TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Trabalho Universitário: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.424 Palavras (10 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 10

Etapa 2-3-4

Uma vez definidas as características de cada um dos sistemas, podemos perceber, quando comparamos os dois sistemas, que não só os podem ser utilizados em conjunto, como também podem ser quase confundidos. Um exemplo disso é que o principal objetivo do MRP é fornecer produtos Just in time, quando necessário.

MRP começa olhando à frente e identificando quais produtos devem ser entregues em que momento no futuro. Este é um ponto importante: o MRP pode planejar a produção quando queremos antecipar as necessidades futuras de produtos. Ele utiliza a lista de materiais para calcular a quantidade daqueles itens que precisam ser solicitados dos setores anteriores do fluxo de produção e, para estes,quantos itens e materiais devem ser solicitados dos fornecedores. Fazendo isso, ele liga a demanda dos clientes à rede de suprimentos. O MRP pode também lidar com ambientes complexos. Ele pode lidar com necessidades detalhadas de componentes, tanto para produtos produzidos esporadicamente como para aqueles produzidos em grandes volumes.

O Just in Time por outro lado, não se sente confortável com alta complexidade. Ele se desempenha melhor nos casos em que as estruturas de produtos são relativamente simples, a demanda é relativamente previsível (preferencialmente nivelada) e os fluxos de materiais são claramente definidos. Além disso, o paradoxo Just in Time é que há circunstâncias nas quais ele é menos capaz que o MRP de atingir o fornecimento literalmente Just in time.

O MRP responde com dificuldade a mudanças na demanda. Não é um sistema que prevê e antecipa a demanda – o que se configura tanto com virtude quanto com limitação. O mesmo sistema que protege os setores iniciais do processo das flutuações da demanda, também o faz menos capaz de reagir de forma flexível a mudanças, especialmente nos casos em que a complexidade da estrutura de produtos já contraria a necessidade de simplicidade do Just in Time.

Apesar disso, os ideais do Just in Time são interessantes para grande variedade de sistemas produtivos, não somente aqueles com uma produção estável e de alto volume. Isto se deve ao impacto poderoso e direto que os princípios do JIT têm no nível do “chão defábrica” de quase todos os sistemas produtivos. Os princípios simples e transparentes do controle puxado, juntamente com seu objetivo de aprimoramento contínuo, promovem a disciplina que torna viável o controle de eficiência no dia-a-dia.

Após a análise conjunta dos sistemas, bem como suas vantagens e desvantagens, percebemos claramente que os sistemas MRP e Just in Time podem ser combinados em uma mesma abordagem, já que eles não são sistemas excludentes. Porém, é importante salientar que para isso, existem algumas regras para que essa integração seja proveitosa, mesmo porque os sistemas acima mencionados vêm passando por várias críticas atualmente, por não realizarem, em muitos casos e de maneira efetiva, aquilo que propõem.

A Lupatech S/A trabalha com o sistema MRP, pois trabalha com uma carteira de clientes, a produção é feita através da carteira mensal, tendo a necessidade de altos estoques, pois trabalham com um prazo de reposição de quarenta dias, tem a descavangem de produtos obsoletos, produtos vencidos, capital parado, ocupação de espaço, com a carteira de clientes e planejamento de produção, não há como trabalhar com baixos estoques.

3- Pesquisa sobre as formas diferenciadas de se efetuar o processo de aquisição de matérias, nos principais aspectos relacionados à :EDI (Eletronic Data interchange) / Centrais de compras em pequenas empresas / Leilões.

EDI

Sistema criado para otimizar o processo comercial, antes lento e burocrático por papeisque hoje através de via eletrônica se torna muito rápido e integrado, alem de que tem aplicação entre vários departamentos internos e também por clientes e fornecedores externos que utilizam o mesmo sistema, e necessitam de respostas rápidas que são por meio eletrônico podem passados em tempo real, tanto para pedidos como solicitações e tantos outros atributos que possam ser agregados, para dados fornecidos e recebidos eletretronicamente entre empresa, fornecedores, órgão fiscal, instituição financeira e cliente onde todos podem se interagir.

Dentre os benefícios de utilizar a EDI temos redução do fluxo de papéis; tempo usado para envio via correio; entrada manual de dados; erros em dados; despesas com área administrativa e tempo para o ciclo de transações comerciais. Permitindo o fluxo mais rápido e preciso da informação; uma ligação muito próxima com os fornecedores; implantação de sistemas de inventário; JIT (just-in-time); uso de modernas redes de comunicações e melhor serviço ao cliente. E por último facilita a produtividade, lucratividade e vantagem competitiva.

E temos consideradas como desvantagens o alto custo de implantação, Acessibilidade restrita devida ao custo, requerimentos rígidos impostos por padrões, Soluções parciais, soluções fechadas, barreiras culturais falta de treinamento no uso da ferramenta, falta de pessoal qualificado, falta de serviços de apoio dos fornecedores de tecnologia da informação.

Internet

Compras efetuadas via WWW(Word Wide Web) e por e-mail, todo o mundo pode ser acessado e a comunicação bilateral estabelecida.

Está disponível a todos, e hoje em dia em qualquer lugar, tem como vantagem o custo baixo, atinge praticamente todos os setores, por ser operada em tempo real e mais flexibilidade nas transações.

Na indústria as vantagens superam as desvantagens, pois cortam os custos das ligações, que antes era, uma para contar, outra pra negociar o preço, outra mais tarde pra fechar o pedido, acertar entregar, entre outras varias, que hoje resumimos a email e sites, com uma preço pago mensal e toda a empresa usufruindo sem limitações ou adicionais, e assim não havendo dificuldades na implantação, pois todos estão aptos ao uso do mesmo, e podendo ser utilizando tanto em empresas de pequeno quanto grande porte.

Cartões de crédito

Cartão-empresa o cartão empresarial, os bancos e as administradora de cartão de crédito, por meio de programas específicos, tem incentivado as organizações a efetuar suas compras por meio de cartões.

As principais vantagens resultantes do uso de um cartão empresarial são a diminuição do numero de transações e cheques, maior controle sobre as compras e, consequentemente, redução de custos, assim não se vendo desvantagens, e somente custo benefício, tanto na implantação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com