TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A opinião sobre o uso de uma caixa de câmbio automática

Artigo: A opinião sobre o uso de uma caixa de câmbio automática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Artigo  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 2

Sem falar no conforto (este compartilhado com os seres humanos "normais") de poder esquecer do câmbio quando queremos depositar nossa atenção noutra coisa.

Li uma vez num site sobre 4x4 que "um câmbio automático é tudo, menos automático". O escritor advogava que é um tipo completamente diferente de transmissão, com méritos e fraquezas distintos do câmbio manual, e o fato das marchas trocarem automaticamente é um detalhe irrelevante.

Acho que é uma afirmação radical demais, já que na maior parte do tempo o câmbio realmente permite ao motorista esquecer as marchas, mas concordo que ele torna o comportamento do automóvel bastante diferente, e influencia inclusive no jeito de dirigir.

O conteúdo deste artigo é baseado em experiência pessoal e principalmente em inúmeras dicas obtidas de diversos sites pela Internet. Não sou um especialista em mecânica, apenas pretendi fazer um resumo do que tenho lido a respeito, filtrando fora as lendas e informações improcedentes.

Modo de usar

De maneira geral, usar um câmbio automático é muito mais fácil que um manual. O folclore que gira em torno do CA é injustificado, e provavelmente nutre-se da vergonha que muitos já passaram ao tentar sair da loja com o primeiro carro automático, e não conseguiram tirar a alavanca da posição P (Park).

O CA "canônico" tem cinco posições na alavanca:

P (Park): sem equivalente no CM, é ponto-morto que bloqueia o movimento das rodas, para estacionamento em aclive etc. Tem algumas peculiaridades abordadas adiante.

R (Reverse): como o nome diz, marcha-a-ré.

N (Neutral): equivalente ao ponto-morto do CM.

D (Drive): andar para frente, com troca automática das marchas.

L (Low): andar para frente em baixa velocidade, usa apenas a primeira marcha, ou as duas primeiras. Alguns câmbios usam o número 1 para identificar esta posição.

Todo automóvel com CA "sai andando sozinho" em D, L ou R, sem acelerar. Em piso plano, sai andando rápido até demais. O antídoto é manter o pé no freio nas manobras, e sempre pisar no freio antes de engatar marcha.

Uma vez que se acostuma com isso, é um recurso extremamente bem-vindo. Fica muito fácil manobrar o carro, pois basta controlar no freio. Alavanca câmbio automático

Todo CA tem um ou mais dispositivos de segurança para impedir mudanças "infelizes".

Por exemplo, a troca D-N é livre, mas a troca N-R exige apertar um botão-trava, para evitar que o motorista engate a ré sem querer. Poderia ser desastroso ir de D para R (ou para L) estando em alta velocidade.

Para tirar o câmbio de P, alguns carros impõem duas travas: pressionar o botão da manopla e também o pedal do freio. Não conseguir tirar a alavanca de P por esquecer de pisar no freio (ou por não saber que isto é necessário) é a pegadinha que a maioria dos motoristas cai ao manobrar um CA pela primeira vez.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com