TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA  

Monografias: ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA  . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  4.254 Palavras (18 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 18

 

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

Tecnologia em Gestão Hospitalar

ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA

Academicos

Tutor (a) EAD: Prof. Klaudia Bitencourt

Tutor (a) Presencial: Prof. Renato Gabriel

Sobradinho 14 de Setembro de 2012

Resumo

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa realizada junto há uma unidade hospitalar publica, destacando-se a importância da administração de materiais e logística; identificando o setor de compras e almoxarifado, não só na instituição pesquisada como em outras instituições hospitalares com características, variáveis e semelhantes.

Palavras- chaves: administração de materiais, recursos, logística.

Objetivo

Investigar o modelo utilizado da compra até o armazenamento e o consumo, nos hospitais públicos.

Introdução

Segundo Paterno (1990) em qualquer tipo de organização incluindo-se instituições hospitalares, a administração de materiais deve estar voltado para o futuro, isto normalmente é ignorado na pratica fazendo-se com que as vezes não se consiga ter medidas hábeis para a prevenção de problema s que eventualmente venham acontecer.

É importante lembrar de que varias atividades desenvolvidas pela administração de materiais e recursos da compra passando pelo armazenamento e indo ao consumo são sempre acompanhadas de vários problemas.

Segundo Petrônio Garcia Martins; e Paulo Renato Campos (saraiva 2009), a importância de materiais começa já no inicio do processo com a identificação do fornecedor,na hora da compra no recebimento no transporte e durante o processo de armazenagem e manutenção.

Recursos de materiais é tudo que você precisa para colocar seu produto ou serviço perto do consumidor, isto é prover recursos, equipamentos e informações para a execução de atividades de uma empresa.

Os materiais representam a maior parcela de custos de produtos acabados que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa media empresa e em alguns casos podem chegar á 85%.

O Investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa.

Desenvolvimento

Administração de materiais e recursos patrimoniais

Os Recursos

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administrativos e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas ás atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços.

O espectro de recursos administráveis é bem amplo, podendo desdobrar-se em uma infinidade de disciplinas, cada uma delas com características peculiares, necessitando profissionais especialmente treinados e formados para tal.

As empresas precisam e têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capitais ou financeiros, humanos e tecnológicos.

A administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

Fatores de Produção:

Um item de estoque é um recurso, pois, agregado a um produto em processo, irá constituir-se. em um produto acabado, que deverá ser vendido por um preço superior ao somatório de todos os custos incorridos em sua fabricação.

As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos.

O capital, sobre forma de numerário, é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos.

* Bens: por transmitirem a ideia de que são capazes de gerar produtos e serviços e, portanto, produzir riquezas, os bens são muitas vezes considerados como sinônimos de recursos.

* Patrimônio: pode ser conceituado como o conjunto de bens, valores, diretos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado monetariamente e que seja utilizado na realização de seus objetivos sociais.

Recursos Tecnológicos:

Praticamente todos os teóricos da área de administração de materiais são unânimes em considerar a tecnologia como um fator de produção, ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital.

Ao ouvirmos a palavra tecnologia, em geral a associamos com algo intangível incorporado e entidades concretas, a bens físicos, como máquinas, ferramentas e produtos químicos.

O conhecimento é parte da cultura da empresa, e os fatos têm demonstrado que ele não é de nenhuma forma ilimitado, isto é, cada empresa tem competências básicas que lhe permitem ser líder em determinados campos, mas não em todos.

Os recursos tecnológicos da empresa devem ser planejados, desenvolvidos, controlados, e ter ações sobre eles tomadas de acordo com informações geradas interna ou externamente á empresa. O ciclo é encerrado ao atingir os objetivos.

Os principais recursos tecnológicos que analisaremos neste livro serão os que mais de perto afetarão o dia-a-dia das organizações, pois eles interferem direta ou indiretamente no produto, no serviço, nos processos, na própria gestão e informação.

Visita técnica ao almoxarifado a um hospital público

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com