TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A historia dos sistemas e o crescimento global

Artigo: A historia dos sistemas e o crescimento global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  Artigo  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 3

A HISTORIA DOS SISTEMAS E O CRESCIMENTO GLOBAL

INTRODUÇÃO

Existe uma rede inextricável conectando e todo o sistema, seja no nível psíqui-co, econômico, informático, social, genético/biológico ou ecológico. E o livro aborda que nada pode ser visto de maneira isolada, pois o princípio de sistemas se faz pre-sente nos mais diversos aspectos da vida, desde a computação, sistemas de celula-res, economia global, sistema social, mercado, ecologia, sistemas de cognição e engenharia genética.

O Capitalismo Globalizado, que vem se estabelecendo através do “dinheiro ele-trônico”, já se encontra em rota de colisão com a limitação de recursos do planeta e com as emergentes Comunidades Sustentáveis. Em meio a este cenário, encontra-se o dilema da “exclusão social”, preterida ao segundo plano pelos interesses capi-talistas, nos diversos níveis científicos, econômicos, etc. que visam em princípio o lucro exacerbado. Além deste, também a ética na Biotecnologia, a responsabilidade social, o respeito às culturas, alfabetização tecnológica, fontes alternativas de ener-gia, são temas abordados no intuito de se delinear um amplo projeto de reestrutura-ção e organização da rede social.

AS HISTORIAS DOS SISTEMAS E O CRESCIMENTO GLOBAL

“Desde quando o mundo do desenvolvimento de programas para computador se preocupou com o que as pessoas querem? É tudo uma questão de evolução. O dia está se aproximando rapidamente, quando todos se curvarão para a mão de silício, e todos vocês suplicarão por piedade a seus deuses binários."

Bill Gates

1.1 SISTEMAS COMPUTACIONAIS

Atualmente, os sistemas operacionais (SO) estão cada vez mais fáceis de usar, possuindo interfaces muito simples e bonitas. Contudo, todas estas funcionalidades não surgiram do nada, foram evoluindo com o tempo. Por exemplo, a bela interface gráfica do Windows Seven é resultado de mais de 20 anos de desenvolvimento, desde as primeiras versões deste SO.

Sistema operacional não é a maquina. Atualmente, ainda são comuns alguns equí-vocos em relação ao sistema operacional.

Basicamente, o computador é composto por duas grandes categorias: hardware e software. A primeira delas se refere à parte física da máquina, ou seja, o que pode ser tocado fisicamente. Já a segunda abrange a parte lógica responsável por reali-zar tarefas, utilizando-se do hardware para a realização de suas tarefas.

Por isso, sistemas operacionais como o Windows, Linux ou o MAC OS, são apenas softwares que gerenciam toda a atividade do hardware, mas não o computador em si. Consequentemente, em um PC que contenha um dos SOs citados acima, quase sempre é possível instalar outro.

SISTEMAS OPERACIONAIS PRIMITIVOS

Primeiramente, quanto tratamos sobre a gênese do sistema operacionais, abordan-do a forma como eram desenvolvidos nas décadas de cinquenta, sessenta e seten-ta.

As máquinas não usavam SO. A primeira geração da computação moderna (1945-1955) não trabalhava com o conceito de sistema operacional propriamente dito, visto que as operações eram configuradas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com