TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A energia Eólica e seus contra tempos ambientais

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

A energia Eólica e seus contra tempos  ambientais.

A energia eólica é vista como um tipo de energia limpa que  esta sempre se renovando, ela não emite poluentes e nem se esgota da natureza. É classificada como a fonte de energia mais limpa de todo o espaço terrestre. Pois pode ser conseguida em locais variados da terra, desde que sejam introduzidas em um espaço adequado. Ela é alcançada por meio de movimento de ar ( vento ) que é reunido por hélices ligadas por meio de aerogeradores.  A variação de rotação das hélices, ligadas a um gerador de eletricidade, gera energia. As  hélices tem os mesmos formatos das asas dos aviões e usam a mesma aerodinâmica, aumentando a capacidade na capitação dos ventos. A eficiência para a geração de energia eólica depende pontos como: a topografia do terreno, a velocidade dos ventos, a eficiência das aparelhagens e operações. Lugares  com baixa intensidade de vento e acontecimento de chuvas frequente se tornam inviáveis, devido a produção, desperdício de energia e ao elevado custo das instalações. Essa fonte de energia não esta totalmente livre de causar impactos no meio ambiente, uma vez que as hélices produzem ruídos excessivos e interferem nas transmissões de rádio e TV. Outro aspecto negativo é que pássaros podem atingir as hélices. Esse tipo de energia é pouco utilizado, Países como Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca, Espanha e Índia, são os principais consumidores de energia eólica. Enquanto que no Brasil, o Estado do Ceará se destaca, pois aproximadamente 160 mil pessoas  utilizam esse tipo de energia. Em razão de contínuos problemas ocasionados em consequências de utilização das fontes de energia não renováveis, originados do petróleo, do gás natural e do carvão mineral, o interesse por fontes alternativas de energia vem se intensificando. Isso se torna necessário, pois, conforme os estudos realizados pela Agência Internacional de energia, as reservas de petróleo devem extinguir em mais ou menos 75 anos, as de gás em mais ou menos em 100 anos, e o carvão mineral possui reservas suficiente para mais de 200 anos. Além de uma fonte renovável, a energia eólica causa menos prejuízos  ambientais e é um tipo de energia encontrada em ambudância, podendo ser uma ótima alternativa para amenizar e os problemas ambientais.

Este trabalho tem como objetivo, demonstrar a importância da energia eólica e os cuidados com o meio ambiente.

O tipo de pesquisa de pesquisa está baseado em livros do Ministério de Meio Ambiente. Energia Eólica.

A importância deste trabalho é poder fazer com que o homem possa usufruir com mais racionalidade e respeito ao meio ambiente, no que diz respeito a energia eólica.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Ministério da Educação. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Manual de educação para o consumo sustentável. Brasília: Consumers Internacional MMA/MEC/IDEC, 2005.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com