TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DOS RESÍDUOS DA PEDRA SABÃO EM MATRIZES CIMENTÍCIAS

Por:   •  8/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

TÍTULO: ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DOS RESÍDUOS DA PEDRA SABÃO EM MATRIZES CIMENTÍCIAS.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

LINHA DE PESQUISA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

TÍTULO: ESTUDO DA VIABILIDADE DA APLICAÇÃO DOS RESÍDUOS DA PEDRA SABÃO EM MATRIZES CIMENTÍCIAS.

  1. Introdução:

Esteatite (também pedra de talco ou pedra-sabão) é o nome dado a uma rocha metamórfica de origem básica/ultrabásica, compacta, composta, sobretudo de talco (também chamado de esteatita ou esteatito), mas contendo muitos outros minerais como dolomita, magnesita, clorita, tremolita, opacos e quartzo, por exemplo.

É uma rocha muito branda e de baixa dureza, por conter grandes quantidades de talco na sua constituição, que facilita o manuseio para esculturas. A esteatite é encontrada em cores que vão de cinza ao verde. Ao tato, dá uma sensação de ser oleosa ou saponácea, derivando-se daí sua designação de pedra-sabão.

Existem grandes depósitos, de valor comercial no Brasil, em maior escala no estado de Minas Gerais. Os esteatites das jazidas localizadas em Santa Rita de Ouro Preto (Figura 1) são considerados de alta pureza, sendo compostos predominantemente por talco (Mg3Si4O10(OH)²) e pequenas quantidades de dolomita (CaMg(CO3) ).

Figura 1 – Extração da Pedra-sabão

[pic 4]

Fonte: Dana, 1970.

A sua principal utilização é na produção de peças artesanais que são elaboradas, pelo desgaste da rocha in natura, gerando assim, grande quantidade de resíduos na forma de pó. O impacto ambiental gerado pela exploração dos recursos minerais é matéria de extrema importância na atualidade, essa exploração afeta intensamente o meio ambiente. Em primeiro plano, ocasiona a degradação ambiental diretamente, e, de forma difusa contribui para o acúmulo de rejeitos oriundos de seus processos.

Tendo em vista a importância das questões ambientais e do suprimento da demanda com relação ao consumo de recursos minerais, o presente projeto de pesquisa pretende contribuir para o atendimento a uma demanda oriunda da necessidade de desenvolvimento e sustentabilidade do processo ornamental da esteatite. Estes resultados fundamentam-se em ações de reciclagem, tecnologia de materiais, desenvolvimento de produtos e estabelecimento de metodologias construtivas e processos executivos nos quais sejam aplicáveis à indústria da construção civil, de forma tecnicamente adequada, economicamente viável e ambientalmente correta.

  1. Área de Concentração:

Tecnologia na Construção Civil

  1. Objetivo: 

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é verificar a possibilidade de utilização de resíduos oriundos do beneficiamento da esteatite e do polimento da mesma, analisando suas propriedades físicas, servindo de matéria-prima na fabricação de artefatos cimentícios, visando encontrar uma melhor destinação para os resíduos gerados pela extração, tanto para originar uma aplicação econômica viável para esses rejeitos, quanto para encontrar um descarte menos agressivo ao meio ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (369.8 Kb)   docx (878.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com