TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Ensaios: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  8.343 Palavras (34 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 34

SUMÁRIO

Introdução 5

Etapa 1 –..Resumo do livro de Martin PETRONIO.. ,Empresa escolhida para visita ,Relatório de agendamento para a visita. até a empresa........6 ,7, 8, 9 ,10, 11, .

Etapa 2 –...Resumo do livro de Arnald ,J.R., Analise de sistemas..12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20,21..

Etapa 3 – Formas diferentes de aquisição, Principais aspectos sobre os tópicos 23, 24, 25, 26

Etapa 4 –Pesquisa de equipamentos de movimentação e armazenagem, Analise sobre os principais equipamentos 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37

Considerações Finais 38

Referências Bibliográficas 38

Autorização para a visita até a empresa 39

INTRODUÇÃO

O processo de armazenagem em qualquer empresa deve seguir algumas normas internas referentes ao tipo de Lay-outs, padronização, sistema de informação, giro de estoque e fluxo de movimentação das mercadorias dentro do armazém.

Administração de materiais é considerada um gerenciamento de estoque seguindo procedimento para a realização, de um trabalho de qualidade.

Os equipamentos de movimentação são muitos importantes para o bom desempenho das práticas de armazenagens, existe vários tipos de equipamentos com tecnologias avançadas que proporcionam rapidez e segurança, pois, é na escolha dos equipamentos que determina a melhor maneira, a forma, as técnicas e condições de armazenamento dentro de qualquer empresa; independente do ramo de atividades.

As boas práticas de armazenagens têm por objetivo garantir a integridade e a qualidade dos produtos armazenados de forma a impedir a perda do valor e deterioração, a temperatura de armazenamento deve ser compatível com a recomendação do fabricante.

Não armazenar alimentos juntos a produtos químicos, de higiene, de limpeza e perfumaria, para evitar contaminação ou impregnação com odores estranhos. E nenhuma substância que possa contaminar os alimentos deve ser utilizada ou estocada na área de manuseio de alimento, exceto quando necessário para a higiene e para fins de processamento. Os produtos destinados à devolução devem ser colocados em locais apropriados, separados da área de armazenamento e manipulação, limpos, organizados, identificados e agrupados por fabricante e acondicionados em sacos fechados. (JOSAPAR, 2003, pg 13).

ETAPA 1

Passo 1

Ler individual Martin PETRONIO

O livro aborda as preocupações dos gestores em administrar corretamente os recursos . Lembrando que para esta função devemos ter pessoas treinadas qualificadas para exercer a atividade sendo uma responsabilidade enorme administrar os recursos de materiais pois não envolve apenas os materiais em si mas também patrimônios, capital, humanos, tecnológicos.

A administração de materiais não engloba apenas a parte de materiais envolve todos os processos desde a chegada da matéria prima no almoxarifado até o seu processo final cliente satisfeito dentro do prazo estipulado.

A Administração de materiais não se relaciona exclusivamente com o controle de estoques, envolve toda a empresa desde a compras de materiais e financeiras pois precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios.

Compra de matéria prima, e fundamental para se ter uma boa administração de Materiais , a compra da materia prima acontece de acordo aqueles que melhor atendem as necessidades da empresa, a compra é feita em cima do pedido solicitado pelo cliente para que os estoques não se acumulem, para que não haja necessidade de se ter um grande espaço para armazenamento e para que a produção não seja interrompida.

Armazenagem das matérias primas,devem ser posicionadas em lugares de fácil acesso e perto de onde serão consumidas para facilitar e agilizar seu manuseio e movimentação. Controlar o consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Estoques são mantidos para que a produção não tenha seu ciclo produtivo interrompido, uma vez que isso aconteça, a empresa poderá sofrer graves prejuízos, como arranhar a própria marca, tornando-se um prejuízo incalculável, portanto esse abastecimento deve ser feito de forma consciente, sem deixar de suprir a demanda dos setores da empresa.

A grande questão é determinar a quantidade ideal de estoque e alinhar as compras de matérias primas de acordo com o fluxo de caixa da empresa. Mas para isto é necessário fazer um estudo de perfil da empresa e de seus administradores e entender suas necessidades para que isto não se torne um fator negativo.

Para que se tenha um ciclo de processos funcionando corretamente e uma eficiente administração de materiais faz-se necessário ter muita disciplina e organização.

Passo 2

Empresa: NICHIBRAS INDÚSTRIA E COMERCIO LTDA. Situada a Rua das Araucárias nº 218 Embu das Artes Jardim. Pinheirinho S.P CEP: 06835-530.

Com mais de 25 anos atuando no mercado de peças técnicas a NICHIBRÁS e uma empresa de constituição genuinamente nacional que atua no mercado das indústrias automobilísticas, eletro eletrônica, informática, naval, aérea construção civil.

A NICHIBRAS pratica uma política de qualidade que norteia suas ações na busca constante pela excelência, culminando esta pratica com certificações pela NBR ISSO 9001 e ISSO/ TS 16949. Mantendo intercambio constante com técnicos de BENCHMARKING, em feiras e exposições técnicas que possibilitam atender as necessidades dos clientes com eficiência e também antecipar as tendências no desenvolvimento dos produtos diferenciados que ocupam lugar atual no mercado, valorizando sua tecnologia de ponta.

Os produtos fabricados pela NICHIBRÁS são peças técnicas em espumas flexíveis confeccionadas através de cortes, estampagens termoformagem e dublagem. Produzimos também peças injetadas em poliuretano expandido.

Para confecção das peças utilizamos matérias prima de qualidade com: espumas, aglomerados, TNT.

Objetivo principal da NICHIBRAS: Satisfação das pessoas.

Colaboradores: Através de boas condições de trabalho e de valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.5 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com