TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  15/2/2019  •  Exam  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 3

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 2 (AD2)

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: Engenharia Civil        

Professor: João José Buss

Nome do aluno:

Data: 03/06/2018

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Proposta de atividade:

É quase unanimidade de que vivemos a era do conhecimento. Da mesma forma ouve-se falar, com grande frequência, de que o conhecimento é uma arma poderosíssima e que, dependendo de como é usada, pode trazer benefícios e malefícios à humanidade. Igualmente, quando alguém aborda a temática do exercício profissional de uma determinada área, é muito comum as pessoas sustentarem a tese de que, além da necessária competência técnica, o profissional precisa ter postura ética. Por isso, mediante um texto/resposta de, no mínimo 25 (vinte e cinco) linhas, explique por que é preciso ética na produção e distribuição (socialização) do conhecimento.

Obs: A redação do texto/resposta deve ser pessoal. Se por acaso você inserir alguma parte de livro, artigo etc., não se esqueça de referenciar conforme as regras da ABNT, para não caracterizar plágio.

Boa sorte!

O conhecimento nos dias de hoje tem uma acessibilidade muito maior do que anos atrás, tudo flui muito rápido e as pessoas tem tido conhecimento que o saber é a peça chave para a vida. No entanto, para alguns que desfrutam do conhecimento, a falta de ética aparece, isso ocorre pois há aqueles que querem se beneficiar sobre algo ou alguém.
A falta de ética cria pessoas arrogantes que põe o desejo de um sucesso ser maior do que seus ideais, desfrutar de uma conquista quando ela não é honrosa é pior do que não ter vencido. Quando chega a esse nível a pessoa já não tem conhecimento do que é certo ou não, para ela, o conhecimento que tem é maior e isso a faz pensar que é superior aos outros, esse é o erro. O conhecimento é o início de algo muito maior, é o início de descobertas, de mudanças, e quando usado de maneira errada, é o início para o caos, é o início para algo que não tem mais haver com conhecimento, e sim com poder.
Fazer descobertas ultrapassando todas as barreiras que estão na frente mesmo que isso seja errado é normal para pessoas assim, elas são ambiciosas e a busca pelo poder é maior do que pelo saber. Criou-se leis para a ética no trabalho, mas isso nunca impediu que não fossem seguidas. Há vários relatos de casos em que o egocentrismo passou por cima de todas as regras e éticas já feitas. Pessoas sofreram, animais sofreram, países sofreram. Até onde vale ir quando se tem conhecimento? Para eles, não há limites.
Há também situações em que o conhecimento é divulgado de maneira errada, criando assim uma bola de neve em que não se sabe mais o que é verdade ou mentira, a internet é uma arma que quando usada por mãos erradas pode fazer muitos estragos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (300.4 Kb)   docx (71.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com