TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADITIVOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

Por:   •  25/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  809 Palavras (4 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 4

SOCIEDADE PIAUIENSE DE ENSINO SUPERIOR LTDA

ENGENHARIA CIVIL

ADITIVOS PARA CONCRETO DE CIMENTO PORTLAND

Teresina, setembro de 2015

1. INTRODUÇÃO

Os aditivos, que não estavam presentes nos primeiros passos do desenvolvimento do concreto, hoje são figuras de fundamental importância para sua composição. Há quem diga que eles são o quarto elemento da família composta por cimento, água e agregados e que sua utilização é diretamente proporcional à necessidade de se obter concretos com características especiais.

Os aditivos são produtos químicos adicionados à mistura do concreto. Eles têm a capacidade de alterar propriedades do concreto em estado fresco ou endurecido e apesar de estarem divididos em várias categorias, os aditivos carregam em si dois objetivos fundamentais, o de ampliar as qualidades de um concreto, ou de minimizar seus pontos fracos. Os principais aditivos utilizados no Brasil são: retardadores, incorporadores de ar, plastificantes, superplastificantes (e seus derivados, como plastificantes aceleradores e plastificantes retardadores).

Como exemplo, podemos dizer que sua aplicação pode melhorar a qualidade do concreto nos seguintes aspectos:

- Trabalhabilidade

- Resistência

- Compacidade

- Durabilidade

- Bombeamento

- Fluidez (auto adensável)

E pode diminuir sua:

- Permeabilidade

- Retração

- Calor de hidratação

- Tempo de pega (retardar ou acelerar)

- Absorção de água

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo a NBR-11768/92, os principais tipos de aditivos são:

a) tipo P - aditivo plastificante: Produto que aumenta o índice de consistência do concreto mantida a quantidade de água de amassamento, ou que possibilita a redução da quantidade de água de amassamento para produzir um concreto com determinada consistência com aumento de resistência inicial e final, sem alteração do tempo de pega. Aumentam a trabalhabilidade.

b) tipo R - aditivo retardador: Produto que aumenta os tempos de início e fim de pega do concreto para facilitar sua aplicação em longas distâncias, lançamento de concreto em climas frios, entre outras situações.

c) tipo A - aditivo acelerador: Produto que diminui os tempos de início e fim de pega do concreto, bem como acelera o desenvolvimento das suas resistências iniciais para serviço de concretagens, reparos estruturais, apoios de máquinas e serviços afins. Aceleradores a base de cloretos não são recomendados para utilização em contato com aço, pois ocorrerá oxidação. Aceleradores a base de aluminatos podem ter qualquer aplicação.

d) tipo PR - aditivo plastificante retardador: Produto que combina os efeitos dos aditivos plastificantes e retardador.

e) tipo PA - aditivo plastificante acelerador: Produto que combina os efeitos dos aditivos plastificantes e acelerador.

f) tipo IAR - aditivo incorporador de ar: Produto que incorpora pequenas bolhas de ar ao concreto. Confere ao concreto maior plasticidade, impermeabilidade e resistência aos ataques químicos de águas agressivas, a plasticidade conferida permite reduzir a quantidade de água resistência ao ataque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com