TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TERRAPLENAGEM, INFRAESTRUTURA E VIAS TERRESTRES

Por:   •  31/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNI-ANHANGUERA

CURSO: ENGENHARIA CIVIL

ALUNA: THALES WEBER

MATRÍCULA: 201420478

DICIPLINA: TERRAPLENAGEM, INFRAESTRUTURA E VIAS TERRESTRES

PROFª.: RAQUEL FRANCO


Equipamentos de Terraplenagem

Classificação, segundo: Cândido do Rego Chaves

- Unidades tratoras;

- Unidades escavo-empurradoras;

- Unidades escavo-transportadoras;

- Unidades escavo-carregadoras;

- Unidades aplainadoras;

- Unidades transportadoras,

- Unidades compactadoras.

Unidades tratora: O trator exerce função de tracionar ou empurrar outras máquinas, sendo unidades básicas de terraplenagem. Podem se deslocar através de pneumáticos ou estreira.

[pic 1]

Função: Tracionar ou empurrar outras máquinas

Especificação técnica: Exemplo D8T Caterpilar: Motor Cat C15 Funcionando com potência líquida nominal total de 231 kW (310 HP) a 1.850 rpm, a alta cilindrada e o grande aumento de torque permitem que o D8T possa manipular materiais difíceis. Associado ao divisor de torque de alta eficiência e à transmissão Power Shift controlada eletronicamente, ele fornecerá anos de serviço confiável. O motor C15 com Tecnologia ACERT™ atende às regulamentações de emissões de Tier 3 da EPA dos EUA, Estágio IIIa da UE e MLIT Etapa 3 do Japão.

Exemplo de uso: Variável opção de uso, dependendo da ferramenta de trabalho a ser acoplado ao equipamento. Podendo ser lamina ou ríperes.

Unidades escavo-empurradoras: Unidades tratoras equipadas com lâmina frontal acionada por comando hidráulico.

[pic 2]

Função: São aplicadas em tarefas combinadas de escavar e empurrar o material terroso.

Especificação técnica: As lâminas convencionais apresentam seção transversal curva, recebendo em sua porção inferior peça cortante denominada “faca”. A faca é ladeada por duas peças menores, ditas “cantos de lâmina”, podendo ser substituído, quando necessário.

São dois tipos de mobilidade permitida nos equipamentos;

Bulldozer: A lâmina é posicionada perpendicularmente ao eixo longitudinal do trator, podendo apresentar apenas movimentos ascendentes e descendentes, permite somente a escavação e o transporte para a frente.

Angledozer ou “trator com lâmina angulável”: neste equipamento, além dos movimentos permitidos no bulldozer, são possíveis deslocamentos da lâmina no entorno de seu eixo vertical.

Exemplo de uso: Desmatamento, destocamento e limpeza de terreno; construção de caminhos de serviço; desbaste transversal de terreno, suavização de declividade de terreno; espalhamento no aterro do material depositado por unidades transportadoras, etc.

Unidades escavo-transportadoras

[pic 3]

Função: Escavação, transporte e descarga de materiais soltos, entre distâncias médias e longas.

Especificação técnica: Basicamente, há dois tipos de unidades escavo-transportadoras: o “scraper” rebocado e o “moto-scraper”.

O “scraper” rebocado é uma unidade tracionada por uma unidade tratora, composta por uma caçamba montada sobre dois eixos equipados com pneumáticos. O acionamento dos comandos é feito por sistema de cabos e polias.

Já no “motoscraper”, a caçamba dispõe de um único eixo de pneumáticos, apoiando-se diretamente na unidade tratora, que poderá ser um trator rebocador de um único eixo (mais comum) ou de dois eixos de pneumáticos.

Exemplo de uso:  Corte e transporte de material em terraplenagem de rodovias.

Unidades escavo-carregadoras

[pic 4]

Função: Equipamentos que executam operação de escavação e carga do material escavado sobre outro equipamento, este último participando nas tarefas de transporte e descarga. São pneumáticas ou esteiras.

Especificação técnica: Normalmente conhecidas como pás-carregadeiras, estas máquinas são montadas sobre tratores de esteiras ou de pneumáticos, possuindo uma caçamba frontal acionada por braços de comando hidráulicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (258.2 Kb)   docx (322.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com