TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) EM UMA EMPRESA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Por:   •  7/5/2018  •  Artigo  •  3.165 Palavras (13 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 13

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPIs) EM UMA EMPRESA DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Vinícius Loyola Lopes e Tercio Dal´Col Sant´Ana 

Faculdade do Centro Leste, Endereço, Rod. ES – 010, km 6, S/N, Manguinhos, Serra - ES

Resumo

No presente trabalho buscou-se realizar um levantamento da utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs na atividade de gestão de resíduos sólidos urbanos e industriais. Para elaboração desse estudo foram realizados levantamentos de dados através da aplicação de questionários para os funcionários da empresa Brasil Ambiental Tratamento de Resíduos S.A, com sede no Município de Aracruz-ES. Dentre os assuntos abordados no questionário destacaram-se a importância da utilização de EPIs, frequência da utilização desses equipamentos e responsabilidade da segurança do trabalho na empresa. Através da análise das respostas identificou-se que 73,0 % dos colaboradores entende que a utilização de EPIs é para a proteção contra acidentes. Verificou-se também que 70,4% dos entrevistados entende que a utilização de EPIs é importante, pois protege a vida dos mesmos. Enquanto que um percentual de 92,9% discerne que a responsabilidade pela segurança do trabalho não é somente da Direção da empresa, mas de todos os funcionários. Com base na pesquisa realizada observou-se que a grande maioria dos colaboradores da Brasil Ambiental entende que a utilização de EPIs é para protegê-los contra acidentes. Uma pequena parcela dos funcionários utiliza os EPIs, primeiramente, devido à obrigação do uso dos equipamentos. Estes necessitam ser conscientizados da necessidade de utilização desses equipamentos de proteção individual através de treinamentos específicos que demonstrem a importância da utilização de EPIs na proteção de suas vidas.

1. Introdução

O desempenho das organizações depende do comportamento das pessoas que nelas estão inseridas. A preocupação da empresa com a segurança e saúde de seus funcionários é de extrema importância para sua motivação na execução das atividades laborais. Para efetivamente alcançar-se a eficiência nesse quesito faz-se necessária a adoção de um conjunto de medidas visando a manutenção de sua integridade física e mental. Com estas medidas implementadas e sendo corriqueiramente executadas nas empresas ocorre o aumento da produtividade e diminuição das possíveis faltas, falhas e acidentes [1].

De acordo com [2], aproximadamente cinco mil trabalhadores morrem no mundo diariamente por causa de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

É inerente a qualquer profissão o uso de dispositivos e o desenvolvimento de estudos que melhorem a qualidade de vida do trabalhador e minimizem as consequências dos acidentes. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) tem a finalidade de proteger o trabalhador dos riscos à sua saúde e segurança individual, gerados por agentes agressores que muitas vezes não podem ser eliminados do seu ambiente de trabalho. Os EPI’s destinam-se à proteção de diferentes partes do corpo dos operários, incluindo olhos, cabeça, face, mãos, pés e ouvidos [3].

Um fato importante deste sistema é a integração dos colaboradores ao processo de segurança de trabalho. O trabalhador conscientizado e tendo conhecimento dos aspectos relacionados à segurança irá desenvolver suas atividades com mais tranqüilidade e conseqüentemente a produção possivelmente irá aumentar. A conscientização da utilização de EPIs é prioritária em qualquer programa de segurança das empresas.

De acordo com [4], após a massificação da cultura de segurança na empresa os empregados começam a ir além de suas obrigações para identificar comportamentos e condições de riscos para, intervindo, realizarem a correção. A segurança não é uma prioridade que pode ser mudada dependendo das exigências da situação, ao contrário, a segurança é um valor que está ligado a todas as outras prioridades. Porém, isso é mais fácil de ser dito do que ser realizado. Esta deveria esta ligada a todos os aspectos do trabalho de forma consistente, quer se referindo à qualidade, lucratividade, produtividade ou a eficiência.

A segurança deve ser mais do que usar um equipamento de proteção individual, respeitar um procedimento, verificar possíveis riscos com equipamentos ou mesmo manter a área de trabalho em ordem. A segurança deve ser um valor que a empresa e os empregados demandariam a todos os cargos, apesar das prioridades ou exigências das tarefas [4].

Observa-se que mesmo existindo inúmeros riscos vinculados ao ambiente de trabalho e a realização de vários treinamentos de conscientização de funcionários, a falta de utilização dos EPIs continua sendo um dos principais fatores causadores de acidentes nas empresas. Os colaboradores que trabalham na gestão de resíduos, em sua maioria, são pessoas com baixo nível de escolaridade, e que enfrentam difíceis condições de trabalho e a sua baixa formação impossibilita, muitas vezes, o reconhecimento dos riscos aos quais estão expostos.

Atualmente existem poucos trabalhos que retratam os motivos que levam o trabalhador da gestão de resíduos a não utilizar os EPIs. Sendo assim, são bastante raros os registros de dados sobre o assunto, que possam subsidiar qualquer empresa no momento de implantar sistemas de segurança dos trabalhadores.

Como saber a motivação que leva os trabalhadores da área de gestão de resíduos, em especial de uma empresa de gerenciamento e valorização de resíduos, a não utilizarem os EPIs?

A partir da elucidação dessa pergunta pode-se propor a implantação de novos procedimentos e programas educativos que estimulem a prevenção de acidentes de trabalho e conscientização dos colaboradores.

2. Objetivo

Avaliação da utilização de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs em uma empresa de gestão de resíduos sólidos com foco na conscientização dos trabalhadores.

2.1 Objetivos Específicos

Avaliação da conscientização dos colaboradores da empresa Brasil Ambiental Tratamento de Resíduos S.A. na utilização dos EPIs.

• Analisar os dados levantados na pesquisa de campo relacionados à conscientização da utilização de EPIs pelos colaboradores da empresa.

• Propor um plano de ação para conscientização do uso dos EPI (Equipamento de Proteção Individual) por parte dos colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (192 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com