TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética e as relações humanas de trabalho

Tese: A ética e as relações humanas de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  Tese  •  2.621 Palavras (11 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 11

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo - Pirituba

ATPS: Ética e Relações Humanas no trabalho

Rafael Marcos Silvestre de Santana RA 6722242329

Andre Cipriano do Nascimento RA 7168531400

Francisco Gomes Canuto RA 6582335110

Raquel Barreto de Souza RA 7365739814

Érica Ferreira de Freitas RA 7309553014

São Paulo / SP / Junho 2013

Professor tutor Presencial: Wagner

Professor Tutor a Distancia: Monique M. Metzner de Lima.

Atividade pratica supervisionada apresentada ao curso superior Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera, como exigência parcial da disciplina Ética e Relações Humanas no trabalho para obtenção de nota, sob orientação da Profª. Tutora EAD Monique M. Metzener de Lima.

São Paulo / SP / 2013

Sumário

1. Introdução......................................................................................... 4

2. Ética Profissional no filme “Amor sem escalas”.............................. 5

2.1 - Sinopse do Filme..................................................................... 5

2.2 - Situações envolvendo a ética profissional em Administração... 6

3. Conclusão........................................................................................... 6

4. Referências bibliográficas.................................................................. 8

Introdução

A ética nos tempos modernos, migrando da ética de Aristóteles para a ética na sociedade brasileira nada mais é que um estudo voltado a conduta humana no campo ético na empresa, em casa ou para com a sociedade. Trazendo a alusão pensamentos e conceitos de Aristóteles relacionando-os ao cenário brasileiro atual, sabemos que o inicio desse tema foi no passado na Grécia antiga.

Porém o conceito ético discorre filosoficamente em épocas diferentes e por inúmeros pensadores formando assim diferentes conceitos e formas ao termo. A palavra é tica origina-se do grego ethikós: que diz respeito a costumes.

Veremos um conceito ético aristotélico que trata o universo ordenado por leis constantes e imutáveis, que nesse contexto rege fenômenos naturais, políticos, moral e estético. Fazendo uma comparação com a sociedade moderna brasileira nos parece que muitos cidadãos se esqueceram ou decidiram não praticar valores formadores.

Veja o exemplo dos nossos governantes nos últimos anos o tanto de escândalos envolvendo o nosso dinheiro de contribuir, saímos cedo chegamos tarde, abrimos mão de estar com nossa família para ganhar talvez 10% a mais no salário e quando nos damos conta todos os valores “teoricamente” sugado pelo governo vai para o bolso dos mensalões do governo.

Se houvesse ética no meio empresarial nossos governantes não estariam a todo tempo em foco de escândalos, roubando de certa forma o que nós trabalhadores pagamos com tanto esforço. Essa questão vai além de trabalho envolve a questão familiar onde foram parar os valores ensinados nos lares e nas escolas? Não precisar ir até a Grécia para perceber a questão ética imposta na sociedade voltemos aos ensinamentos dos nossos avós a cerca de alguns anos atrás, tínhamos um embasamento muito maior para falta sobre esse tópico.

2 - Éticas Profissionais no filme “Amor sem escalas”

2.1 - Sinopse do Filme

O filme Amor sem Escalas de Jason Reitman, retrata a vida de um executivo que tem a missão de demitir pessoas pelo país,o que faz com muita intensidade,já que o serviço vive uma crise econômica que afeta os EUA,o personagem principal (George Clooney) exerce sua função com bastante habilidade e é considerado pela empresa um dos melhores funcionários no ramo.Ele consegue manter pra si,alheio a realidade das pessoas que demite e os transtornos de um momento tão delicado nas vida das pessoas.

Podemos perceber no filme o impacto que as mudanças organizacionais tem na vida dos funcionários, como até as pessoas competentes dentro de uma empresa tem dificuldade em lidar com essa situação. Na realidade atual, devido a um ambiente de alta instabilidade econômica,o surgimento de novas tecnologias e a satisfação do cliente se torna cada vez mais difícil de atingir,as organizações veem a necessidade de sempre estar acompanhando as novas situações de mercado e mudar continuamente o seu perfil pra criar um diferencial competitivo,procurando maximizar a qualidade de seus serviços e minimizar seus custos operacionais.

No filme esse cenário é bem retratado quando propõe a utilização de vídeo conferência para fazer as demissões e assim diminuir e muito os custos de viagens da empresa. A ideia é muito bem aceita pela diretoria,mas o personagem principal é relutante em aceitar a ideia,uma vez que estará perdendo a oportunidade de juntar suas 1 milhão de milhas,além de acreditar que esse modo não é adequado para executar a tarefa que ele conhecia tão bem.

De fato, apesar da grande economia que a empresa faria com a adesão dessa nova ferramenta, a mudança proposta não se mostrou eficiente,uma vez que esse tipo de abordagem envolve questões emocionais de grande impacto na vida das pessoas.

Optaram por uma mudança organizacional pensando exclusivamente no lucro, assim foi muito mal planejada e apresentou falhas e assim tiveram que voltar ao modelo antigo e o personagem de Clooney continuar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com