TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Individual Caso Empresa CCC

Por:   •  15/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Gerenciamento de Projetos

Módulo: 1

Aluno:

Turma:

Tarefa: Analisar características de projeto no Caso da empresa CCC (Show em POA)

Características do projeto 

          Considerando o trabalho proposto, irei iniciar minhas contribuições apontado as principais características de um projeto:

- Ser temporário e único;

- Possuir um início, meio e fim;

- Possuir escopo e recursos definidos;

- Entregar um produto ou serviço ou resultado único.

PROJETO :

“Projeto é um empreendimento planejado que consiste em um conjunto de atividades inter-relacionadas e coordenadas com o fim de alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.

(PROCHONW, ONU, 1984)

Em relação ao evento (show em POA) que será promovido pela Empresa CCC e executado pela sua subsidiária DT Produção, essa possui características de um projeto cujas as quais irei descrever abaixo:

Temporal e único – O show irá ser realizado em um único dia no final do ano, com um tema específico de rock dos anos 80.

Ciclo ou tempo do Projeto – O ciclo do projeto compreende desde sua idealização até o resultado final do evento.

Escopo e recursos definidos – Escopo elaborado onde foi definido e documentado a estratégia para desenvolvimento do trabalho, desde a aquisição da DT Produções com know-how para gerir o projeto, seguindo com os recursos financeiro que serão de responsabilidade da CCC, local para o evento com todos os recursos físicos necessários, partes envolvidas desde liberações de prefeitura até agenda de artistas e banda.

Entregar um produto ou serviço – O produto / serviço será a conclusão do show em si.

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

          Para melhor descrever as fases do projeto CCC começo explicando o que é ciclo de vida de um projeto, que são etapas bem definidas e sequenciais em que se inicia pela fase inicial, intermediária e fase final. Temos que tomar cuidado para não confundir ciclo de vida com grupos de processo.

Já quando falamos em grupo de processos, estamos mencionando 5 etapas, em que começaremos com a iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e por fim o encerramento.

[pic 3]

No projeto (Show Rock) da empresa CCC, podemos identificar os processos que serão implementados como à INICIAÇÃO, sendo aprovado e oficializado à execução de um show para promover o nome da empresa e que os recursos necessários serão custeados pela própria CCC.

O PLANEJAMENTO nada mais é que fazer o detalhamento do que foi definido na iniciação, ou seja, a empresa iria contar com uma grande estrutura física preparada (Centro de Eventos FIERGS) para verificar mão de obra, materiais, custos com bandas, aluguéis, segurança, divulgação, cronograma de entrega de atividades/tarefas, empresas parceiras como às do ramo de fastfood, para servir a praça de alimentação que existirá junto ao palco, além de prever plano para mitigar possíveis riscos durante o decorrer de todo o projeto.

Na EXECUÇÃO, A CCC delegará com a aquisição da DT Produção para colocar em prática tudo o que foi pré-definido e planejado, levando em conta todo conhecimento de evento que a mesma possui e seguindo escopo e cronograma aprovado. Podemos citar alguns exemplos de execução com contratos de bandas, contrato de aluguel do local a ser realizado o evento, divulgação em canais de mídia social, comercialização de ingressos e etc. A medida em que o projeto vai sendo executado, podemos encontrar algumas restrições ou desvios não pontuadas na curva de avanço do planejamento onde as mesmas deverão ser corrigidas para não comprometer a entrega.

Em relação ao MONITORAMENTO E CONTROLE, como a data do show será executada no futuro, apenas foi monitorado e controlado parte do projeto, contudo sua contribuição em medir a curva de avanço do que foi planejado em comparação ao que esta sendo executado, corrigindo qualquer desvio como escopo, tempo, custo e qualidade.

No que tange ao ENCERRAMENTO, fica claro que necessitamos do ato consumado, isto é, show concluído para fecharmos o projeto e analisarmos os pontos positivos e negativos como um todo, ou seja, o registro de todas as lições aprendidas como (sucesso do show, satisfação do público, custos dentro do combinado, segurança, alimentação e etc.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

          Quando falamos em estruturas organizacionais, estamos destacando a forma em que as empresas se organizam para atingir seus objetivos, interferindo diretamente na gestão do GP.

[pic 4]

A estrutura funcional segue uma linha muito verticalizada, com setores muito especializados nas suas área em que a interação entre departamentos pode ser deficient, não tendo um setor específico para os projetos.

Já na estrutura matricial, verticalidade para irmos para horizontalidade, algo misturado ou permitindo maior sinergia entre os departamentos.

Quando falamos em uma estrutura Matricial, podemos ter três tipos: matriz, a fraca, a Balanceada e a forte, sendo nesta sequência a autonomia do GP em relação ao gerente funcional.

Fraca – GP com menor autonomia em relação ao GF;

Balanceada – GP com a mesma autonomia em relação ao GF;

Forte – GP com maior autonomia em relação ao GF.

Temos ainda um Estrutura chamada Projetizada, onde as empresas que detêm essa estrutura, possuem sua atividade fim em projetos, como: Empresa de eventos, consultoria, publicidade, indústria aérea e naval, etc.

Quando analisamos a estrutura da CCC e DT produção percebemos que elas possuem características diferentes, sendo a CCC uma estrutura funcional, em que mesmo se tornando uma grande rede de lojas de roupas, possui sua gestão familiar com estrutura hierárquica vertical não tendo departamento de projetos definido, tendo que adquirir uma empresa de eventos para direcionar seu projeto de divulgação.

Já quando analisamos à DT Produções, identificamos um estrutura projetizada, o qual o principal viés são os projetos, neste caso eventos / shows.

Referências bibliográficas

Conhecimento em Gerenciamento de projetos – (Guia PMBOK) quarta edição

https://escritoriodeprojetos.com.br/estrutura-organizacional 12/01/2020

PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Um Guia para o Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.

https://artia.com/blog/processos-de-gerenciamento-de-projetos-conheca-os-5-grupos/12/01/2020 Processos de gerenciamento de projetos: conheça os 5 grupos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (400.3 Kb)   docx (928.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com