TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A noção de mecanismos

Seminário: A noção de mecanismos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Seminário  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 2

Etapa 1

Passo 1

Engrenagens são conjuntos (um par, no mínimo) de rodas dentadasdestinadas àtransmissão de movimento e potência.São elementos de contato direto e movimento misto(rolamento e deslizamento).

Engrenagens de dentes retos: Embora essas engrenagens sejam simples em termos de operação, estes dispositivos mecânicos são aproveitados em uma infinidade de aplicações industriais e não industriais. Eles são frequentemente encontrados em formas cilíndricas ou de disco. Estas engrenagens são utilizadas para a finalidade de fazer variações na força e na velocidade de rotação de eixos. Eles possuem dentes retos e são normalmente instalados em eixos paralelos. Eles podem ser usados separadamente ou em uma combinação de duas ou mais engrenagens cilíndricas, dependendo do âmbito e da natureza da aplicação.

Engrenagens cônicas: Nas engrenagens cônicas, os dentes formam uma malha perfeitamente unida. Estas engrenagens são úteis quando há uma mudança necessária no sentido de rotação do eixo. Estes modelos de engrenagens podem ser usados com diferentes números de dentes para aumentar ou diminuir a velocidade de rotação. Embora os modelos de engrenagens cônicas sejam geralmente instalados em eixos com um ângulo de 90o, elas funcionam bem em outros ângulos igualmente. Os tipos de engrenagens cônicas são considerados muito benéficos, pois permitem ajustes durante a fase de montagem.

Engrenagens helicoidais: Estes dispositivos são também um dos mais conhecidos tipos de engrenagens industriais. Os dentes dessas engrenagens são projetados para formar uma malha em um ângulo adequado, com a intenção de criar uma carga de empuxo ideal. O termo “helicoidal” é devido aos seus dentes, que são curvos ao longo de uma trajetória helicoidal ou se assemelha a uma hélice. Seu design avançado permite um bom funcionamento destas engrenagens. Estas engrenagens podem confortavelmente transportar cargas pesadas devido à superfície de contato maior com os dentes.

Obs: A razão entre o número de dentes nas rodas é diretamente proporcional à razão de torque e inversamente proporcional à razão das velocidades de rotação. Por exemplo, se a coroa (a roda maior) tem o dobro de dentes do pinhão, o torque da engrenagem é duas vezes maior que o do pinhão, ao passo que a velocidade deste é duas vezes maior que a da coroa.

Em um par de engrenagens no qual:

z1= número de dentes da engrenagem 1

z2= número de dentes da engrenagem 2

n1= número de rotações por minuto da engrenagem 1 (rpm)

n2= número de rotações por minuto da engrenagem 2 (rpm)

Temos a seguinte equação:

Passo 2

Em física, frequência angular (ω) é uma medida escalar da velocidade de rotação. Frequência angular (ou velocidade angular) é a magnitude da velocidade angularda quantidade do vetor. O termo frequência de vetor angular às vezes é usado como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com