TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A árvore de diretórios do Linux

Abstract: A árvore de diretórios do Linux. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Abstract  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho de SO ll

Aluno: Adilson Apolonio

ARVORE DE DIRETORIOS DO LINUX E SUAS FUNÇÕES

A árvore de diretórios do Linux

A árvore de diretórios do Linux é controlada por um conjunto de regras estabelecidas pelo Linux Filesystem Standard2.6, ou FSSTND. Ele tenta seguir a tradição Unix, tornando o Linux semelhante à grande maioria dos sistemas Unix atuais. Esta estrutura é ilustrada na Figura

Por que estudar primeiro a organização dos arquivos? A reposta é simples. Conhecendo a distribuição dos arquivos (dados) na árvore de diretórios, fica mais fácil entender o que as aplicações e ferramentas devem fazer. A seguir tem-se uma breve descrição dos principais diretórios e seus conteúdos:

Figura 2.3: Árvore de diretórios do Linux.

/

O diretório raiz, que é específico para cada máquina. Geralmente armazenado localmente, contém os arquivos para a carga do sistema (boot), de forma a permitir a inclusão dos outros sistemas de arquivos (outras hierarquias de diretórios) na árvore de diretórios.

/bin

O diretório bin, contém programas (executáveis) que são necessários durante o boot (inicialização) do sistema, mas que também podem ser usados pelos usuários.

/dev

Os arquivos deste diretório são também conhecidos como device drives e são usados para acessar dispositivos eletrônicos do sistema2.7. Por exemplo, assim como é possível ler dados de um arquivo, é possível, também, ler dados de um disquete acessando /dev/fd0.

/etc

Este diretório é um dos mais importantes. Contém uma miscelânea de dados de configuração, tais como: roteiros (scripts) de inicialização do sistema em seus vários níveis e outros como a tabela de sistemas de arquivo, configuração da inicialização do sistema para cada nível, configurações de login para todos os usuários, configuração da fila de impressão e um número considerável de arquivos para configuração de rede e outros aspectos do sistema, incluindo a interface gráfica.

/home

Este diretório contém os diretórios pessoais dos usuários finais. Quando este diretório - home - se torna excessivamente grande, ele pode ser subdividido, na forma de grupos de usuários, para facilitar sua manutenção. Exemplos: /home/prof, /home/alunos.

/lib

Este diretório contém bibliotecas do sistema. O nome lib vem de library, biblioteca em inglês.

/lost+found

(achados e perdidos) Esse diretório mantém os arquivos recuperados pelo utilitário sistema, isto é, dados ``órfãos'' (perdidos) no disco ou que pertenciam a arquivos danificados.

/mnt

É um diretório com pontos para montagem de dispositivos de bloco, como discos rígidos adicionais, disquetes, CD-ROMs, entre outros. Simplificando, é o lugar reservado para a inclusão de outras hierarquias de diretórios, que podem estar em outros dispositivos ou em outra máquina da rede.

/proc

É um diretório cujos dados são armazenados na memória e não em disco. Nele encontram-se arquivos com a configuração atual do sistema, dados estatísticos, dispositivos já montados, interrupções, endereços e estados das portas físicas, dados sobre a rede, processador, memória, entre outros. Além disso, este diretório contém subdiretórios com informações detalhadas sobre o estado de cada programa em execução na máquina.

/sbin

Esse diretório contém arquivos executáveis e ferramentas para a administração do sistema.

/tmp

É o local destinado aos arquivos temporários. Observe-se a duplicidade aparente deste diretório com o /var/tmp. Na realidade o /tmp, em geral, tem os dados apagados entre uma sessão e outra, enquanto o /var normalmente fica com os dados salvos por mais tempo. Programas executados após o boot do sistema devem preferencialmente usar o diretório /var/tmp, que, provavelmente, terá mais espaço disponível.

/usr

Contém arquivos de comandos, programas, bibliotecas, manuais e outros arquivos estáveis, isto é, que não precisem ser modificados durante a operação normal do sistema. O Linux possibilita ao administrador da rede instalar aplicativos no /usr de apenas uma máquina e compartilhar esse diretório com outras máquinas da rede.

/var

Contém, em geral, os arquivos que sofrem modificações durante a sessão, bem como arquivos temporários. Cada máquina possui o seu próprio diretório /var (não é compartilhado em rede).

Diretórios

Um segundo conceito importante é o de diretório, muitas vezes também denominado pasta. Um diretório é muito semelhante a uma pasta de escritório: é utilizado para se agrupar vários arquivos (documentos). Cada diretório é identificado por um nome, da mesma forma que os arquivos2.4. Extensões podem ser utilizadas, mas geralmente não o são. Um diretório pode conter ainda, além de arquivos, outros diretórios, que, por sua vez, também podem conter arquivos e diretórios, e assim sucessivamente. Isto determina as hierarquias de diretórios ou árvores de diretórios.

O diretório no topo de qualquer hierarquia de diretórios, e que contém todos os outros diretórios, é denominado diretório raiz e, ao invés de um nome, é identificado pelo símbolo ``/'' (barra). Assim, para identificar um diretório é necessário conhecer, além do seu nome, o nome de cada um dos diretórios superiores a ele na hierarquia, até se chegar ao diretório raiz.

O Linux é um sistema operacional livre, gratuito, que possui todas as características presentes nos sistemas operacionais modernos, entre as quais:

Multiplataforma:

o Linux opera em computadores das famílias Intel (386, 486, Pentium, entre outros) e compatíveis (Cyrix e AMD), Motorola 68k (Atari, Amiga e Macintosh), Alpha (DEC), Sparc (Sun), MIPS (Silicon Graphics) e Power PC. Novas arquiteturas estão sendo incorporadas com o seu desenvolvimento;

Multiprocessado:

possui suporte a computadores com mais de um processador;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com