TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

Exames: ANALISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  3.737 Palavras (15 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 15

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Esquema de Funcionamento de uma Fila - FIFO 8

Figura 2 – Esquema de funcionamento de uma Pilha - FILO 9

Figura 3 – Alocação Simplesmente Encadeada 10

Figura 4 – Alocação Duplamente Encadeada 10

Figura 5 - Ex: 01 - Fases de Análise e Projeto 13

Figura 6 - Ex: 02 - Fases de Análise e Projeto 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 BANCO DE DADOS - PROPRIEDADES ACID 5

3.1.1 PROPRIEDADE A: ATOMICIDADE 5

3.1.2 PROPRIEDADE C: CONSISTÊNCIA 5

3.1.3 PROPRIEDADE I: ISOLAMENTO 6

3.1.4 PROPRIEDADE D: DURABILIDADE 6

3.2 SISTEMAS OPERACIONAIS NOS QUAIS A LOCADORA PODE SER DESENVOLVIDA 7

3.3 ESTRUTURA DE DADOS 7

3.3.1 FILA - FIFO (FIRST IN FIRST OUT) 8

3.3.2 PILHA - FILO (FIRST IN LAST OUT) 8

3.4 VANTAGEM QUE ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADA TEM SOBRE ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA 9

3.4.1 ALOCAÇÃO SIMPLESMENTE ENCADEADA 10

3.4.2 ALOCAÇÃO DUPLAMENTE ENCADEADAS 10

3.5 DIAGRAMAS 10

3.6 VANTAGENS QUE OS DIAGRAMAS DE CASO DE USO E DE CLASSES PODEM TRAZER PARA UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE 11

3.7 FINALIDADE DO DIAGRAMA DE CASO DE USO 11

3.8 FINALIDADE DO DIAGRAMA DE CLASSES 12

3.9 QUEM UTILIZA ESSE DIAGRAMA? 12

3.10 FASE DE ANÁLISE 13

3.11 FASE DE PROJETO 13

3.12 HUMANIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO 14

3.13 ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO 15

4 CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS 18

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento de um projeto de software exige vários planejamentos, análises, modelagem do banco de dados, sistemas operacionais suportados, implementações de estruturas de dados, uso de técnicas de programação, etc.

Através do empenho de Jacobson, Booch e Rumbaugh, surgiu a Linguagem de Modelagem Unificada, a UML.

A importância da linguagem de modelagem UML dentro do desenvolvimento de um sistema é indiscutível.

“A modelagem é a parte central de todas as atividades que levam à implantação de um bom sistema”.

Somente com o auxílio da modelagem podemos visualizar e controlar o desenvolvimento de sistemas de maneira eficaz, identificando e gerenciando riscos, estipulando e cumprindo prazos, dentro das estimativas de custo.

Além da modelagem de dados, vamos abordar e explanar: As propriedades ACID de um banco de dados, que é um conjunto de procedimentos que é executado no mesmo, que para o usuário é visto como uma única ação; Sistemas operacionais nos quais o software web da Locadora pode ser desenvolvido; Estrutura de dados, que é o ramo da computação que estuda os diversos mecanismos de organização de dados para atender aos diferentes requisitos de processamento; Humanização e ética no ambiente de trabalho.

2 OBJETIVO

Esta produção textual interdisciplinar do 3º semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, tem como objetivo aplicar e exercitar os conteúdos assimilados no período, abordando os diversos conceitos, técnicas e práticas sobre as propriedades ACID de uma transação, quais sistemas operacionais o exemplo da locadora pode ser desenvolvido, listas lineares (FIFO e FILO), alocações simplesmente encadeadas e duplamente encadeadas, diagramas de caso de uso e de classes, e por fim, humanização e ética no ambiente de trabalho.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 BANCO DE DADOS - PROPRIEDADES ACID

Para obtermos uma transação de sucesso, o BD deve respeitar as seguintes propriedades ACID: atomicidade, consistência, isolamento e durabilidade.

3.1.1 PROPRIEDADE A: ATOMICIDADE

Essa propriedade garante que qualquer operação deve ser realizada por completa, caso não seja, ela será desconsiderada. Isso evita falhas que ocorrem durante a manipulação de um BD.

Exemplo: Deseja-se fazer uma transferência bancária de uma conta A pra uma conta B e no meio da transferência há uma queda de energia total. E agora? A transferência foi realizada com sucesso ou a transferência foi descontada da conta A sem que B tenha recebido?

Se uma transação obedece a atomicidade, é muito fácil responder à essas perguntas. Caso a transferência não tenha sido concluída, essa propriedade garante que qualquer modificação do estado do BD seja desconsiderada, assim, a conta A e B permaneceriam do mesmo jeito que estavam antes de começar a transferência.

3.1.2 PROPRIEDADE C: CONSISTÊNCIA

O Banco de Dados é consistente quando permanece correto, íntegro, sem nenhum tipo de violação que possa acontecer quando se atualiza ou deleta algum dado desse BD. Quando uma transação é realizada, ela deve obedecer todas as restrições e requisitos de um BD, assim, quando mudarmos de um estado 1 pra um estado n, o BD permanecerá normal, correto, respeitando todas suas regras de definição.

Exemplo: Considere um BD de um curso de línguas que possui muitas relações. Observe a relação ALUNO e imagine que há um número bom de alunos cadastrados em algum curso dessa empresa.

MATRICULA CPF NOME RG ENDEREÇO TELEFONE

Há alguma outra relação que referencia a entidade ALUNO através do seu atributo MATRICULA. Agora, imagine que TODOS os alunos desse curso de línguas resolvem abandonar o curso, de tal forma que fôssemos obrigados a deletar a instância "ALUNO". Quando mudarmos o estado desse BD, o mesmo não permanecerá consistente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com