TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VELA DE IGNIÇÃO APRIMORADA E SUA RELEV NCIA NOS MOTORES AUTOMOTIVOS

Por:   •  16/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 8

‘A VELA DE IGNIÇÃO APRIMORADA E SUA RELEVÂNCIA NOS MOTORES AUTOMOTIVOS

Gabriel Interaminense Belens¹

 1 Instituto Federal da Bahia, curso de Engenharia industrial Mecânica, campus Salvador

e-mail: gabrielbelens@hotmail.com

RESUMO: As velas de ignição aprimoradas têm apresentado vários benefícios no motor automotivo, como aumento de potência; melhor ignibilidade e redução de emissão de gases poluentes. Esta peça em boas condições é de suma importância para bom o funcionamento do motor à combustão, pois, desta forma o combustível é queimado da forma correta. Foram estudados em vários tipos de motores alguns modelos aprimorados, como as velas feitas com eletrodos em iridium e em platina e posteriormente avaliou-se estatisticamente a produtividade deste material e seus benefícios dentro motores automobilísticos, sejam eles voltados ao uso urbano quanto para pistas de competição. O objetivo deste artigo é apresentar ao leitor as principais vantagens e desvantagens no uso desse tipo de peça em relação às velas convencionais, abordando a análise de experimentos e apresentando dados científicos.

Palavras–chave: análise, benefícios, dados científicos, motores, velas

 

THE ENHANCED IGNITION CANDLE AND ITS RELEVANCE IN AUTOMOTIVE ENGINES

 

ABSTRACT: Improved spark plugs have shown several benefits to the automotive engine, such as increased power; better ignition and reduction of emission of polluting gases. This piece in good condition is of paramount importance for good operation of the combustion engine, as this way the fuel is burned in the correct way. Some improved models, such as the candles made with iridium and platinum electrodes, were studied in several engine types, and the productivity of this material and its benefits were statistically evaluated in automotive engines, whether they are for urban use or for competition tracks . The objective of this article is to present to the reader the main advantages and disadvantages in the use of this type of piece in relation to conventional candles, approaching the analysis of experiments and presenting scientific data.

 

 

KEYWORDS: analysis, benefits, scientific data, engines, candles

 

1. INTRODUÇÃO

         Algumas grandes empresas como a NGK, Bosch e Champion oferecem as velas de ignição de uma forma aprimorada, a fim de melhorar a capacidade de ignição que uma vela proporciona. Alguns exemplos desses aprimoramentos são as velas de iridium, velas de competição e velas G-power, as quais são modelos que têm o poder de aumentar o desempenho do motor de forma segura e não prejudicial comparado às velas convencionais. Estatisticamente, segundo a revista quatro rodas, este aprimoramento traduz-se em um aumento entre 1 e 3% de potência no veículo além de ter uma maior durabilidade comparada às velas convencionais, o que passa ao consumidor uma maior confiança no sistema de ignição do automóvel.    

        Esse pequeno percentual no aumento de desempenho do motor, pode até ser considerada por alguns como irrelevante nos veículos voltados para o uso urbano, mas em competições esportivas tanto de carros quanto de motos, é um número que não pode deixar de ser considerado, pois as empresas preparadoras desses veículos buscam o melhor desempenho possível atuando em conjunto com uma boa durabilidade do motor. Já nos veículos de uso urbano, a substituição das velas originais por modelos feitos com “materiais nobres”, como a platina e o irídio, também são benéficas ao automóvel por aumentar a durabilidade desta componente, e também por  melhorar o funcionamento do motor.

        As velas de ignição têm o poder de dar partida no motor, produzindo uma centelha que entra em contato com o combustível presente na câmara de combustão, como a vela encontra-se inserida dentro desta câmara, acaba causando uma explosão, o que gera o início do funcionamento do motor. Os materiais nobres nessa peça, têm a função de aumentar o poder de centelha, produzindo faíscas mais intensas e regulares. As velas de irídio geram uma pequena vantagem sobre as de platina. O irídio tem um alto ponto de fusão (2454 °C), uma resistência mecânica elevada e a resistência elétrica é ainda mais baixa que a platina, tornando-se um excelente material para eletrodos por formar faísca com menor tensão. A melhor vantagem deste material é manter suas características ao longo de toda a vida útil da peça.

Atualmente, no Brasil, o consumidor ainda têm sérios problemas com a qualidade do combustível, que em muitos casos são adulteradas nos próprios postos de gasolina. As velas de iridium e de platina são ideais para motores com compartimentos congestionados pela mistura muito pobre de combustível, por conta de sua maior ignibilidade comparado às velas comuns. Ela faz com que a queima da gasolina seja mais eficiente, amenizando problemas no motor como o desgaste excessivo; combustível adulterado e falhas em baixa rotação.

O custo benefício desse material é um ponto importante a ser criticado, essas velas aprimoradas geralmente custam por volta de 50 a 100% do valor das velas convencionais. Porém, é um gasto que no ponto de vista técnico traz muitos benefícios ao veículo, já citados anteriormente. O presente objetivo deste artigo é comparar as velas aprimoradas com as velas convencionais demonstrar testes realizados por empresas ou engenheiros bem conceituados e também trazer quais benefícios a utilização desse material traz ao ambiente.

 

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Existem diversos experimentos já realizados por revistas como a “Quatro Rodas” ou até mesmo mecânicos conceituados no mercado automobilístico, um deles é o teste do osciloscópio o qual é realizado tanto em algumas oficinas convencionais quanto em laboratórios de testes, onde por ele, dá para o operador obter a medida do tempo de centelhamento da vela de ignição através de um aparelho conectado ao motor do veículo (osciloscópio), dispositivo capaz de analisar uma diferença de potencial em função do tempo em um gráfico bidimensional. Outro, pode ser um teste de medição de consumo de combustível, que pode ser feito com uma simples calculadora em um circuito fechado a situações adversas ou um dinamômetro, antes e após a instalação desse novo elemento. Na Automec (feira internacional de autopeças, equipamentos e serviços) a empresa multinacional NGK disponibilizou um simulador de funcionamento das velas, onde o intuito foi apresentar a dispersão da centelha durante o funcionamento da vela, as quais foram comparadas uma vela convencional e uma vela G-power (modelo de vela aprimorada), a qual obteve uma centelha mais intensa e menos dispersa. O intuito destes testes é comparar funcionalmente as velas convencionais às aprimoradas, trazendo através deles gráficos e valores estatísticos bem aproximados ao real.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (836.3 Kb)   docx (823 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com