TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E SUSTENTABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

Por:   •  24/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.957 Palavras (24 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]        [pic 2]

[pic 3]

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA:

Avaliação do cenário ético e moral na empresa VBN Telecomunicações

Dezembro/2021

[pic 4]

Elaborado por: Rafael Saraiva Pini

Disciplina: Ética e Sustentabilidade

Turma: ONL021ZS-PROGC11T01_ESTCPMBAEAD-36_1121


Tópicos desenvolvidos

Apresentação e objetivo......................................................................................5

Desenvolvimento...................................................................................................7

  1. Ações e Estratégias............................................................................10
  2. Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas......................15
  3. Efeitos ou impactos de ações empresariais antiéticas......................16
  4. Soluções Sugeridas............................................................................17

Considerações finais e recomendações................................................21

Referências bibliográficas........................................................................23


Apresentação e objetivo

É inegável que na atualidade muito tem se falado sobre sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, responsabilidade social, ESG – Environmental, social and governance (ambiental, social e governança), etc. Tais discussões não são novidades, mas num mundo cada vez mais globalizado e ao mesmo tempo consumista, observa-se uma maturidade cada vez maior na conscientização da população global, que é testemunha ocular dos impactos ambientais e sociais do contexto organizacional, político e econômico em que vivemos, e diante disso se pergunta a cada dia qual é o mundo que deixará para seus filhos, netos e demais descendentes.

Estas discussões têm sido reforçadas em conferências globais lideradas pela ONU, como a Agenda 2030 (plano de ação global com objeticos de desenvolvimento sustentável) e a COP-26 (conferência sobre mudanças climáticas), não só recentemente, frutos de agendas iniciadas principalmente com as preocupações da exploração ambiental desenfreada desde o início da década de 1970, as quais podemos citar:

  • Conferência de Estocolmo-ONU (1972) – Meio Ambiente;
  • Relatório Brundtland (1987) – Desenvolvimento sustentável x padrões de produção e consumo;
  • Eco-92 ou Rio-92-ONU (1992) – Desenvolvimento sustentável
  • COPs-ONU – Conferência das Partes;
  • Livro Verde - Comissão das Comunidades Européias (2001) – Promover um quadro europeu para a responsabilidade social das empresas;
  • Rio +10 (2002) – Avaliação dos progressos em 10 anos das metas da Rio-92;
  • Rio +20 (2012) – Avaliação dos progressos em 20 anos das metas da Rio-92.

Fruto desta maturidade inegável, mas ainda insuficiente, da conscientização da população em geral quanto à necessidade de se pensar nas ações de hoje considerando os impactos de amanhã, há uma crescente cobrança de consumidores em geral para que as indústrias, empresas, governo, etc. se adequem a procedimentos sustentáveis, havendo inclusive um movimento de priorização de consumo de empresas que demonstram ações sustentáveis em todo o ciclo do produto, influenciando diretamente nos resultados econômicos das empresas. Ou seja, a visão dos clientes e consumidores em como eles enxergam a reputação das empresas influenciam no seu consumo ou não destas companhias, tornando a sustentabilidade corporativa não só um ato de cidadania, mas também uma questão econômica de negócio.

Diante deste cenário, a empresa VBN Telecomunicações, ciente da necessidade de adequações em seus procedimentos e cultura, principalmente focados nos aspectos de seu relacionamento com os clientes e com a opinião pública, solicitou este relatório a fim de apresentar uma proposta de diretrizes e mudanças de forma a auxilizar a organização na implementação de correções de problemas e melhores práticas sustentáveis.

Portanto, este relatório tem o objetivo de apresentar diretrizes do ponto de vista da ética e sustentabilidade com foco no relacionamento da organização com os clientes e opinião pública.


Desenvolvimento

Primeiramente é importante a contextualização da natureza de atuação da VBN, assim como apontamento dos principais problemas vivenciados.

A VBN como empresa de Telecomunicações atua no mercado de operação de rede de telefonia fixa, móvel, internet e TV por assinatura. Associado a esta operação a companhia também tem como meio de atuação a venda de planos ou contratos, através de canais de call center; venda de aparelhos (celulares, tablets e acessórios), assim como os serviços de atendimento e manutenção dos clientes, ou assinantes.

Como principais concorrentes da VBN podemos citar a Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel, todas empresas do ramo de telecomunicações, de mesma natureza e com metodologias similares à VBN.

Os critérios adotados neste reporte para o objetivo estabelecido estão norteados pelo aprimoramento de fundamentos da ética e do desenvolvimento sustentável na cultura organizacional da VBN e na prática, através do estabelecimento de ações que resultem em reconhecimento interno e externo à companhia, ou seja, em sua escala reputacional, principalmente chancelados por organizações isentas e de reconhecidos procedimentos de avaliações e monitoramento por indicadores estabelecidos.

Antes de tudo, faz-se necessário a definição de alguns termos pertinentes a este objeto:

  • Ética: De acordo com FIESER, o campo da ética (ou filosofia moral) envolve a sistematização, defesa e recomendação de conceitos de comportamentos certos e errados.  Em linhas gerais, a ética é uma trata de comportamentos (certo e errado) de forma universalizada para determinado ambiente ou contexto, ou seja, busca uma padronização de comportamentos, considerando a conduta moral conforme local e período em que se insere, tornando-se uma base fundamental para o comportamento daqueles ali envolvidos.

  • Ética Empresarial: Conforme CHEVIRATESSE e GASPAR, “A ética empresarial seria a fundamentação teórica para o sistema prescritivo e normativo vigentenessa coletividade específica – o meio empresarial, que engloba os princípios pelos quais os indivíduos desta coletividade devem agir de determinadas maneiras diante das situações que correntemente se lhes apresentam”. Portanto, a ética empresarial está relacionada aos padrões éticos de uma empresa dentro do seu ramo de atuação e das partes envolvidas (stakeholders).

  • Stakeholders: Partes envolvidas ou público de interesse. Stakeholders são todas as partes que de forma direta ou indireta tem interesse dentro de um negócio ou empresa, por exemplo. No caso da VBN, podemos citar como partes envolvidas o governo (poder concedente), clientes, colaboradores diretos e indiretos, fornecedores, concorrentes e sociedade de maneira geral.
  • Sustentabilidade: Característica ou condição do que é sustentável (OXFORD).
  • Desenvolvimento Sustentável: Trata-se da capacidade de promover o desenvolvimento de forma a “atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades”, conforme definido no relatório da World Commission on Environment and Development (Comitê Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento), publicado pela Oxford University Press, intitulado Our Common Future (Nosso Futuro Comum), ou como é popularmente conhecido Relatório de Brundtland (WCED, 1987, p.16).
  • Responsabilidade Social Corporativa (RSC): Conforme definido pela FIA – Fundação Instituto de Administração (2019), Responsabilidade Social “é um conceito que engloba as ações voluntárias de empresas que atuam em benefício do seu público, tanto interno quanto externo.

Ainda, conforme descrição do Livro Verde (2001, p.7), elaborado pela Comissão das Comunidades Européias, “Ser socialmente responsável não se restringe ao cumprimento de todas as obrigações legais - implica ir mais além através de um “maior” investimento em capital humano, no ambiente e nas relações com outras partes interessadas e comunidades locais. A experiência adquirida com o investimento em tecnologias e práticas empresariais ambientalmente responsáveis sugere que ir para além do simples cumprimento da lei pode aumentar a competitividade de uma empresa”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.1 Kb)   pdf (295.3 Kb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com