TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Simbologia de Soldagem

Por:   •  26/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.739 Palavras (7 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CURITIBA

CURSO SUPERIOR DE ENGENHARIA MECÂNICA

SOLDAGEM MIG-MAG

PROCEDIMENTOS E APLICAÇÕES.

ADRIANO DE OLIVEIRA

ANDRÉ CAITANO COMINO

DIOGO ESMAYLEEM MATOS

EVANDRO JOSÉ GOMES

GABRIEL DE LIMA ALVES

HAMILTON DOS SANTOS ANDRADE NETO

MARCIO JOSE MULLER

CURITIBA

2019


LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA DE MICHAEL FARADAY

Projeto apresentado à disciplina de Eletricidade Aplicada do curso de Engenharia Mecânica da FATEC/PR como exigência para obtenção de nota parcial do 1º bimestre.

Prof. Orientador: Jacob Rafael S.

CURITIBA

2019


RESUMO

Em 1831, Michael Faraday descobre o fenômeno da indução eletromagnética, que mais tarde viria a ser chamada de Lei de Indução Eletromagnética de Michael Faraday, ou simplesmente Lei de Faraday. Tal lei diz que quando o fluxo eletromagnético através de um circuito sofrer variação surgirá nele uma força que foi chamada por Faraday como, Eletromotriz induzida. Neste trabalho iremos nos aprofundar um pouco mais sobre os conceitos e aplicações da Lei de Faraday e suas implicações ainda hoje em dia.

Palavras chave: Lei de Faraday, Eletromagnético, Eletromotriz, Indução.


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Experiência do Anel de Faraday        7

Figura 2 - Representação da Lei de Lenz        8

Figura 3 - Esquema simplificado de uma usina hidrelétrica        9

Figura 4 - Esquema de um transformador simples        10

Sumário

1        INTRODUÇÃO        5

2        HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO        6

3        AS EXPERIÊNCIAS DE FARADAY        6

4        LEI DE FARADAY        7

5        APLICAÇÕES PRÁTICAS DA LEI DE FARADAY        9

5.1        Geradores de corrente alternada        9

5.1.1        Transformadores        10

6        CONCLUSÃO        12

7        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1. INTRODUÇÃO

A dissertação a seguir, tem como principal objetivo, o aprofundamento teórico, sem nos atrelarmos às explicações matemáticas, nos princípios da Lei de indução Eletromagnética, ou como é conhecida, a Lei de Faraday e suas especificidades. Para tal, necessitamos primeiro, uma breve explanação acerca do surgimento do eletromagnetismo, afim de que possamos dar uma compreensão mais ampla sobre a Lei de Indução Eletromagnética e sua aplicação pratica nos dias de hoje.


  1. HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO

Não se sabe exatamente a origem da descoberta do eletromagnetismo. Há uma lenda da Grécia antiga que diz que um pastor de ovelhas fez as primeiras observações acerca do eletromagnetismo de uma pedra, a chamada magnetita. A lenda diz que o pastor possuía um cajado cujo qual possua a ponta de ferro e que cada vez que seu cajado tocava a tal magnetita, o mesmo ficava preso por uma força desconhecida e inexplicável.

Contudo, o surgimento dos primeiros relatos oficialmente comprovados sobre o eletromagnetismo data do século XIX, através da experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oerste (1771-1851). No ano de 1820, Hans notou que colocando uma um fio por onde passava uma corrente elétrica sob uma bússola, percebia que havia um desvio na agulha desta bússola. Observando tal experimento, Oerste estabeleceu as primeiras propriedades entre eletricidade e magnetismo, surgindo assim o eletromagnetismo.

Já André-Marie Apére (1775-1836), elaborou o primeiro eletroímã. Tal dispositivo teve um papel fundamental para a concepção e desenvolvimento de inúmeros aparelhos, sendo alguns deles, o telefone, o telégrafo, microfones, alto-falante, etc.

No ano de 1831, um físico inglês autodidata, chamado Michael Faraday (1791-1867), deu uma grande contribuição para o estudo do eletromagnetismo, através da descoberta da indução eletromagnética, responsável por tornar possível o desenvolvimento de motores eletromecânicos, transformadores, dínamos, etc. Descoberta essa que é o objeto de nossa pesquisa.

  1. AS EXPERIÊNCIAS DE FARADAY

Michael Faraday desenvolveu e realizou inúmeras experiências na tentativa de poder entender melhor o eletromagnetismo e seus efeitos.

Em certa experiência, Faraday utilizou um anel de ferro e enrolou metade do mesmo com um fio de cobre e a outra metade com outro fio. Ligou as pontas do primeiro fio em uma bateria e o segundo fio enrolado, conectou a outro pedaço de fio de


maneira que este passasse por uma bussola que fora colocada a certa distancia do referido anel.

No momento em que a bateria foi ligada, Faraday notou que a bussola apresentava variações de sua direção, e que o mesmo ocorria quando a bateria era desligada. Porém se a corrente fosse mantida de maneira constante a bussola não apresentava qualquer variação.

[pic 2]

Figura 1 - Experiência do Anel de Faraday

Desta forma, ele concluiu que uma corrente elétrica era induzida por uma corrente de outro condutor. Todavia, Faraday queria saber se isso também acontecia se utilizasse imãs permanentes.  

Desta vez, utilizando um imã de formato cilíndrico e o movimentando dentro de uma bobina, pôde observar o movimento da agulha de um galvanômetro que estava ligado a esta bobina.

Assim, pôde concluir que o movimento de um imã gera uma corrente elétrica em um meio condutor, estabelecendo assim a indução eletromagnética.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (319.4 Kb)   docx (351.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com