TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Por:   •  15/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)

Definição:

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um órgão privado, de utilidade pública e sem fins lucrativos, responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária para o desenvolvimento tecnológico brasileiro.

Utilização:

As normas são de uso voluntário e são utilizadas para padronizar, indicam um padrão de qualidade de produtos, serviços e processos. É importante para evitar conflitos e útil na comparação de pesquisas relacionadas a um determinado assunto.

Fundada em 28 de setembro de 1940, consiste em um dos membros fundadores da ISO (International Organization for Standardization / Organização Internacional de Normalização), COPANT (Comisión Panamericana de Normas Técnicas / Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas) e da AMN (Asociación Mercosur de Normalización / Associação Mercosul de Normatização), também é membro da IEC (International Eletrotechnical Commission /Comissão Eletrotécnica Internacional).

Este órgão também atua na avaliação da conformidade e possui programas de certificação de produtos, sistemas e rotulagem ambiental, tendo esta atividade documentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos e embasada em uma estrutura técnica possuindo auditores multidisciplinares que garantem a credibilidade, a ética e o reconhecimentos de todos os serviços ofertados.

Importância:

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) tem a missão de abastecer a sociedade brasileira de conhecimento por meio de documentos normativos, que permita a produção, comercialização e utilização de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

Apesar de não serem obrigatórias, disponibilizar um produto ou serviço que não siga as normas aplicáveis ao mercado alvo implica esforços e responsabilidades adicionais para colocá-lo neste mercado.

VANTAGENS:

Entre as diversas vantagens inerentes a aplicação das normas aos produtos e serviços entregues ao mercado por determinada empresa podemos citar:

• Tornam os produtos/serviços mais eficientes e seguros;

• Facilitam o comércio;

• Disseminam a inovação;

• Protegem os consumidores.

As normas garantem a qualidade, segurança, confiabilidade dentre outras características aos produtos e serviços ofertados em mercados cada vez mais competitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com