TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A geração de caixa de Elevadores Atlas

Artigo: A geração de caixa de Elevadores Atlas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

vadores Atlas era uma divisão de Indústrias Villares, que funcionava ao mesmo tempo como holding e empresa operacional. O negócio principal de Villares era a fabricação de aços especiais. Havia outros, mas sem uma sinergia clara entre si. Isso tornava a empresa pouco atraente para o mercado. Consequentemente, suas ações negociavam a preço muito abaixo do que a soma dos seus diferentes negócios valia.

A geração de caixa de Elevadores Atlas provinha da venda e da manutenção de elevadores. Sua base instalada era de mais de 40 mil unidades. O negócio tinha diferenciais especiais e que contribuíam para sua atratividade. Em primeiro lugar, 70% da receita eram provenientes da área de manutenção, característica que protegia o negócio de problemas econômicos. Seu capital de giro era totalmente financiado por clientes, já que eles começavam a pagar pelos elevadores ao menos seis meses antes que Atlas tivesse de entregá-los - fruto da configuração dos contratos de construção civil. A divisão era bem administrada e líder de mercado. Havia também alta barreira ao ingresso de novos concorrentes. Tudo isso implicava num fluxo de caixa dos mais estáveis. Ou seja, era um ótimo negócio escondido dentro de um conglomerado pouco atraente, e que poderia apresentar oportunidade única.

No início de 1995, Indústrias Villares encontrou-se em situação crítica de caixa e seus controladores tiveram que aceitar dois novos acionistas: Sul América e Acesita. Ambos capitalizaram a empresa, com a subscrição de ações ordinárias, e dividiram o controle com a família Villares.

A IP, que já estava atenta aos diferenciais de Atlas, percebeu que a nova estrutura não era estável. Acesita estava interessada somente no negócio de siderurgia, enquanto Sul América era um player financeiro, em busca da melhor alternativa para realizar lucro e abandonar o negócio. Era a oportunidade que esperávamos.

Estava claro que Elevadores Atlas era a parte mais rentável da companhia - e que uma cisão seria eficaz para liberar seu valor. Acreditava-se que isso poderia ser al

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com