TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sustentabilidade

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.403 Palavras (10 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 10

CIDADES SUSTENTÁVEIS

BRASÍLIA-DF

2014

CIDADES SUSTENTÁVEIS

                

BRASÍLIA-DF

2014

1 INTRODUÇÃO

                Os seres vivos desde os tempos mais remotos até os atuais, sempre supriu dos recursos que o meio ambiente lhes proporciona. Dessa forma, a inexistente preocupação com a preservação desses ambientes, para que suas futuras gerações usufruíssem destes meios, nos faz notar como seria diferente se alguém tivesse aplicado o chamado desenvolvimento sustentável, desde o início da vida na terra. Assim, talvez não estivéssemos tão preocupados com os problemas que vivemos atualmente no que se refere à preservação do meio ambiente e a desenfreada utilização dos recursos por ele oferecidos.

                Desse modo, a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela ONU, formulou no ano de 1983, o conceito de Desenvolvimento Sustentável, como sendo uma integração entre o desenvolvimento econômico, social e a questão ambiental. Essa comissão era presidida neste período, pela primeira-ministra da Noruega, GroHarlemBrudtland.

                Com isso, o conceito de desenvolvimento sustentável, ficou conhecido como: “Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”(Relatório de Brudtland).

                Dessa forma, a sociedade vive continuamente uma busca por melhorias, no que diz respeito aos problemas ambientais vistos diariamente, no mundo. Sendo assim, ao buscar soluções para a questão ambiental, criou-se uma das alternativas, na qual é conhecida como, Cidades Sustentáveis.

                As Cidades Sustentáveis são uma forma de melhoria na qualidade de vida da população, por meio de práticas eficientes direcionadas à sociedade, ao desenvolvimento econômico e à preservação do meio ambiente. Essas cidades vinculam suas práticas ao objetivo do desenvolvimento sustentável, que é usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Geralmente, essas cidades são muito bem planejadas.

Assim, no Brasil e no mundo já possuem cidades sustentáveis onde são muito bem planejadas e administradas, pois sem isso, a sustentabilidade seria prejudicada. No entanto, sabemos que não existe uma cidade 100% sustentável, mas sim, as que buscam continuamente as práticas sustentáveis.

2 DESENVOLVIMENTO

        

                De acordo com Carlos Leite, as cidades sustentáveis, por serem conhecidas em buscar o desenvolvimento sustentável, têm o objetivo de sensibilizar, mobilizar e oferecer as cidades do Brasil e do mundo formas de se desenvolver economicamente e socialmente, e com métodos que levem à sustentabilidade nesses locais.

                Desse modo, existem várias práticas que possibilite a busca incessante pelo desenvolvimento sustentável, são algumas delas:

  • Ações para a diminuição de gases do efeito estufa, visando o combate ao aquecimento global;
  • Melhoria da mobilidade urbana, pois assim ocorre a diminuição do tráfego de veículos;
  • Medidas para manter os bens naturais comuns;
  • Investimentos em uma educação de qualidade;
  • Criação de espaços verdes;
  • Programas para arborização de espaços urbanos;
  • E várias outras práticas sustentáveis que promovam o desenvolvimento das cidades sem prejudicar o meio ambiente.

Com isso, por existirem cidades que utilizam algumas dessas práticas acima, são caracterizadas como sustentáveis. Sendo algumas destas cidades: Copenhague, Barcelona, Noroeste, Curitiba e Vancouver, da qual aprofundaremos a diante.

  1. COPENHAGUE


                
Copenhague, capital da Dinamarca, vem se destacando por ser uma cidade com planejamento de mobilidade urbana, ou seja, que não precisa de automóveis para se locomover. Em Copenhague é comum ver as pessoas por todas as partes usando bicicletas e não só para esporte e lazer, mais principalmente para ir ao trabalho, realizar tarefas do dia a dia. Sendo assim, a cidade optou usar uma alternativa de plano sustentável, fazendo uso deste meio de transporte que não agride o meio ambiente.

Além disso, investiu em energia limpa vinda das forças do vento. Com isso, a cidade de Copenhague investiu mais de US$ 40 milhões para a construção dos 346 km de ciclovias que se estende por toda a cidade. Pois, além de não poluir, as bicicletas é uma opção de transporte rentável.

Outro ponto interessante em Copenhague foi a atenção que deram para um dos pontos de atração da cidade que é a zona portuária de Islands Brygge, onde habitantes podem relaxar durante o verão. Há 15 anos essa atividade seria impossível devido a um grau de poluição tão elevado que colocava em risco a saúde das pessoas. Desse modo, esse local passou vários anos sendo lugar de descargas de águas sujas dos esgotos e águas residuais de indústrias.

[pic 1]
 Figura 1: ciclovias da cidade sendo utilizadas pela população

Fonte: Pensamento Verde

  1. BARCELONA

Barcelona foi uma das cidades escolhidas como exemplo por alguns motivos importantes na sustentabilidade. O primeiro deles é na coleta de lixo, pois ela conta com um moderno sistema.

Com isso, no começo dos anos 90 a cidade espanhola de Barcelona começou a instalar um jeito diferente e eficaz na coleta de lixo, através de um sistema de coleta de resíduos inovadores. Assim, o lixo descartado pela população é enviado para centrais de armazenamentos por meio de tubulações subterrâneas até a central de compressão e distribuição.

Ademais, os detritos de casas, escritórios e hospitais são sugados ao longo de 113 quilômetros de tubos subterrâneos em uma velocidade de 70 quilômetros por hora. E depois de coletados, os detritos são processados e levados, de acordo com o tipo, para reciclagem ou incineração. Desse modo, uma central computadorizada identifica quando os reservatórios estão cheios, e abrem uma válvula para que tubulações maiores suguem os detritos.

Ainda, um segundo exemplo é o uso da energia solar, pois Barcelona se destacou por ser a primeira cidade Européia a ter uma lei de energia solar Térmica. Com essa lei levou a melhorar a qualidade ambiental e buscar o desenvolvimento sustentável com a economia de energia e redução do consumo de energia e promovendo a geração de energias por fontes renováveis. E os resultados obtidos, foram os melhores possíveis, pois conseguiram que na cidade de Barcelona aumentasse em 20 vezes a superfície de painéis solares para o aquecimento de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (610.4 Kb)   docx (448 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com