TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Por:   •  17/4/2017  •  Monografia  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

JOÃO ANTONIO ROCHA FRANCO

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO

LONDRINA

2017

JOÃO ANTONIO ROCHA FRANCO

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA A UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Monografia de Especialização, apresentado como requisito parcial à obtenção do título de Engenheiro de Segurança no Trabalho, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Orientador:

LONDRINA

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 OBJETIVO        5

2.1 OBJETIVO GERAL        5

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA        7

4.1 ACIDENTE DE TRABALHO        7

4.1.1 Definições        7

4.1.2 Causas        8

4.1.2.1 Atos inseguros        8

4.1.2.2 Condições inseguras        9

4.2 EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVÍDUAL (EPI’S)        9

4.2.1 Definição        9

4.2.2 Tipos        10

4.2.3 Obrigações        11

5 METODOLOGIA        12

5.1 LOCAL        12

5.2 APLICAÇÃO DO QUESTIONÁRIO        12

5.3 ANÁLISE DOS EPI’S        12

5.4 ESTUDO BIBLIOGRÁFICO        12

5.5 CONCLUSÃO DAS HIPÓTESES        13

REFERÊNCIAS        14


1 INTRODUÇÃO

        A construção civil representa em torno de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, sendo responsável por empregar milhares de trabalhadores, uma vez que depende quase que exclusivamente da sua mão de obra. Tal fato deveria corroborar por um maior controle com relação a segurança deste funcionários, no entanto sabe-se que é uns dos setores com o maior índice de acidentes relacionados ao trabalho.

        Como proposta de estudo, serão analisadas as respostas dos trabalhadores de algumas obras no município de Londrina-PR, com relação aos motivos que levam os mesmos a não dar importância, ou até mesmo não utilizar EPI’s durante suas atividades. De modo que se torne possível avaliar eventuais medidas a serem adotadas, com intuito melhorar a aceitação do equipamento de proteção pelos trabalhadores como um todo.

.         Certamente, a vida humana possuí um valor econômico, que pode ser calculada por atuários e matemáticos. Porém, essa vida possui um grande valor afetivo e espiritual, sendo inestimável para ser paga com dinheiro. Nisso consiste, sobretudo, o valor da prevenção em que se evita a perda irreparável de um pai, de um marido, de um filho, enfim, daquele que sustenta o lar proletário e preside os destinos de sua família. A prevenção se equivale a saúde. Um bem que só se valoriza quando o acidente e a moléstia chegam (SUSSEKIND, 1999).

        A metodologia consiste primeiramente em se aplicar um questionário com 15 funcionários que atuam em diferentes obras no município de Londrina-PR. Avaliar as respostas através de gráficos, buscando identificar os fatores críticos que ocasionam resistência a utilização dos EPI’s.  Analisar quais são os equipamentos disponíveis aos trabalhadores, sua performance e a relação entre os mesmos e seu usuário, afim de se ponderar como deve ser abordado o tema segurança entre os trabalhadores. Por fim, concluir a viabilidade de se impor a utilização de EPI’s ao trabalhador.

        O objetivo deste trabalho é mostrar através de um estudo de casos, quais os motivos que geram resistência por parte dos funcionários quanto ao uso do equipamento de proteção individual. Revelar quais EPI’s existem nas obras onde serão aplicados os questionários. Além disso, apresentar a importância da utilização desses equipamentos e benefícios causados tanto ao empregado quanto o empregador.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

         Desenvolver um estudo para identificar quais são as principais causas que levam os trabalhadores da construção civil a deixarem de usar o Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante a execução de suas atividades.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

        Como forma de analisar a importância da utilização dos EPI’s e os benefícios causados ao empregado e empregador pela utilização do mesmo, será necessário:

  • Analisar as respostas de 15 trabalhadores de algumas obras no município de Londrina-PR, referente a relação dos mesmos com os equipamentos de proteção individual.
  • Verificar a existência dos EPI’s nas obras, reparando o nível de entendimento e capacitação sobre o uso do mesmo.
  • Sugerir eventuais adequações, bem como melhorias das condições de segurança no ambientes da construção civil
  • Identificar os benefícios da utilização de EPI’s para o ambiente de trabalho.

3 JUSTIFICATIVA

Os acidentes de trabalho afetam diretamente a produtividade na construção civil, os períodos de afastamento do trabalhador provocam transtornos e atrasos nos cronogramas de obra. Deste modo, a prevenção e a conscientização dos trabalhadores quanto ao uso de EPI’s, é muito importante a fim de se evitar eventuais lesões e até mesmo óbitos.

De acordo com o Anuário Estatístico do Ministério da Previdência Social do Brasil, no ano de 2010, foram registrados 54.664 acidentes de trabalho na construção civil, dos quais 36.379 foram enquadrados como "acidentes típicos", como as quedas em altura, aqueles relacionados à escavação e também movimentação de cargas (TST 2010).

Como forma de se compreender melhor a relação entre trabalhador e equipamento de segurança, surge à ideia da aplicação de um questionário aos colaboradores. Desta forma torna-se possível avaliar medidas que podem ser adotadas para criar um vínculo de responsabilidade entre o operário e seu EPI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (230.5 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com