TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS LAJES NERVURADAS E AS DO TIPO STEEL DECK

Por:   •  26/8/2019  •  Monografia  •  6.082 Palavras (25 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 25

ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS LAJES NERVURADAS E AS DO TIPO STEEL DECK

William Wilson dos Santos

Graduando em Engenharia Civil no Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM.

william_wilson94@hotmail.com

Orientador: Prof. D. Sc. Eng. Civil. René Sena García

Docente do Curso de Engenharia Civil, da UNISUAM, RJ, rsenag@hotmail.com

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo comparar dois tipos de lajes que tem sua utilização voltada para o vencimento de maiores vãos, lajes nervuradas e lajes do tipo Steel deck. A Finalidade é evidenciar como as lajes Steel deck apesar de ainda serem pouco utilizadas, oferecem benefícios e vantagens superiores aos das lajes nervuradas, que é utilizada em larga escala para atingir as demandas arquitetônicas atuais, que solicitam o vencimento de vãos cada vez maiores. Além disso as Lajes Steel deck proporcionam obras racionalizadas e versáteis, cumprindo com a demanda, tendo em vista que as obras procuram cada vez mais racionalização e prazos menores. A utilização das lajes Steel deck tende a crescer pois atualmente há o interesse de ter-se uma produção com menor custo e maior eficiência, todavia, o sistema ainda não tem sua utilização massificada, pois a realidade  cultural brasileira de construção visa majoritariamente estruturas puramente de concreto armado, e colocam as estruturas mistas em segundo plano por haver um conceito pré-definido de que possuem um custo muito mais elevado.

Palavras Chaves: Lajes. Nervuradas. Steel Deck. Concreto armado. Obras Racionalizadas.

ABSTRACT

The work wich is being presented have as objective compare two slab tipes that have your use turned to bigger spans.The goal is show up how the steel deck slab, even with low percentual of use, can offer benefits and superior advantages when compared to ribbed slabs, a tipe of slab that is used on long scale to hit the atual architecting demand, wich requires even bigger spans. Besides that the steel deck slabs can offer rationalized and versatile maintenance, complying with the demand, in view that the constructions are used to search for increasingly rationalized and a low period of time. The Steel deck utilization tends to grow because of the current interest of have a low cost production and bigger efficiency. By the way, that system don't have a massified utilization because the current Brazilian cultural panorama majority watch's for armed concrets structures, and put mixed structures on second plan because of having a predefined concept wich they have a even bigger cost..

Keywords: Slabs. Ribbed. Steel Deck. Reinforced Concrete. Rationalized Works.

  1. INTRODUÇÃO

O atual momento em que se encontra a indústria da construção brasileira é delicado, é notável nos últimos anos certa desaceleração no setor de construção civil devido à crise, porém, concomitantemente há uma evolução significativa, no que tange a inovações.

O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro do mundo, mas também um grande produtor de cimento. A associação do concreto com barras de aço é denominada concreto armado, amplamente utilizado em construções no país. Costa (2009, p. 1), ressalta também a existência dos sistemas mistos aço-concreto em que os perfis de aço laminados, dobrados ou soldados trabalham em conjunto com o concreto. Além desses, há os sistemas estruturais híbridos que são formados por elementos de concreto armado e elementos puramente de aço ou mistos de aço e concreto.

Para Pinho (2013, p. 22), apesar de o Brasil fazer parte dos maiores produtores mundiais de aço, tem-se a utilização em larga escala do concreto armado na construção civil. Ele salienta que isso se dá por conta de uma forte carga cultural.

O concreto armado é considerado o material mais conveniente para as circunstâncias brasileiras, em vista da segurança, de ser relativamente barato e de ser pouco exigente quanto à mão-de-obra. No entanto, segundo Santos (2008, p. 13), o concreto apresenta aspectos negativos, como por exemplo, a degradação ambiental e falta de flexibilidade espacial. Sobretudo, a hegemonia do concreto fez aumentar a defasagem entre prática construtiva e conhecimento técnico, desqualificando os trabalhadores da construção.

As estruturas feitas puramente de concreto armado, são majoritariamente utilizadas no Brasil. Os aspectos negativos que elas apresentam não suprimem sua utilização em larga escala. Porém, segundo Pinho (2013, p. 22), cerca de 70% a 80% das obras poderiam ser executadas em sistemas mistos aço-concreto, tanto para sistemas estruturais simples quanto arrojados.

No Brasil têm-se três formas de estruturas mistas mais utilizadas, que são as vigas mistas, lajes mistas e pilares mistos. Esses elementos estruturais vêm ganhando força, e sendo utilizadas em diversos tipos de construções, principalmente naquelas que possuem maior carregamento na estrutura como prédios e pontes, devido a sua precisão dimensional, redução do peso próprio e aumento na velocidade de construção. Estas são e regulamentadas pela NBR 8800 (2008) e segundo a norma acontecem quando aço e concreto trabalham conjuntamente, interagindo e apresentando um comportamento misto. É diferente do sistema híbrido, quando os elementos estão juntos, mas apenas justapostos, como quando um pilar de concreto armado se junta a uma cobertura de aço.

Atualmente procura-se atingir cada vez mais aproveitamento nas edificações, visto que qualidade e eficiência se tornaram fatores mais importantes durante a fase de execução da obra, pois estes, por sua vez, geram um maior retorno quanto aos recursos investidos. É notório também que há o interesse em se produzir com menor custo e maior eficiência, sem perder a qualidade do produto final, assim sendo, tem-se cada vez mais espaço para a utilização de métodos construtivos diferenciados e ainda não introduzidos de forma consistente no Brasil. (HEINZ, 2016, p. 12)

Seja em estruturas metálicas ou em estruturas de concreto armado, a laje é um elemento imprescindível na maior parte das edificações, muitas vezes independendo do tamanho da mesma. Nos edifícios de vários pisos ou com grandes vãos, as lajes são responsáveis por elevada parcela do consumo de concreto. Utilizando-se lajes maciças nos pavimentos, esta parcela chega usualmente a quase dois terços do volume total da estrutura. Assim sendo, evidencia-se a necessidade de introdução de outros tipos de lajes, que sejam empregadas tendo em vista obter soluções técnicas, eficazes e que otimizem o retorno econômico. (DIAS, 2003, p. 15)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (629.5 Kb)   docx (471 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com