TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um sistema de planejamento global

Pesquisas Acadêmicas: Um sistema de planejamento global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.879 Palavras (12 Páginas)  •  1.099 Visualizações

Página 1 de 12

SUMARIO:

INTRODUÇÃO.............................................................................................................. 2

DESENVOLVIMENTO................................................................................................. 2

CONCEITO DE ORÇAMENTO.................................................................................. 2

ORÇAMENTO GERAL................................................................................................ 2

ORÇAMENTO FLEXÍVEL.......................................................................................... 3

PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO.............................. 3

AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO..................................... 4

ISENÇÃO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA................................................................ 6

ISENÇÃO TRIBUTÁRIA............................................................................................. 6

IMUNIDADE TRIBUTÁRIA...................................................................................... 6

BALANÇO PATRIMONIAL...................................................................................... 7

DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO...................................... 7

DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA....................................................... 8

APLICAÇÃO DOS MÉTODOS QUANTITATIVOS............................................... 8

CONCLUSÃO............................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS............................................................................................................ 10

INTRODUÇÃO

No competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais da área contábil-financeira que vêem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos de suas empresas, mas também seu próprio sucesso profissional.

Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e possíveis desvios sejam analisados, avaliados.

Fundamentalmente, o sistema orçamentário na utilização de técnicas e procedimentos contábeis aplicados antecipadamente aos fatos decorrentes de planos, políticas e metas para consecução de um resultado desejado. Portanto, ao final do processo, são obtidos os demonstrativos financeiros preparados sob condições de premissas que se espera que aconteçam durante o período.

DESENVOLVIMENTO

Conceito De Orçamento

Orçamento é o instrumento que permite acompanhar o desempenho da empresa e assegurar que os desvios do plano sejam analisados e adequadamente controlados. Montar um planejamento orçamentário consiste em reunir e analisar as variáveis empresariais para que se faça possível antever o futuro. O mais importante, é que quando planejamos estrategicamente, ganhamos tempo para a ação de melhor qualidade, visto que as variáveis que podem ser controladas foram antecipadamente gerenciadas de forma a nos preocuparmos somente com aquilo que é imprevisível. O esforço concentrado na direção correta aprimora a qualidade e ganha tempo da tomada de decisão empresarial, em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição previa de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos.

Juntamente com o planejamento estratégico e gestão de riscos uma dos principais pilares da gestão estratégica de qualquer organização é a gestão do orçamento. O planejamento, execução, monitoramento e avaliação do orçamento são essenciais para estruturar qualquer organização que busca ser competividade no mercado atual, principalmente, no mercado de prestação de serviço pelas suas características ágil e em constante mutação.

Orçamento Geral

O orçamento empresarial se faz necessário para que a empresa possa visualizar, antecipadamente, as atividades que deverão ser desenvolvidas no período projetado, bem como o caminho que será percorrido pela mesma.

Este é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica. A eficiência, a eficácia e a efetividade práticas do sistema de planejamento financeiro e orçamento dependerão da cúpula diretiva, cabendo-lhe informar o macro políticas de atuação e realizar as correções necessárias para que se constituam em importantes instrumentos de trabalho à organização. Mas, é importante que a gerência e as pessoas que participam do processo orçamentário estejam comprometidas com o sucesso do mesmo.

Todo o processo de gerenciamento contábil tem seu ponto culminante, em termos de controle, no orçamento empresarial. O orçamento é ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia.

Orçamento Flexível

O orçamento flexível identifica como e em que medida cada item de despesa de um departamento é influenciado pelo volume de produção e trabalho realizado nesse departamento; de que modo cada item de despesa deve variar com as alterações de volume, produção ou atividade. São valores de diversas despesas a diferentes volumes e não um volume específico ou fixo. O orçamento flexível expressa à relação entre o custo e o volume, a curto prazo. O seu ponto chave é a flexibilidade na sua técnica, que fornece uma base dinâmica de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com