TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do conhecimento

Por:   •  13/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  547 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]                                                                        [pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

       [pic 3]

Avaliação a Distância

Disciplina: Teoria do Conhecimento

Curso: Engenharia Química

Professor: Vilson Leonel

Nome do aluno: Thais Carolina de Souza

Data: 14/10/2016

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Esta atividade deve ser realizada em três etapas:

ETAPA 1: PARTINDO DAS MINHAS PRÓPRIAS INQUIETAÇÕES

Nesta etapa você deve escolher e descrever uma dúvida, uma inquietação que você tem ligada à área de conhecimento do seu curso. De preferência, essa dúvida deve estar ligada aos motivos que o levaram a escolher o seu curso. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração”. “Sempre quis entender por que há tantas leis que não são nem cumpridas nem fiscalizadas no Brasil, e isso me levou a querer estudar Direito”. “Sempre quis saber como se faz um jogo para computador, e isso me levou a querer estudar Multimídia Digital”.

Elabore e explique uma inquietação sua, fornecendo o máximo de detalhes possível. Sua resposta deve ter entre 5 e 15 linhas. (2 pontos)

Resposta:

Sempre tive muito interesse em cosméticos, mas não era interesse em usá-los, era interesse em saber como eram feitos, que materiais eram utilizados na sua fabricação, qual a diferença na produção de um batom matte de um batom cintilante, de um shampoo para cabelos lisos de um shampoo para cabelos ondulados, etc.

Após pesquisar bastante e começar a ter esse mesmo interesse por outras coisas que utilizamos, descobri que eu gostava da área de desenvolvimento de produtos e materiais, isso me levou a querer estudar engenharia química, pois é o curso que me proporciona.

ETAPA 2: QUE CAMINHO EU VOU SEGUIR PARA RESOLVER A MINHA INQUIETAÇÃO?

Nesta segunda etapa, você deve propor um “caminho”, uma abordagem científica, para resolver a sua inquietação. Durante esta unidade, você teve oportunidade de conhecer abordagens como o racionalismo, o empirismo, o criticismo, o falsificabilismo, entre outras. Agora, você deve assumir uma dessas abordagens e explicar como você, a partir dela, vai abordar o seu problema. Por exemplo: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estudar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem empirista: vou levantar o histórico de todos os pequenos negócios que minha família já teve, vou verificar em que momento eles começam a falir, e vou ver se consigo encontrar algum padrão entre as causas de falência.” Ou ainda: “Sempre tive curiosidade em saber por que a maioria dos pequenos negócios que a minha família já abriu não duraram muito, e isso me levou a querer estuar Administração. Para entender por que isso aconteceu, vou estudar esse problema a partir de uma abordagem falsificabilista. Li numa reportagem do Sebrae que a maioria das empresas fecha precocemente por causa de 6 motivos: falta de planejamento; cópia de modelos de negócio; falta de acompanhamento da rotina da empresa; descontrole do fluxo de caixa; falta de divulgação da marca; falta de adaptação às necessidades do mercado. Vou verificar no histórico das minhas empresas familiares se essa teoria do Sebrae está correta. Se eu encontrar alguma causa que não corresponda a nenhum desses 6 motivos, ou alguma causa ligeiramente diferente, vou escrever para o Sebrae informando que a teoria deles precisa ser ajustada, pois não explica o meu problema.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com