TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950)

Por:   •  9/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 2

Acessibilidade

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT NBR950), a Acessibilidade é definida como"a condição para utilização com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação por uma pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida".  

Este ainda é um grande desafio, uma constante maratona. E além das barreiras físicas presentes existem outras psicossociais que são inerentes às questões da pessoa com deficiência e que necessitam ser removidas: o preconceito, a ignorância e o medo.

Seguem algumas imagens em que podemos visualizar situações que possuem adaptações na estrutura para fornecer a acessibilidade e outras que não possuem:

[pic 1] 

Figura 1: Poste de Sinalização obstruindo a rampa de acesso.

Na Figura 1 podemos notar que um poste está obstruindo o acesso à rampa. A prefeitura seguiu as normas e rebaixou a guia da calçada, porém logo à frente havia um poste, que impossibilita o acesso à rampa.

[pic 2]

Figura 2: Rampa de Acesso construída acima do primeiro degrau.

. Na Figura 2 notamos que houve uma preocupação do dono da lanchonete em criar uma rampa de acesso à cadeirantes, porém por um erro de projeto ou uma falta de percepção do construtor, essa rampa se inicia após o primeiro degrau, o que a torna ineficiente para a acessibilidade.

[pic 3]

Figura 3: Rampa de Acesso

. Na Figura 3 temos um exemplo positivo da rampa de acesso, que dá fácil acesso do cadeirante à loja. Essa rampa tem que ter um ângulo bom o suficiente pra pessoa conseguir subir sozinha (o ideal é entre 6,25% e 8,33%, de acordo com ABNT NBR 9050:2004).

[pic 4]

Figura 4: Rampa de Acesso

Na Figura 4 temos um exemplo positivo e inteligente da rampa de acesso. Essa rampa consiste em uma solução que resolve uma boa parte das entradas inacessíveis pois é móvel. Não precisa fazer obra, mexer na estrutura ou na fachada do imóvel, basta mandar fazer uma rampa que se encaixe por cima dos degraus e colocá-la quando necessário. Não fica muito caro e atende a quem precisa, mas sempre tomando o cuidado de encaixar com segurança sobre os degraus.

Referências

GONZALES, Nena. O que é Acessibilidade. Disponível em: http://www.novoser.org.br/instit_info_acess.htm (Acessado dia 06 de maio de 2014)

MORAES, Marina Grava. ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL EM ESCOLAS. Disponível em: http://www.fc.unesp.br/upload/pedagogia/TCC%20Marina%20Grava%20-%20Final.pdf  (Acessado dia 06 de maio de 2014)

Acessibilidade. http://www.deficienteonline.com.br/principais-normas-de-acessibilidade-para-deficientes___9.html (Acessado dia 06 de maio de 2014)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (404.7 Kb)   docx (286 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com