TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Terraplenagem

Por:   •  23/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.760 Palavras (8 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 8

TERRAPLENAGEM

Dyego Silva Martins[1]

Janderson Souza[2]

 Rafael Rubim[3]

Ricardo Siqueira[4]

Willian Martins dos Santos[5]

Mirella Teixeira[6]

RESUMO

O tópico terraplenagem é um método utilizado para deixar a terra distribuída igualmente pelo terreno a ser implantado o projeto, a fim de garantir uma execução mais proveitosa. Nas últimas décadas, os métodos e maquinas tem evoluído significativamente, de forma a utilizar menos mão de obra e tempo, bem como gerar mais proveitos para os contratantes.

Palavras-chave: Terraplenagem. Materiais. Execução. Inovação tecnológica.

ABSTRACT

The topic earthworks is a method used to leave Earth distributed also by land to be implemented the project in order to ensure a more fruitful implementation. In recent decades, the methods and machinery has evolved significantly, in order to use less labor and time, as well as generate more profits for contractors.

Key-words: Earthworks. Materials. Execution. Technological innovation.

  1. INTRODUÇÃO

O terraplenagem, também conhecida como movimento de terras, tem como significado o conjunto de medidas necessárias para redistribuir a terra, a fim de que fique espalhada igualmente pelo terreno, para atender a um determinado projeto a ser implantado naquela área.

Para RICARDO e CATALANI (2007), terraplenar significa "encher com terra", conhecida também como mudar intencionalmente a configuração de um terreno. É um serviço complexo e especializado, e de execução agradável. Embora não haja um fator único que estabeleça tal diferença, o conhecimento e a aplicação dos princípios básicos de terraplanagem são de importância capital.

Deste modo, para que seja implantado qualquer tipo de projeto, é imprescindível a realização de terraplenagem prévio, uniformizando o terreno a ser utilizado, para garantir a boa implantação deste.

Independente do porte do projeto, a movimentação de terras de forma prévia é necessária, razão pela qual tem se desenvolvido muito nas últimas décadas.

  1. HISTÓRICO

Nos primórdios da humanidade até a metade do século XIX, a movimentação da terra era realizada de forma manual ou utilizando animais que, por si só ou com auxílio de instrumentos simples, carregava ou espalhava a terra pelo terreno. O instrumento mais utilizado era a chamada “pá-de-cavalo”, que consistia em uma caçamba com uma lamina de corte rebocada por tração animal.

Após a Revolução Industrial, iniciou-se uma busca pela mecanização de terraplenagem, sendo que, ao final do século mencionado, já havia escavadeiras com pás e outros tipos de maquinários para realizar tal função, principalmente no setor ferroviário.

Com o advento dos motores à combustão interna, reduziu-se o tamanho dos maquinários, ocasionando melhorias até então não experimentadas.

Nas décadas de 20 e 30 foram desenvolvidos tratores movidos a gasolina com lâmina, bem como rebocadores de trator com auto-impulsão.

Após tais inovações, os equipamentos de terraplenagem evoluíram significativamente, atingindo níveis cada vez mais satisfatórios sob o ponto de vista mecânico, gerando um maior aproveitamento da produtividade.

  1. TERRAPLENAGEM MANUAL

No início, a terraplenagem era feito de modo manual, utilizando ferramentas rudimentares, tais como pá e picareta para o corte e uso de vagonetas ou carroças com tração animal para o transporte.

Devido ao fato de ter pequeno rendimento, este modo de terraplenagem exigia mão de obra barata e abundante, todavia, com a inovação tecnológica, a mão de obra passou a ser escassa, tornando o trabalho mais caro, bem como mais demorado, se comparado ao mesmo trabalho executado por uma única máquina.

Desde que haja mão de obra numerosa, este método não deixa a desejar no quesito tempo, cujos prazos de execução se mantinham num nível razoável ao se comparar com os atuais.

  1. TERRAPLENAGEM MECANIZADA

Surgido após o período de inovação tecnológica, o uso de máquinas tornou o movimento de terras mais competitivo pelo alto índice de produtividade, apesar do custo elevado.

Pontua-se que este método surgiu em razão da escassez e encarecimento da mão de obra, aliada à eficiência mecânica dos maquinários, que baixou os preços de sua execução, quando comparado ao modo manual.

  1. OPERAÇÕES BÁSICAS DE TERRAPLENAGEM

O processo de terraplenagem deve seguir um procedimento para ser executado. De forma simples, distinguem-se os principais:

  1. Escavação;
  2. Carga do material escavado;
  3. Transporte;
  4. Descarga e espalhamento.

Essas operações principais podem ser executadas por apenas uma máquina, gerando economia para o projeto, ou por maquinários diversos, a fim de acelerar sua implantação.

A regularização do subleito nada mais é que a operação destinada a desenhar o leito estradal, transversal e longitudinalmente, obedecendo às larguras e cotas constantes das notas de serviço de terraplenagem do projeto topográfico, compreendendo cortes ou aterros até 20 cm de espessura.

Para a realização da regularização do subleito são indicados os seguintes tipos de equipamento para a execução de regularização:

  1. Motoniveladora pesada, com escarificador;
  2. Carro tanque distribuidor de água;
  3. Rolos compactadores tipo pé-de-carneiro;
  4. liso-vibratório e pneumático;
  5. Grade de discos e
  6. Pulvi-misturador.

A execução da sub-base compreende as operações de mistura e pulverização, umedecimento ou secagem dos materiais em central de mistura ou na pista, seguidas de espalhamento, compactação e acabamento, realizadas na pista devidamente preparada, na largura desejada, nas quantidades que permitam, após a compactação, atingir a espessura projetada.

A base é uma camada de pavimentação destinada a resistir aos esforços verticais oriundos dos veículos, distribuindo-os adequadamente à camada subjacente, executada sobre a sub-base e subleito devidamente regularizado e compactado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (464.9 Kb)   docx (344.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com