TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Introdução Em Tempos De Escassez De Energia, Discute-se A Questão Da Utilização Da Energia Nuclear Como Uma Das Candidatas Mais Fortes A Se Tornar A Principal Fonte De Energia No Mundo. Segundo A WNA (Associação Nuclear Mundial

Ensaios: 1. Introdução Em Tempos De Escassez De Energia, Discute-se A Questão Da Utilização Da Energia Nuclear Como Uma Das Candidatas Mais Fortes A Se Tornar A Principal Fonte De Energia No Mundo. Segundo A WNA (Associação Nuclear Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  707 Visualizações

Página 1 de 2

1. Introdução

Em tempos de escassez de energia, discute-se a questão da utilização da energia nuclear como uma das candidatas mais fortes a se tornar a principal fonte de energia no mundo.

Segundo a WNA (Associação Nuclear Mundial, sigla em Inglês), hoje, 14% da energia elétrica no mundo, é gerada através de fonte nuclear e este percentual tende a crescer com a construção de novas usinas, principalmente nos países em desenvolvimento. A cada dia, novas técnicas nucleares são desenvolvidas nos diversos campos da atividade humana, possibilitando a execução de tarefas impraticáveis por meios convencionais.

As Usinas Nucleares produzem uma das energias mais limpas eficazes que existem. Dentro destas usinas encontra-se reatores nucleares que e por meio de ciclos termodinâmicos processão reações de fissão nuclear, onde materiais radioativos são usados para a produção de calor.

2. Objetivo

Demonstrar como é realizada a produção de energia nuclear nuclear, exemplificando de forma clara e objetiva o ciclo termodinâmico envolvido nesta produção.

3. Referencial Teórico

Na elaboração deste, artigo adotar-se-á como base de pesquisa e desenvolvimento do processo de produção de Energia Nuclear por meio da Fissão Nuclear .Processo este que consiste na divisão de núcleos de átomos de grande massa em sub-atomos de massa comparável. Essa separação ocorre dentro de grandes reatores. O processo termodinâmico consiste em troca e transformação de energia, a geração de calor e a transformação da mesma em trabalho.

Este processo atualmente é empregado em diversas áreas na indústria. Na Usina Nuclear o ciclo termodinâmico utilizado, é o Ciclo de Rankine que a partir do calor produzido pelos materiais radioativos, gera vapor para mover um alternador e portanto gerar a energia nuclear.

4. Metodologia

A fim de que, o objetivo seja alcançado serão necessários estudos para entender e elucidar como tal processo ocorre, para tal, será construído o protótipo de um reator termoquímico, que reproduzira o processo de produção ou parte dele. Com a realização de experimentos e analises será possível efetuar uma avaliação sistemática da eficiência do método.

5. Referencias

Agencia Nacional de Energia Eletrica (Aneel) – disponível em www.aneel.gov.br

BP Global – disponível em www.bp.com

Eletronuclear – disponível em www.eletronuclear.gov.br

Empresa de Pesquisa Energética (EPE) –disponível em www.epe.gov.br

Indústrias Nucleares do Brasil (INB) –disponível em www.inb.com.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com