TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPARATIVO ENTRE LAJES NERVURADAS E MACIÇAS

Por:   •  17/10/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 10

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

NÚCLEO DE TECNOLOGIA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

MATHEUS RODRIGO FONTELE PASSOS

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE LAJE MACIÇA E NERVURADA

PORTO VELHO

2016


MATHEUS RODRIGO FONTELE PASSOS

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS SISTEMAS CONSTRUTIVOS DE LAJE MACIÇA E NERVURADA

Trabalho acadêmico elaborado pelo discente Matheus Rodrigo Fontele Passos como requisito de obtenção de nota parcial para a disciplina de Metodologia Cientifica, ministrada pelo Prof.: Fabiano Medeiros da Costa.

PORTO VELHO

2016


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        OBJETIVOS        

2.1        Objetivo geral        

2.2        Objetivos específicos        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        REFERENCIAL TEORICO        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DA PESQUISA        

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

A parte estrutural de uma edificação é uma das mais importantes e com a qual deve receber muito zelo e atenção tanto na fase de projeto e concepção quanto na fase de execução. Isso é o que vai garantir a segurança e comodidade de uma edificação, já que os elementos estruturais são os que concedem estabilidade para qualquer construção.

Dentro dos elementos estruturais temos: as lajes, as vigas, os pilares e as fundações. Neste sistema a laje recebe esforço solicitante apenas de seu peso próprio, em seguida as vigas recebem seu peso próprio e o da laje, os pilares recebem solicitações das lajes e vigas e, por fim, as fundações recebe as solicitações das demais partes do sistema.

Com base no parágrafo anterior, percebe-se que a laje influencia todos os elementos estruturais em uma edificação. Desse modo é essencial estudos sobre projeto, dimensionamento e métodos construtivos para a mesma.

Existem diversos tipos de lajes que são empregadas no mercado da construção civil, cada uma com suas peculiaridades que as tornam mais indicadas para certo tipo de projeto. Alguns dos tipos mais usados de lajes são: lajes nervuradas, pré-fabricadas, pré-moldadas (treliças), alveolares, maciças etc. Nesta pesquisa o foco será as lajes nervuradas e maciças.

As lajes nervuradas e maciças têm a principal diferença no uso de materiais, em especial o concreto. Visto que as nervuradas dispensam uma quantidade significativa de material por conter nervuras em sua parte inferior. Nervuras essas somente possíveis por se localizarem em regiões da peça em que não há reação de esforços solicitante.

Para um estudo comparativo entre esses dois métodos construtivos supracitados as variáveis que podem ser analisadas são: o gasto de mão de obra e material de cada método, o que vai está bastante ligado a eficácia; as características estruturais de cada um, ou seja, dimensionamento, resistência de cada sistema, qual tipos de forças cada um é submetido etc.; e outra coisa também bastante importante é a relação entre o projeto arquitetônico proposto e o sistema construtivo a ser empregado, em outras palavras, se estruturalmente o tipo de laje é compatível com o layout proposto.

Mesmo que atualmente existem diversos softwares que auxiliam no dimensionamento e concepção de elementos estruturais, um estudo que auxilie o engenheiro ou arquiteto na escolha de qual modelo é mais compatível com sua obra é de suma importância, gerando um melhor controle de obra com a diminuição de problemas enfrentado durante a construção e até mesmo evitando superdimensionamentos.  

O mercado da construção exige cada vez mais métodos e sistemas construtivos eficazes, rápidos e, principalmente, de baixo custo. Este último se torna essencial frente ao momento econômico que o país se encontra, especialmente o setor da construção civil. Com base em tudo visto até aqui, um estudo comparativo entre os tipos de execução de lajes convencionais se mostra bastante relevante por está diretamente ligado com gastos em obra, sejam estes gastos com mão-de-obra, tanto em quantidade de trabalhadores quanto em quantidade de horas necessária, sejam estes gastos com materiais, uma vez que cada sistema terá um consumo diferente de concreto, armação, formas, escoramentos etc.

Dessa forma, será feito um estudo comparativo entre dois tipos de lajes pré-fabricadas: as lajes maciças e as lajes nervuradas. Demonstrar-se-á quais as principais características de cada sistema, o uso de materiais, a aplicação de cada e relação custo benefício de cada método, para então verificar qual tipo de laje é mais adequado para um determinado projeto.

Diante de um mercado tão competitivo e bastante fluido, no sentido de estar sempre inovando e buscando maneiras mais eficazes e práticas para execução de determinado serviço, a construção civil necessita de estudos que visam fomentar essa eficácia. Em razão da falta de literatura a respeito do assunto em que seja apontado e descrito como cada método construtivo é vantajoso para determinado tipo de obra, essa pesquisa revela-se de suma importância no que tange a produção de conhecimento nessa temática e até mesmo para fomentar pesquisas futuras.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Determinar para que tipos de projetos cada laje é mais indicada, dentre lajes maciças e nervuradas, visando o gasto de materiais e mão-de-obra e características estruturais

  1. Objetivos específicos

  • Caracterizar os dois tipos de lajes: nervuradas e maciças.
  • Pesquisar o gasto de material de ambos sistemas
  • Pesquisar informações em relação a mão-de-obra para cada sistema construtivo.
  • Apontar as vantagens e desvantagens de cada método
  • Indicar para quais situações é recomendado cada tipo de laje.
  1. JUSTIFICATIVA

O mercado da construção civil, assim como a economia brasileira, passa por uma difícil fase e os investimentos nessa área diminuíram drasticamente.

Com base nisso, torna se essencial que o profissional da construção civil busque maneiras de diminuir ou otimizar os gastos na obra. Uma das fases da obra que mais gasta recurso é a parte estrutural, a qual está incluída as lajes, objeto de estudo da pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (191.7 Kb)   docx (22.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com