TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são sistemas de informação. Tipos de computadores e suas história

Seminário: O que são sistemas de informação. Tipos de computadores e suas história. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Seminário  •  1.229 Palavras (5 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Aula Tema: O que são sistemas de informação. Tipos de computadores e suas histórias.

Sistemas de informação (SI) é um sistema cujo o elemento principal é a informação. Tem como objetivo armazenar, tratar e fornecer informações de modo a apoiar as funções ou processos de uma organização.

Um SI é composto de um subsistema social a e de um subsistema automatizado. O subsistema inclui as pessoas, processos, informações e documentos, e o subsistema automatizado consiste dos meios automatizados ( maquinas, redes de comunicação) que interligam os elementos do sub- sistema social.

Ao contrário do que muitos pensam as pessoas juntamente como os processos que executam e com as informações e documentos que manipulam também fazem parte do SI. O SI é algo maior que um software, pois além de incluir o hardware e o software, também inclui os processos e seus agentes que são executados fora das máquinas.

ETAPA 1

Passo 1

Os sistemas de informação empresariais na sua carreira.

A tecnologia tem alavancado muitas empresas no ramo da informação, tanto nas vendas online, como nas compras, além dos sistemas administrativos, o autor do PLT nos conta algo sobre a MBL (Major League Baseball) é uma grande incorporadora de transmissão da liga de Baseball da América do Norte, é uma empresa totalmente dependente da tecnologia por vários motivos como: na venda de ingressos, nas transmissões dos jogos e na hora de pagar as equipes, e o aluguel dos estádios.

O sistema mais operado pelos usuários é o site onde fazem suas compras de bonés, agasalhos, compra de ingressos e até verificam as pontuações de cada jogo. O site também disponibiliza jogos virtuais onde o torcedor monta a sua equipe imaginaria como se estivesse jogando ao vivo. Nota-se que a tecnologia é cada vez mais importante na vida da população.

A MBL uniu-se à SAS, onde coleta dados dos clientes e o números de usuários que visitam o site diariamente, isto foi um estudo de caso da MBL mostrando o quanto a tecnologia é essencial nos dias de hoje.

Nos estudos da MBL ou da DELL, entre outras do ramo da informação, podem ser usados os mesmos programas, mas com sistema diferente, porque cada empresa possui um esquema diferenciado. O texto do PLT nos pergunta:

O que é um sistema de informação?

O sistema de informação é uma definição técnica, onde inter-relacionados coletam ou recuperam dados, assim processam, armazenam e distribuem informações destinadas a apoiar a tomada de decisão. A informação vem acompanhada com uma bagagem de dados. O PLT cita um exemplo bem claro que é a do supermercado, os caixas do supermercado registram milhões de dados, como os códigos de barras que descrevem cada produto, esses dados podem ser somados e analisados, e ficam de responder informações significativas, contendo números totais, quanto a quantidades de produtos vendidos em cada loja.

O PLT mostra infinitas informações desde o básico até os sofisticados programas utilizados nos países mais desenvolvidos, dentre esses estudos notamos as dimensões dos sistemas de informação como: Organizações, Pessoas e Tecnologia. São processos utilizados dentro das empresas e na maioria das vezes esses processos incluem regras formais que foram desenvolvidas ao longo de muitos anos. Tais regras orientam os funcionários em uma serie de procedimentos, desde preencher uma fatura até responder a reclamações de clientes.

Muitas empresas ainda hoje não fazem uso adequado da tecnologia, mas no mercado profissional não se encontra ninguém sem conhecimento de informática, parece que nascem já sabendo manusear um PC, e uma das maiores descobertas do mundo é a Internet. De tão ampla que é a internet, hoje ninguém fica sem usar. Essa plataforma tecnológica também tem usos internos, fornecendo conectividade para unir diferentes sistemas e redes dentro de uma empresa. Para a maioria das empresas, usar a tecnologia da Internet é tanto uma necessidade organizacional quanto uma vantagem competitiva.

Os Sistemas de Informação abrangem muitas áreas profissionais tais como: Contabilidade, Economia e Finanças, Marketing, Gestão de operações em serviços e manufatura, Administração, entre outras. Dentre todas as profissões, a área de sistemas de informação é uma das mais dinâmicas e que sofre mudanças mais velozes, porque esta ligada à rápida evolução das tecnologias da informação, que por sua vez estão entre as mais importantes ferramentas para atingir os objetivos-chave das empresas.

O estudo desse capitulo é de extrema importância para os dias de hoje, pois nos relata acontecimentos verídicos, com ensinamentos práticos, como por exemplo os casos da IBM, Sony, Hewlett Packard e Accenture,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com