TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética e as relações humanas de trabalho

Relatório de pesquisa: A ética e as relações humanas de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.350 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

DESAFIO PROFISSIONAL

Empreendedorismo;

Ética e Relações Humanas no Trabalho; e

Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

PROFESSORES-TUTORES EAD: Carlos Eduardo de Azevedo; e

Raquel de Oliveira Henrique.

Brasília/DF

2014

I. -Seguimento / Setor de atividade escolhido: Vestuário (loja / comércio de roupas).

De acordo com a pesquisa realizada pelo grupo, o setor de vestuário foi escolhido por apresentar um crescimento de 12,34% em relação ao mesmo período de 2013, grande mercado e perspectiva de crescimento. E também por ser o setor mais promissor do varejo brasileiro para receber potenciais investidores. O Brasil aparece como o país mais atraente para este segmento em um grupo de 10 países emergentes, superando inclusive a China.

- Exercício “auto avaliação do Perfil Empreendedor, PLT da disciplina de Empreendedorismo – Página 41 – 43”.

-Questões da Identificação e Avaliação do segmento:

• Quais as vantagens competitivas do empreendimento?

O comércio nos permite intensa troca de informação e conhecimento e isso contribui de maneira satisfatória para o de surgimento de modernas tecnologias e avanços nos processos de logística, marketing, administração e até novos costumes e visão no mundo. É o que tem acontecido de maneira exemplar no varejo de roupa cuja modernização se traduz em crescimento inigualável.

Suas vantagens competitivas são:

Preços baixos

Uma das vantagens competitivas mais célebres de entrar no ramo de vestuário é que pode se oferecer produtos a uma taxa reduzida, baixo preço é a chave principal desse ramo, também tem o fato de poder trabalhar com um publico específico, ou seja: masculino ou feminino, infantil ou adulto.

Variedade de produtos

A variedade de produtos condiz com qual público irá trabalhar, também tem fato que lojas de roupas não são limitadas nas quantidades de peças a serem comercializadas o que faz com que suas ofertas sejam ainda mais atraentes.

Sistema de crédito eficiente e flexível.

A habilidade e experiência em oferecer crédito são elementos-chaves de diferenciação em relação à maior parte de seus concorrentes. Um cartão da loja, por exemplo, é um importante instrumento de fidelização de seus clientes e um eficiente mecanismo para ampliar suas vendas e base de consumidoras. Além disso, o cartão permite à companhia flexibilizar as formas de pagamento às seus clientes e elaborar constantes promoções. Ao conceder crédito, a Companhia possibilita que suas clientes realizem um maior volume de compras.

• Qual retorno econômico ela proporciona?

De igual modo, importantes são as dificuldades financeiras como a falta de capital, a dificuldade no acesso ao financiamento ou crédito a taxas demasiado elevadas. Nesse caso é essencial a implantação de uma tesouraria já que por muitas vezes é deixada de lado esquecendo o empresário que tanto ou mais importante que vender, é receber.

Sabendo lidar com esses aspectos, separando e organizando cada um o retorno econômico será cada vez mais favorável, pois o que foi investido no inicio se torna lucro e beneficio quando se tem uma organização financeira completa.

• Para transformar a oportunidade detectada em negócio, qual estrutura será necessária?

Antes de colocar todas essas idéias em prática é necessário analisar todos os aspectos que envolvem esse projeto tais como: estrutura do local, equipamentos a serem usados, investimentos, boa localização, quantidade de funcionários e etc. Todos esses aspectos são essenciais para um inicio de sucesso de um negócio.

• Qual é o conhecimento, organização e independência do empreendedor? Quanto maior o domínio de um empreendedor sobre um ramo de negócio, maior será sua chance de êxito.

São sedentos pelo saber e aprendem continuamente, pois sabem que quanto maior o domínio sobre um ramo de negócio, maior é a sua chance de êxito. Os empreendedores sabem obter e alocar os recursos matérias, humanos, tecnológicos e financeiros de forma organizada e racional, procurando o melhor desempenho para o negócio eles querem estar a frente das mudanças e ser em vez de empregados querem criar algo novo e determinar os próprios passos abrir os próprios caminhos, ser o próprio patrão e gerar empregos.

• Qual é a disposição do empreendedor em assumir riscos?

Talvez essa seja a característica mais conhecida dos empreendedores. Mas o verdadeiro empreendedor é aquele que assume riscos calculados e sabem gerenciar o risco avaliado as reais chances de sucesso. Assumir riscos tem relação com desafios. Para o empreendedor quanto maior o desafio, mais estimulante será a jornada empreendedora.

• Qual é o comprometimento do idealizador (empreendedor)?

Arriscar conscientemente é ter coragem de enfrentar desafios, de tentar um novo empreendimento, de buscar, por si só, os melhores caminhos.

Eles implementam suas ações com total comprometimento, atropelam as adversidades, ultrapassando os obstáculos, com uma vontade impar de fazer acontecer. Mantêm-se sempre dinâmicos e cultivam um certo inconformismo diante da rotina. O seu comportamento aliado as boas idéias e paixão pela profissão são ferramentas ideais para um futuro sucesso.

II – Planejamento e plano de negócios.

Após verificar o PLT da disciplina Empreendedorismo, selecionamos o a estrutura 4, sugerida para pequenas empresas em geral.

1. Capa

2. Sumário

3. Sumario Executivo Estendido

3.1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com