas com relação a forma, número de cargas e rigidez, respectivamente, quadra, retangular ou longa; Carga isolada quando recebe carga de um único pilar, carga associada quando recebe carga de dois pilares, carga corrida quando recebe a carga de dois ou mais pilares alinhados ou de uma parede; rígida: quando são menos deformáveis e menos sujeitas a ruptura por punção, flexível quando se tem altura pequena e solos relativamente fracos.

Exercício 04: Descreva detalhadamente o passo a passo executivo de uma sapata.

Para se executar uma sapata, o primeiro passo é fazer a locação dos pilares, para que comece a escavação das caixa até encontrar o solo previsto no projeto, podendo variar a profundidade. Logo após, é necessário preparar a superfície e compactar bem para receber uma camada de brita ou entulho. Com isso, se faz uma camada de 5 cm de concreto magro e logo após, se necessário, executar a forma para depois colocar a ferragem utilizando espaçadores de 5 cm pois o terreno é muito agressivo.

Finaliza-se com a concretagem utilizando um concreto de FCK 25 Mpa e slump 6cm vibrado. Logo após, é necessário fazer a compactação do local com camadas de no máximo 20 cm para evitar o afundamento do piso.

Exercício 05: Diferencie tensão de ruptura de tensão admissível.

A tensão admissível é aquela que já está prevista, que é aceitável e que não provoca a ruptura do solo, produzindo apenas recalques suportáveis.

Já tensão de ruptura é aquela que leva o solo a ruptura cujo o valor está intimamente ligado a deformação na ruptura.

Exercício 06: Conceitue Zona de Plastificação.

É o processo de envolvimento do solo na ruptura de uma fundação superficial. Utilizamos essa zona para calcular o NSPT de cálculo.

Exercício 07: Descreva os critérios para escolha da profundidade de assentamento de uma sapata.

Temos como processo de escolha da profundidade de assentamento os seguintes passos:

1 – A Resistência do solo, onde se tem uma resistência ideal para o SPT  acima de 25.

2 – Assentar acima da cota do lençol freativo e verificar se o buldo de pressão não estará afetando a região do lençol.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com