TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica E Relações Humanas No Trabalho

Artigo: Etica E Relações Humanas No Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  2.440 Palavras (10 Páginas)  •  1.356 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE GESTÃO PÚBLICA

DICIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

DATA: 16 de Abril de 2013

Priscila Alves de Oliveira (Ra: 437671)

Anaurelino Costa Santana (Ra: 439925)

Marcelo Vera da Paixão (Ra: 439124)

Waldemar Canegete Falleiros (Ra: 434679)

Professora. Ma. Yaeko Ozaki

Tutora presencial: Verônica Martins Freitas

RIO VERDE MATO GROSSO DO SUL

2013

Introdução

Administrar uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. As ameaças às organizações, vindas dos clientes, da concorrência, da decorrência das mudanças no contexto socioeconômico requerem habilidades humanas em alto grau de refinamento.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do comportamento organizacional. De modo particular as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupos, aprendizagem, percepção, atitudes, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

O Comportamento Organizacional esta ligado diretamente na modelagem do ser humano, influenciando nas necessidades e motivando os indivíduos em diferentes organizações, ou em grupos nas empresas, incentivando a produtividade, fazendo superar as pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e políticas. Na busca de avaliar o impacto que os indivíduos possuem em uma empresa.

O Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano, focando aços e atividades dos indivíduos, grupos e organizações no intuito de alcançar produtividade e buscar identificação das causas ou razões que determinam fatos, acontecimentos ou fenômeno, é uma dinâmica dentro do ambiente de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

Os gerentes têm, nos estudos proporcionados pelo comportamento organizacional, poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as continuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

CAPITULO – I

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é como uma cultura que é passada para cada pessoa, para que o convívio das pessoas dentro de uma empresa seja bom, e daí sim com isso satisfaz seus clientes.

O Comportamento Organizacional se baseia em nós seres humanos, em nossas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômico, culturais, tecnológicas e sociais.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, deficiências. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudança.

Conceito:

Segundo Ludwig Bertalanffy 1920, percebia inúmeras falhas na teoria da biologia. O modelo mecanicista parecia prevalecer na época e isso desprezava o que é essencial na vida humana.

Segundo Fritjot Capra diz que a humanidade deve aprender com os princípios básicos da natureza na busca pela sustentabilidade.

Autor Sistema Aberto Sistema Fechado

Ludwig Bertalanffy Possui fluxos de entrada e de saída, de importação e de exportação com o ambiente. ex: organismos vivos. Não possui entrada nem saída de material. São aqueles considerados isolados. Ex: o universo.

Fritjot Capra Mantém continua troca de energia e matéria com o ambiente. Ex: organismos vivos. Não precisa interagir com o ambiente para funcionar. Ex: maquinas relógio.

CAPITULO – II

Relatório sobre pesquisa feita com 20 pessoas a respeito dos efeitos das Inovações Organizacionais.

A pesquisa foi feita na empresa Prefeitura municipal de Rio Verde sendo entrevistadas 20 pessoas de 21 anos de idade a 50 anos de idade, onde foram tratados temas e questionamentos sobre as inovações feitas nas empresas para melhoramento da produção da mesma.

Dos assuntos relacionados podemos entender que hoje são imprescindíveis as inovações dentro das empresas, pois as informações se disseminam muito rápido e o mundo está em constantes transformações. Por isso as empresas tem que se adequar conforme estas transformações, tanto no campo tecnológico quanto no ambiente de trabalho e outros campos.

Hoje observamos que existem pessoas que não estão abertas a inovações e ficam estacionadas no tempo, fazendo as mesmas coisas e ações do passado, sem se aperfeiçoarem e fazerem cursos para melhoramentos na sua área de produção de trabalho, por isso acaba ficando sem qualificação e fora do mercado de trabalho e hoje existem empresas que não fazem mudanças para seu melhoramento e funcionamento e assim deixam de trazer propostas que favoreçam a satisfação de sua clientela que está cada vez mais exigente que buscam sempre soluções priorizem as necessidades do mercado.

Durante a entrevista pode-se perceber que em todos os lugares as mudanças dentro de umas empresas causam transtornos no início, até as pessoas se adaptarem às novas tecnologias, aos novos sistemas implantados e a uma nova gestão organizacional. Diante desta realidade algumas pessoas se veem forçadas a se aperfeiçoarem e existem outras que preferem desistir ao ter que se adaptar a estas transformações.

O dinamismo dentro do trabalho também foi colocado por algumas pessoas, pois hoje a tecnologia é uma maneira eficaz de se trabalhar, os novos recursos tecnológicos mudam e inovam, mas com ela podem surgir novos perfis humanos, ou um novo organograma organizacional dependendo do impacto da novidade. Os impactos que a Tecnologia da Informação provocou nos aspectos organizacionais, referentes aos critérios de desempenho nas empresas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com